A condição da disciplina de Filosofia com a Implementação do Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13178

Palavras-chave:

Filosofia, Novo Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Educação Crítica, Currículo Base do Território Catarinense

Resumo

O presente estudo buscou apresentar a condição da disciplina de Filosofia após a implementação do Novo Ensino Médio no Brasil. Com a efetivação da Lei 13.415/17, a educação brasileira passou por mudanças significativas. Neste cenário proposto pela nova legislação, a criação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) complementou um ideal de educação que está presente em nosso país. Acreditamos que este ideal está dentro de uma lógica neoliberal que favorece os interesses do mercado e das instituições privadas que estão cada vez mais inseridas no contexto educacional. Nesse cenário de mudanças, algumas disciplinas, como a Filosofia, perderam espaço. Portanto, buscamos investigar a condição desta área do saber em meio as contradições e mudanças impostas por essa nova realidade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Acreditamos que as mudanças proporcionadas pela Lei 13.415/17 representam sérios retrocessos não somente para a Filosofia, mas para a educação em geral.

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Biografia do Autor

Gustavo Rodrigues Jordão, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestre em educação pelo ´PPGE da UNESC, na linha de educação e produção do conhecimento nos processos pedagógicos. Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional Uninter e especialista em Educomunicação e Tecnologia por esta mesma universidade. Possui interesse nas áreas da educação, filosofia e ensino de filosofia e filosofia na idade média. 

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

JORDÃO, G. R.; SILVA, A. S. da. A condição da disciplina de Filosofia com a Implementação do Novo Ensino Médio . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13178, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13178. Acesso em: 26 dez. 2024.