Tornar-se docente em meio aos percursos traçados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12561

Palavras-chave:

Experiências, Educação Contextualizada, Escola do Campo.

Resumo

Resultado das reflexões realizadas ao longo da jornada como docente, pesquisador, extensionista e militante do direito à educação do campo contextualizada, o artigo objetiva refletir a relação existente entre os diversos territórios que constituem as ruralidades presentes no campo brasileiro, suas escolas e a profissionalização docente. Destaca-se a responsabilidade do poder público frente à garantia das condições de oferta com qualidade da infraestrutura necessária à promoção de educação da aprendizagem nas escolas do campo. Isso inclui o processo de formação e valorização dos docentes que atuam no campo, com vistas à promoção de uma educação de qualidade e contextualizada às singularidades inerentes às ruralidades nas quais estão inseridas. Trata-se de uma perspectiva autoetnográfica, abordagem constituída a partir das vivências em diversos espaços educativos, bem como no diálogo permanente com as referências que se aproximam das discussões apresentadas.

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Biografia do Autor

Edmerson dos Santos Reis, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação, Professor do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido da UNEB/DCH-III - BA. Membro do Fórum Nacional de Educação - FONEC, da Rede de Educação da Semiárido Brasileiro e da Comissão Nacional de Educação do Campo – CONEC.

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

REIS, E. dos S. Tornar-se docente em meio aos percursos traçados. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12561, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12561. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12561. Acesso em: 22 jul. 2024.