Formação Omnilateral: contribuições das áreas de matemática e ciências da natureza no ensino médio integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12783

Palavras-chave:

Formação omnilateral, Ensino médio integrado, Práticas pedagógicas

Resumo

Este texto busca identificar e discutir contribuições de práticas pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas de matemática e ciências da natureza para uma possível formação omnilateral dos estudantes no ensino médio integrado. Trata-se de uma revisão da literatura realizada em 4 bases de dados (Science Direct (Elsevier), Scopus, Scielo e Google Scholar) tendo como corte temporal o período de 2013 a 2023. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 26 artigos científicos que contribuíram para responder a seguinte pergunta de pesquisa: "Como as disciplinas de exatas contribuem para a formação omnilateral dos estudantes no ensino médio integrado?". Os resultados encontrados apontaram que a integração entre teoria e a prática é essencial para que haja uma possibilidade de formação omnilateral dos estudantes. Contudo, foi identificada uma lacuna nesse campo pesquisado, destacando-se a escassez de estudos que relacionem os referenciais teóricos do ensino das disciplinas de exatas com o conceito de formação omnilateral dos estudantes.

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Biografia do Autor

Edmar Ferreira Gomes, Instituto Federal Goiano

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano. Especialista em Educação Matemática, Graduado em Licenciatura Plena em Matemática. Professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás.

Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Instituto Federal Goiano

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano. Docente permanente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Docente permanente do Programa de Mestrado em Administração – Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde.    Doutor em Administração pela Universidade de Brasília – UNB / Universidad Jaume I – UJI – Espanha. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano. Docente permanente credenciado junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT.  

Marcos de Moraes Sousa, Instituto Federal Goiano

Doutor em Administração pela UnB. Pós-doutorado na Universidade de Berna. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração PPGADM-UFG. Professor permanente no Programa Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – IFGoiano – Campus Ceres.    

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

GOMES, E. F.; CARDOSO, F. M. C. B.; SOUSA, M. de M. Formação Omnilateral: contribuições das áreas de matemática e ciências da natureza no ensino médio integrado. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12783, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12783. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12783. Acesso em: 22 jul. 2024.