Apresentação do volume 4, número 1 (2023)

Autores

Palavras-chave:

Ensino em Perspectivas, Volume 4 número 1, Apresentação

Resumo

A Revista Ensino em Perspectivas (EnPe) é periódico científico da área do ensino, o qual é chancelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE). O referido periódico tem como foco a publicação de artigos científicos e relatos de experiência que abarquem discussões sobre práticas e teorias de ensino nos contextos nacional e internacional que subsidiam a disseminação do conhecimento. No volume 4 número 1 do ano de 2023 tivemos a publicação de 81 textos no total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE). .

Referências

ALMEIDA, A. J. S. de; SANTOS, J. M. C. T.; MELO, T. B. T. de. Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise da prática docente e a interdisciplinaridade. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–14, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8718. Acesso em: 10 mar. 2024.

ALVES, R. T. de L.; LAURENTINO, E. S. da S.; SILVA, A. M. da. Botânica na escola: uma experiência no ensino fundamental em uma escola pública de Picuí-PB. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11097. Acesso em: 10 mar. 2024.

ANDRADE, M. P. de; CASTRO, L. J. de; LOPES, M. da C. Inclusão e acessibilidade no Ensino Médio: relato de experiência a partir do estágio supervisionado . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–14, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11725. Acesso em: 10 mar. 2024.

ANDRADE, M. V.; PAZ, F. S. da. Sequência didática com metodologias ativas no ensino de física à luz da aprendizagem significativa. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9607. Acesso em: 10 mar. 2024.

ANJOS, A. M. T. dos. Letramento literário: reflexões sobre a experiência com a sacola viajante. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11600. Acesso em: 10 mar. 2024.

ARAÚJO, G. L. de. A história pública, os novos espaços e o ensino de História. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–20, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11524. Acesso em: 10 mar. 2024.

ARAUJO, L. M. de; CASTELO BRANCO, J. M. de C.; PAZ, F. S. da. Relato de experiência: um experimento de baixo custo com a força centrípeta. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–13, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11727. Acesso em: 10 mar. 2024.

ARAÚJO, M. C. M. de; NASCIMENTO, E. A. do. A importância da análise Swot na gestão escolar da EEMTI Huet Arruda. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11642. Acesso em: 10 mar. 2024.

BARATTO, S. S.; MENIN, O. H. Oficina didático-pedagógica com o filme “The Wall” para a formação de professores no contexto da educação profissional e tecnológica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8558. Acesso em: 10 mar. 2024.

BARBOSA, A. K. G.; MARANHÃO, A. L. do N.; CAETANO, M. A. R. Práticas de letramento na Educação Infantil: um estudo bibliográfico. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–20, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11605. Acesso em: 10 mar. 2024.

BARBOSA, M. J.; PARENTE, R. T. X. De volta à escola: o discurso dos professores sobre o retorno presencial. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11594. Acesso em: 10 mar. 2024.

BARROSO, D. A.; LIMA, M. T. O uso de podcast e a mediação docente para uma aprendizagem ativa. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11494. Acesso em: 10 mar. 2024.

BESSA, J. C. R. Divulgação de pesquisas em ensino e articulação com a educação básica: a experiência do programa ConexãoEnsino.com do PPGE da UERN. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–16, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11370. Acesso em: 10 mar. 2024.

BEZERRA, A. C. P.; FERNANDES, L. H. P. Versejar em espanhol: a produção de poemas em áudio no Ensino Médio. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10431. Acesso em: 10 mar. 2024.

BEZERRA, I. L. A função da moda como referencial social no espaço penitenciário. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11712. Acesso em: 10 mar. 2024.

CAMURÇA, T. A. Tempo de pandemia e a educação em casa, através das telas . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–17, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11381. Acesso em: 10 mar. 2024.

CANUTO, M. B.; OLIVEIRA, M. B. de. Sentidos de protagonismo juvenil e projeto de vida na BNCC Ensino Médio. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–20, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10356. Acesso em: 10 mar. 2024.

CARDOSO, J. C. dos S. Importância dos mapas mentais no ensino-aprendizagem na disciplina de geografia em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9701. Acesso em: 10 mar. 2024.

CARVALHO, E. S. de. Um encontro com Manoel de Barros e Manuel Rivas: apontamentos sobre a infância. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–21, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11887. Acesso em: 10 mar. 2024.

CARVALHO, I. N. S.; ANDRADE, V. K. F. de; SANTANA, J. S. Alfabetização e ludicidade: relato de uma experiência com crianças do primeiro ano . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–13, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11587. Acesso em: 10 mar. 2024.

