Como escrever um relato de experiência de forma sistematizada? Contribuições metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12517Palavras-chave:
Relato de experiência, Escrita científica, MetodologiaResumo
Os relatos de experiência compõem uma parte importante da pesquisa qualitativa, contudo, são pouco sistematizados, o que prejudica a validade interna, levando a questionamentos entre pares. Nesse sentido, nos questionamos: seria possível propor uma sistematização para o desenvolvimento de pesquisas do tipo relato de experiência? Este estudo tem por objetivo propor a sistematização do relato de experiência como método científico, sendo seu objetivo secundário apresentar diretrizes mínimas para a escrita científica de um relato de experiência a partir do método científico. Optamos por nortear a discussão a partir da validade interna da pesquisa qualitativa, relacionando outros métodos e técnicas, para conduzir os aspectos lógicos e formais à luz da literatura científica e metodológica. Como resultado, analisando cada aspectos da comunicação científica, propomos um método que sistematiza a escrita de relatos de experiência, fornecendo subsídios metodológicos para a coleta de dados, análise de dados e escrita da comunicação científica.
Downloads
Referências
ANTUNES, Jeferson; SILVA, Abigayl Fernandes da; SILVA, Ana Clarice Bezerra de Araújo; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Diagnóstico rápido participativo como método de pesquisa em educação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 23, n. 3, dez., 2018.
BARTLETT, Frederic C.. Remembering: A study in experimental and social psycology. Cambridge: Cambridge Press, 1932.
BHASKAR, Roy. The possibility of naturalism: a Philosophical Critique of the Contemporary Human Sciences. New York: Taylor & Francis, 2005.
CELARD, André. A pesquisa documental. In: POUPART, Jean; DESLAURIERS, Jean-Pierre; GROULUX, Lionel-H.; LAPERRIÉRE, Anne; MAYER, Robert; PIRES, Álvaro P.. Pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
CORDEIRO, Alexander Magno; OLIVEIRA, Glória Maria de; RENTERÍA, Juan Miguel; GUIMARÃES, Carlos Alberto. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir., Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, 2007.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa & Projeto de pesquisa. 3ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CRESWELL, John W.. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CRESWELL, John W.; BROWN, Martha L.. How Chairpersons Enhance Faculty Research: a grounded theory study. The Review Of Higher Education, v. 16, n. 1, 1992.
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1992.
EPSTEIN, Brian. Anchoring versus Grounding: reply to schaffer. Philosophy And Phenomenological Research, v. 99, n. 3, p. 768-781, nov. 2019.
EPSTEIN, Brian. What is individualism in social ontology? Ontological individualism vs. anchor individualism. In: COLLIN, Finn; ZAHLE, Julie. Rethinking the Individualism/Holism Debate: Essays in the Philosophy of Social Science. Dordrecht: Springer, 2014.
EVARISTO, Conceição. As escrevivências e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado. Escrevivência: A escrita de nós - Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina comunicação e arte, 2020.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
HOLLY, Mary Louise; ALTRICHTER, Herbert. Diários de pesquisa. In: SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. Teoria e métodos da pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2015.
JACCOUND, Myléne; MAYER, Robert. A observação direta e a pesquisa qualitativa. In: POUPART, Jean; DESLAURIERS, Jean-Pierre; GROULUX, Lionel-H.; LAPERRIÉRE, Anne; MAYER, Robert; PIRES, Álvaro P.. Pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, Karl; ENGELS, Frederic. Obras Escolhidas: Tomo I. Lisboa: Avante, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Entre voos de águia e passos de elefante: caminhos da investigação na atualidade. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANTES, Suely Ferreira. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2002.
OLSEN, Wendy. Coleta de dados: debates e métodos fundamentais em pesquisa social. Porto Alegre: Penso, 2015.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 20, n. 2, 2007.
SCHMITT, Frederick. Recent theories of social ontology. In: BYRON, Kaldis. (org.). Encyclopedia of Philosophy and Social Sciences. London: Sage, 2013.
SELL, Carlos Eduardo; BOLDA, Bruna dos Santos. Ontologia social de Max Weber. Civitas: revista de Ciências Sociais, v. 22, p. 1, 8 dez. 2022.
SOMEKH, Bridget; JONES, Liz. Observação. In: SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. Teoria e métodos da pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2015.
TONET, Ivo. Método científico: Uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
WALSH, Denis; DOWNE, Soo. Meta-synthesis method for qualitative research: a literature review. Journal Of Advanced Nursing, v. 50, n. 2, abr., 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jeferson Antunes, Cicero Magerbio Gomes Torres, Francione Charapa Alves, Zuleide Fenandes de Queiroz (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.