Formação Omnilateral: contribuições das áreas de matemática e ciências da natureza no ensino médio integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12783

Palavras-chave:

Formação omnilateral, Ensino médio integrado, Práticas pedagógicas

Resumo

Este texto busca identificar e discutir contribuições de práticas pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas de matemática e ciências da natureza para uma possível formação omnilateral dos estudantes no ensino médio integrado. Trata-se de uma revisão da literatura realizada em 4 bases de dados (Science Direct (Elsevier), Scopus, Scielo e Google Scholar) tendo como corte temporal o período de 2013 a 2023. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 26 artigos científicos que contribuíram para responder a seguinte pergunta de pesquisa: "Como as disciplinas de exatas contribuem para a formação omnilateral dos estudantes no ensino médio integrado?". Os resultados encontrados apontaram que a integração entre teoria e a prática é essencial para que haja uma possibilidade de formação omnilateral dos estudantes. Contudo, foi identificada uma lacuna nesse campo pesquisado, destacando-se a escassez de estudos que relacionem os referenciais teóricos do ensino das disciplinas de exatas com o conceito de formação omnilateral dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmar Ferreira Gomes, Instituto Federal Goiano

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano. Especialista em Educação Matemática, Graduado em Licenciatura Plena em Matemática. Professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás.

Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Instituto Federal Goiano

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano. Docente permanente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Docente permanente do Programa de Mestrado em Administração – Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde.    Doutor em Administração pela Universidade de Brasília – UNB / Universidad Jaume I – UJI – Espanha. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano. Docente permanente credenciado junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT.  

Marcos de Moraes Sousa, Instituto Federal Goiano

Doutor em Administração pela UnB. Pós-doutorado na Universidade de Berna. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração PPGADM-UFG. Professor permanente no Programa Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – IFGoiano – Campus Ceres.    

Referências

ANDRADE, R. S.; VIANA, K. S. L. Atividades experimentais no ensino da química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quarta geração. Ciência & Educação, Bauru – SP, v. 23, n. 2, p. 507-522, 2017.

BESSA, C. R. L. et al. Interdisciplinaridade no ensino médio integrado: considerações para uma formação omnilateral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 19, p. e9496-e9496, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9496. Acesso em: 25 jul. 2023.

BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Brasília 23 de julho de 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art39. Acesso em: 15 de agosto de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 06, de 20 de dezembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: CNE/CEB, 2012.

CARDOSO, L. M. L. et al. Práticas pedagógicas integradoras: o elo entre ensino médio integrado e a formação integral. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. e185822-e185822, 2022.

CAVALCANTI, K. M. P. H; QUEIROZ, G. R. P. C. Laboratório didático de química e o ensino médio integrado à educação profissional. Educação Química en Punto de Vista, Campinas – SP, v. 2, n. 2, 2018.

CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014.

CIAVATTA, M. Trabalho-Educação–uma unidade epistemológica, histórica e educacional. Revista Trabalho Necessário, v. 17, n. 32, p. 132-149, 2019.

COSTA, M. A.; COUTINHO, E. H. L. Metodologias ativas e currículo integrado: a travessia para as práticas pedagógicas motivadoras na educação profissional técnica de nível médio. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 45, p. 7-20, n. 3, set./dez. 2019.

FONTE, S. S. D. Formação no e para o trabalho. Educação profissional e tecnológica em revista, v. 2, n. 2, p. 6-19, 2018.

FRIGOTTO, G. Dimensões teórico-metodológicas da produção do conhecimento na educação profissional. MOURA, D. H. Educação profissional: Desafios teóricos-metodológicos e políticas públicas. Natal: IFRN, p. 23-50, 2016.

LIMA, J. F.; AMORIM T. V.; LUZ. P. C. S. Aulas práticas para o ensino de Biologia: contribuições e limitações no ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. [S. l.], v. 11, n. 1, p. 36–54, 2018. DOI: 10.46667/renbio.v11i1.107

MACHADO, S. C.; RAMOS, I. J.; ORTEGA, L. S. Incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 5, n. 3, p. 85-104, 2022.

MORAIS, C. M.; GITIRANA, V. A Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Médio: um levantamento de condições para integração de recursos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 36, n 72, p.411-430, abr. 2022.

OLIVEIRA, A. M. S. As redes sociais e a popularização do conhecimento científico: metodologia para o ensino de física. e-Mosaicos, RJ. v. 9, n. 21, p. 156-172, maio –agosto de 2020.

PIMENTEL, D. S.; SOUZA, A. C. F.; SÁ, L. C. Um perfil dos professores que compartilham experiências de educação matemática com estudantes da educação profissional e tecnológica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – Volume 08, Número 24, 19 – 31, 2021.

RAMOS, M. História e política da Educação Profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014.

ROBERTO, J. P.; MARQUES, W. O dualismo do ensino brasileiro no Ensino Médio integrado. Revista Triângulo, v. 11, n. 1, p. 20-32, 2018.

SÁ, L. C.; JORDANE, A.; GIRALDO, V. A. O Trabalho como Princípio Educativo em Atividades de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 72, p. 193-213, Rio Claro (SP), abr. 2022.

SANTOS, F. A. A. et al. Práticas pedagógicas integradoras no ensino médio integrado. Holos, v. 6, p. 185-199, 2018. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, v.12, n. 34, p. 152–166, 2007.

SANTOS, F. P.; NUNES, C. M. F.; VIANA, M. C. V. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 31, p. 517-536, 2017.

SILVA, D. M; ARAÚJO, F. O.; FERREIRA, R. G. Interdisciplinaridade: reflexões sobre práticas pedagógicas no ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal – Rio Grande do Norte, v. 1, n. 18, p. e8814-e8814, 2020.

SILVA, E. A. et al. Ensino médio integrado: avanços, desafios e perspectivas. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 7, n. 2, p. 71-81, Guarulhos, agosto 2019.

SILVA, E. S.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Ensino Médio Integrado sob diferentes perspectivas para o Ensino de Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v.26, n.2, mai./ago.2018, p.423-438.

SIMONINI, L.; CITOLIN, C. B. O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado: práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas. REMAT, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 5, n. 1, p. 58-72, janeiro de 2019.

SOUSA, J. R.; MACIEL, E. M. Planejamento de Práticas Pedagógicas Integradoras Para a Educação Profissional e Tecnológica. Educação em Revista | Belo Horizonte |v.39, 28 abr. 2023.

SOUZA, E. D.; BENITES, L. C. Ensino médio integrado: em busca da utopia da formação integrada. Revista Labor, V. 1, N. 25, Fortaleza – CE, 2021.

VIEIRA, A. M. D. P.; JÚNIOR, A. S. A educação profissional no Brasil. Revista Interacções, v. 12, n. 40, 2016.

Publicado

2024-07-05

Como Citar

GOMES, E. F.; CARDOSO, F. M. C. B.; SOUSA, M. de M. Formação Omnilateral: contribuições das áreas de matemática e ciências da natureza no ensino médio integrado. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12783, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12783. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12783. Acesso em: 21 nov. 2024.