CASTRO, A. G. de; MARTINS, L. B. Residência pedagógica e inclusão de alunos com deficiência intelectual. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11442. Acesso em: 10 mar. 2024.

CHAGAS, E. F. S. das .; TAVARES, A. M. B. do N. A presença de conceitos sobre Educação Profissional no currículo das licenciaturas do IFRN campus Natal central. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9935. Acesso em: 10 mar. 2024.

CÔELHO, L. R. . S.; SANTOS, L. E. S. dos; SOUSA, L. de M. . O ensino remoto de Geografia: experiências de professores em uma escola teresinense . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8698. Acesso em: 10 mar. 2024.

CÔELHO, L. R. S.; MACÊDO, L. S. M. de; MARTINS FILHO, J. O conceito de região na geografia escolar. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11233. Acesso em: 10 mar. 2024.

COSTA, S. L.; CASTRO, I. M. de S.; FARIAS, I. M. S. de. Oficina sobre busca de fontes bibliográficas e sua contribuição na construção de projetos de pesquisa. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–14, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11603. Acesso em: 10 mar. 2024.

COUTINHO, C. da C.; MARTINS, M. M. da M. O papel da monitoria no processo de crescimento profissional do monitor: relato de experiência. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10343. Acesso em: 10 mar. 2024.

DAMIÃO, M. S.; MENIN, O. H. Sequência didática com o uso de massa de modelar para o ensino de desenho técnico. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9452. Acesso em: 10 mar. 2024.

DIAS, F. A. dos S.; BEZERRA, M. R. de M.; SILVA, L. P. da; VILANOVA-CAMPELO, R. C. Investimentos em cultura: a realidade de quadrilheiros juninos do Nordeste durante a pandemia da covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10341. Acesso em: 10 mar. 2024.

DOMINGOS, A. N. Q.; TAVARES, F. B.; FREITAS, T. M. de. A educação infantil em tempos de crise humanitária: reinvenção da docência e o pós-isolamento social. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8651. Acesso em: 10 mar. 2024.

DOMINGUES, T. C. A. F. O papel da escola, família e professor na formação do leitor literário. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–17, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11489. Acesso em: 10 mar. 2024.

EVARISTO, A. L. G. de C.; SILVA, C. P. L. Educação Digital: enfrentamento dos desafios por professores no município de Fortaleza-Ce. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11595. Acesso em: 10 mar. 2024.

FERNANDES, F. A. A importância de uma Filosofia que pense o corpo no cenário pós-pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–23, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11886. Acesso em: 10 mar. 2024.

FIGUEIREDO, Y. K. O.; ROCHA, L. T. de S. C.; LIMA, H. J. R. de. Sociedade do espetáculo: um olhar sobre a cultura de imagens na educação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–14, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10429. Acesso em: 10 mar. 2024.

FREITAS, M. C.; OLIVEIRA, S. D. R. C.; OLIVEIRA, C. R. Instagram® na transmissão de informações sobre Autismo: relato de experiência do projeto UniTEA. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11495. Acesso em: 10 mar. 2024.

FROTA, A. M. M. C. F.; ARAÚJO, J. D. de A. B.; PEREIRA JUNIOR, L. da S. As experiências infantis com as culturas do escrito como prática social cotidiana. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11535. Acesso em: 10 mar. 2024.

GUTIÉRREZ MOLERO, S. El booktrailer y los libros ilustrados de no ficción como recursos para una enseñanza interdisciplinar. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9628. Acesso em: 10 mar. 2024.

HAUSSLER, N. S. A.; SILVA, G. C. da; SILVA, S. G. da. Ações de conscientização sobre o autismo no ambiente escolar. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–16, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11508. Acesso em: 10 mar. 2024.

IGNACIO, A. A.; OZELAME, D. M. Concepção de um grupo de professores de Ciências e Biologia sobre o tema indisciplina escolar. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10220. Acesso em: 10 mar. 2024.

KROETZ, K.; OZELAME, D. M. A proliferação da educação a distância: problematizando alguns discursos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–16, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10090. Acesso em: 10 mar. 2024.

LIMA, A. N. D.; PEREIRA, F. C.; FIGUEIREDO, J. B. de A. Perspectiva Eco-Relacional: contribuições dialógica, crítica, decolonial e intercultural para uma formação libertadora. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–21, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11519. Acesso em: 10 mar. 2024.

LIMA, F. M. de M.; ALBUQUERQUE, L. B.; RABELO, J. da S. A música como mediadora na formação da cidadania planetária em turmas da Educação Infantil do Piauí. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11445. Acesso em: 10 mar. 2024.

