Tornar-se docente em meio aos percursos traçados
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12561Palavras-chave:
Experiências, Educação Contextualizada, Escola do Campo.Resumo
Resultado das reflexões realizadas ao longo da jornada como docente, pesquisador, extensionista e militante do direito à educação do campo contextualizada, o artigo objetiva refletir a relação existente entre os diversos territórios que constituem as ruralidades presentes no campo brasileiro, suas escolas e a profissionalização docente. Destaca-se a responsabilidade do poder público frente à garantia das condições de oferta com qualidade da infraestrutura necessária à promoção de educação da aprendizagem nas escolas do campo. Isso inclui o processo de formação e valorização dos docentes que atuam no campo, com vistas à promoção de uma educação de qualidade e contextualizada às singularidades inerentes às ruralidades nas quais estão inseridas. Trata-se de uma perspectiva autoetnográfica, abordagem constituída a partir das vivências em diversos espaços educativos, bem como no diálogo permanente com as referências que se aproximam das discussões apresentadas.
Downloads
Referências
ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia. Literária, Elefante, 2016.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. Ano 2002, n.19, pp.20-28.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB Nº 36/2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC/CNE, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB Nº 02/2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Brasília: MEC/CNE, 2002.
BRASIL. Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo). Brasília: DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad)/Secretaria de Ensino Superior (SESU), 2006.
Martínez, Elena Castro; De Lucio, Ignacio Fernandez. O significado da inovação. Madrid: Catarata: CSIC, 2013.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para a construção de um projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna & JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.). Por uma educação da campo – Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília: DF: Articulação Nacional por uma educação campo, 2004.
OCTAVIANO, Carolina. Muito além da tecnologia: os impactos da Revolução Verde. ComCiência, Campinas, n. 120, 2010 . Disponível em <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542010000600006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 16 fev. 2024.
REIS, Edmerson dos Santos. . Educação do Campo: escola, currículo e contexto. 1. ed. Juazeiro - BA: Printpex Gráfica e Editora, 2011.
SANTOS, Silvio Matheus Alves. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios.. In: Plural - Revista de Ciências Sociais, vol. 24, núm. 1, pp. 214-241, 2017, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6497/649770014013/html/ acessado em 25 de julho de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edmerson dos Santos Reis (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.