CineDUCA - Aprendendo com a magia do cinema: uma jornada interdisciplinar para a recomposição das aprendizagens
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Recomposição das aprendizagens, Narrativas de cinema, Pós pandemiaResumo
Esse estudo relata a contínua evolução alcançada por meio das ações do projeto CineDUCA- Aprendendo com a magia do cinema: Uma jornada interdisciplinar para a recomposição das aprendizagens realizadas com estudantes da rede municipal de ensino de Fortaleza. Os resultados podem ser observados nos dados oferecidos no sistema da SME, com a sondagem das avaliações externas, onde se superou a defasagem de forma significativa e em pouco espaço de tempo. A metodologia adotada foi a narrativa, uma vez que se trata de um relato de experiencia da aplicação do projeto. As discussões foram embasadas no aporte teórico de Zabala e Arnau, (2021) que contribui com estratégias de ensino por competência e Moran, (2018) que contribui com as metodologias ativas. Conclui-se que analisando os dados das avaliações externas, as ações realizadas superaram em 85% em um período espaço de tempo (4 meses), as lacunas das aprendizagens de leitura e escrita.
Downloads
Referências
RESOLUÇÃO, CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação)
MORAN, José. Metodologias Ativas para uma educação inovadora. Editora penso 2018.
MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. DA . Concepções e implicações da aprendizagem no campo da educação em saúde. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. 2, p. 351–371, maio 2015.
ZABALA, A. ARNAU, Laia. Métodos para ensinar competências. Editora penso 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosimeyre Rodrigues de Sousa, Valderina Alves dos Santos Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.