LIMA, W. P. de; VALE, E. M. H. V. A afetividade contribuindo para adaptação e desenvolvimento das crianças do Infantil I do Centro de Educação Infantil Padre José Maria Cavalcante Costa. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11523. Acesso em: 10 mar. 2024.

LUZ, R. G.; LIMA, R. P.; SOUSA, Y. K. C. O uso de sólidos geométricos na compreensão de ângulos: relato de experiência com alunos com deficiência auditiva. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11602. Acesso em: 10 mar. 2024.

MACHADO, F. de S.; REIS, J. dos S.; RABELO, D. D. M.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Programa Residência pedagógica: um relato de experiência sobre as vivências do ensino de Química em tempos atípicos no Amazonas. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8521. Acesso em: 10 mar. 2024.

MARQUES, A. C. R.; OLIVEIRA, S. N. Relato de experiência na Educação Física na Escola Municipal Renato Mota. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11762. Acesso em: 10 mar. 2024.

MARQUES, A. C. R.; OLIVEIRA, S. N.; SANTIAGO, J. da S. Educação Física na Educação Infantil: relato de experiência do Estágio Supervisionado. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11392. Acesso em: 10 mar. 2024.

MEDEIROS, C. P. F. Uma abordagem educacional com aprendizagem cooperativa: nova forma de ensinar e de aprender. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–16, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11440. Acesso em: 10 mar. 2024.

MININEL, F. J.; MININEL, S. M. X. Caracterização farmacognóstica de Synadenium carinatum Boissier: proposta de um trabalho interdisciplinar entre Biologia e Química. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–20, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10557. Acesso em: 10 mar. 2024.

NASCIMENTO, A. A. do; BEZERRA, J. A. B. Educação, alimentação e representações: um olhar para alimentação na escola de tempo integral. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–22, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11596. Acesso em: 10 mar. 2024.

NASCIMENTO, A. P. S. do; VIANA, M. C.; MIRANDA, R. da R. Transtorno do espectro autista: práticas pedagógicas de letramento matemático no 2º ano . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11607. Acesso em: 10 mar. 2024.

NEVES, L. E. . de O.; SILVA, J. G. da; BRAZ, R. M. M. Discutindo o plano municipal de educação do município de São Francisco de Itabapoana - RJ. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10319. Acesso em: 10 mar. 2024.

OLINDA, S. R. de. Ensinando produção textual literária: microcontos na formação de docentes. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11435. Acesso em: 10 mar. 2024.

OLIVEIRA, I. M. de. PIBID Dança: Construindo relações em/com dança no ambiente escolar. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–13, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11518. Acesso em: 10 mar. 2024.

OLIVEIRA, K. B. F. de; LOPES, T. M. R. Gestão escolar e aprendizagem: intervenções do(a) gestor(a) na melhoria do ensino. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11599. Acesso em: 10 mar. 2024.

OLIVEIRA, L. R. de; SANTIAGO, J. da S.; MAIA, F. E. da S. Entre teoria e prática: um relato do Estágio Supervisionado em Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11393. Acesso em: 10 mar. 2024.

OVELAR MÁRQUEZ, M.; MURPHY, C. E. 60 años de las 40 horas de Angicos/RN: relato de una experiencia vivida. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–17, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11051. Acesso em: 10 mar. 2024.

PAIVA, D. L.; TORRES, R. A. M. Fatores de insegurança para adolescentes escolares: promovendo uma cultura de cuidado . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11598. Acesso em: 10 mar. 2024.

PASCHOAL, A. S. B. S.; BRITO, M. G. de S. Transformação social no Brasil: o impacto dos movimentos sociais na educação. . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–16, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11521. Acesso em: 10 mar. 2024.

PATRICIO, M. M. S.; ROSEIRA, Ítalo B. R. Estágio supervisionado: saberes, experiências e desafios dos discentes do curso de Pedagogia . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–21, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11597. Acesso em: 10 mar. 2024.

PEDROSA, A. A. C. A.; CARMO, K. T. do; SOUZA, S. T. B. de. Desafios no estágio curricular supervisionado na Educação Física: relato de experiência . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–13, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11395. Acesso em: 10 mar. 2024.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do volume 3 número 1 (2022). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10710. Acesso em: 10 mar. 2024.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do v. 2, n. 1, 2021. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1–7, 2021a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5560. Acesso em: 10 mar. 2024.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do volume 2, número 2, 2021. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–10, 2021b. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6336. Acesso em: 10 mar. 2024.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do volume 2 número 3 (Edição especial: formação de professores). Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–23, 2021c. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7122. Acesso em: 10 mar. 2024.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação (v. 2, nº 4, 2021). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–21, 2021d. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7445. Acesso em: 10 mar. 2024.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do Volume 1 Número 1 (2020). Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1–4, 2020a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5561. Acesso em: 10 mar. 2024.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação da Revista Ensino em Perspectivas (V1 n2, 2020). Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1–4, 2020b. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5562. Acesso em: 10 mar. 2024.

