Como escrever um relato de experiência de forma sistematizada? Contribuições metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12517

Palavras-chave:

Relato de experiência, Escrita científica, Metodologia

Resumo

Os relatos de experiência compõem uma parte importante da pesquisa qualitativa, contudo, são pouco sistematizados, o que prejudica a validade interna, levando a questionamentos entre pares. Nesse sentido, nos questionamos: seria possível propor uma sistematização para o desenvolvimento de pesquisas do tipo relato de experiência? Este estudo tem por objetivo propor a sistematização do relato de experiência como método científico, sendo seu objetivo secundário apresentar diretrizes mínimas para a escrita científica de um relato de experiência a partir do método científico. Optamos por nortear a discussão a partir da validade interna da pesquisa qualitativa, relacionando outros métodos e técnicas, para conduzir os aspectos lógicos e formais à luz da literatura científica e metodológica. Como resultado, analisando cada aspectos da comunicação científica, propomos um método que sistematiza a escrita de relatos de experiência, fornecendo subsídios metodológicos para a coleta de dados, análise de dados e escrita da comunicação científica.

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Biografia do Autor

Jeferson Antunes, Universidade Regional do Cariri

Pós-doutorando em educação, projeto de Formação de Cientistas (MPEDU/URCA), Doutor em educação (PPGE/UFC), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA), Licenciado em História (URCA).

Cicero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), professor efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Zuleide Fenandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Pedagoga, Doutora em Educação, Professora da Educação Superior e dos Programas de Mestrado: PRODER/UFCA,  PMPEDU/UFCA,  PROFHISTÓRIA/URCA.

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Publicado

2024-11-17

Como Citar

ANTUNES, J.; TORRES, C. M. G.; ALVES, F. C.; QUEIROZ, Z. F. de. Como escrever um relato de experiência de forma sistematizada? Contribuições metodológicas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12517, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12517. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12517. Acesso em: 7 dez. 2024.