PEREIRA, A. S. M.; SOUZA, S. T. B. de; SANTOS, I. L. de Q. dos. Programa de extensão “Vivenciar e sentir: práticas para integralidade do ser saudável” . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–14, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11394. Acesso em: 10 mar. 2024.

PIRES, C. N. O discente autista sob a perspectiva da afetividade walloniana. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–14, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11441. Acesso em: 10 mar. 2024.

RIBEIRO, C. C. Nome próprio: aquisição do sistema de escrita alfabética na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–12, 2023a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11570. Acesso em: 10 mar. 2024.

RIBEIRO, N. P. A partilha do sensível em: O menino de calça curta de Flávio de Souza. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–7, 2023b. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11032. Acesso em: 10 mar. 2024.

ROCHA, G. A. A inclusão digital dos/as alunas/os das escolas públicas no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–21, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11808. Acesso em: 10 mar. 2024.

SANTOS, D. V. B. dos; SANTOS, G. V. dos. Trazendo a Educação Infantil de volta: estratégias para o pós-pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11093. Acesso em: 10 mar. 2024.

SANTOS, E. R. dos; FERREIRA, A. C. Os períodos do desenvolvimento do indivíduo em Piaget: paralelos entre afetividade e cognição: Paralelos entre afectividad y cognición. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–20, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12063. Acesso em: 10 mar. 2024.

SANTOS, J. A. dos; MELO, J. da S.; FERREIRA, E. de N. M. Formação de professores e a Educação Inclusiva. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11439. Acesso em: 10 mar. 2024.

SILVA, C. P. L.; EVARISTO, A. L. G. de C. Lúdico como recurso pedagógico: relato das experiências do estágio na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–16, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11443. Acesso em: 10 mar. 2024.

SILVA, I. F. da; ARAÚJO, J. D. de A. Atividade de extensão antirracista: educação contra o preconceito e discriminação na escola. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11569. Acesso em: 10 mar. 2024.

SILVA, K. S. B. de L.; MELO, N. B. de; GALVÃO, C. de S. Monitoria na disciplina de química orgânica, envolvendo teoria e práticas laboratoriais: um relato de experiência. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11601. Acesso em: 10 mar. 2024.

SILVA, M. C. M. da; COSTA, F. S. da. A prática docente em Educação Física no ambiente virtual de aprendizagem “Canal Educação”. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10491. Acesso em: 10 mar. 2024.

SILVA, M. M. da; SALDANHA, D. C. P. da S.; SOARES, E. L. R. A importância da religião afro no processo de resistência da cultura ancestralizada no Brasil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10485. Acesso em: 10 mar. 2024.

SILVA, M. R. da. Ensino de História e novas tecnologias: desafios e perspectivas . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10099. Acesso em: 10 mar. 2024.

SILVA, R. S. da; SOUSA, P. V. da S. Alfabetização de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva dos multiletramentos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11590. Acesso em: 10 mar. 2024.

SOUSA SOBRINHO, J. P. de; LIMA, J. A.; SANTOS, M. de F. O. Trabalho docente e precarização: a (des) valorização do trabalho docente nas políticas brasileiras, através das orientações dos organismos multilaterais. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–24, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11606. Acesso em: 10 mar. 2024.

SOUSA, B. C. de; GAMILEIRA, L. dos S.; CHAVES, L. G. B. A importância da arte na Educação Infantil: uma experiência sobre arte-educação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11728. Acesso em: 10 mar. 2024.

SOUSA, R. R. de; FREITAS, V. A. dos S. CineDUCA - Aprendendo com a magia do cinema: uma jornada interdisciplinar para a recomposição das aprendizagens. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–9, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11568. Acesso em: 10 mar. 2024.

SUCUPIRA, D. L. Ressignificação de experiências das crianças na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11433. Acesso em: 10 mar. 2024.

TAVARES, I. E. F. de S.; FONSECA, G. F.; DANTAS, A. T. da S. Inclusão de pessoas com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11504. Acesso em: 10 mar. 2024.

VASCONCELOS, Q. D. J. S.; ARAÚJO, L. C. B. de; OLIVEIRA, S. D. R. C. Autismo e Educação Básica: um relato de experiência do projeto UniTEA. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11588. Acesso em: 10 mar. 2024.

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Pinto, A. S. M. P. (2023). Apresentação do volume 4, número 1 (2023). Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12688