CineDUCA - Aprendendo com a magia do cinema: uma jornada interdisciplinar para a recomposição das aprendizagens

Autores

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Recomposição das aprendizagens, Narrativas de cinema, Pós pandemia

Resumo

Esse estudo relata a contínua evolução alcançada por meio das ações do projeto CineDUCA- Aprendendo com a magia do cinema: Uma jornada interdisciplinar para a recomposição das aprendizagens realizadas com estudantes da rede municipal de ensino de Fortaleza.  Os resultados podem ser observados nos dados oferecidos no sistema da SME, com a sondagem das avaliações externas, onde se superou a defasagem de forma significativa e em pouco espaço de tempo. A metodologia adotada foi a narrativa, uma vez que se trata de um relato de experiencia da aplicação do projeto. As discussões foram embasadas no aporte teórico de Zabala e Arnau, (2021) que contribui com estratégias de ensino por competência e Moran, (2018) que contribui com as metodologias ativas. Conclui-se que analisando os dados das avaliações externas, as ações realizadas superaram em 85% em um período espaço de tempo (4 meses), as lacunas das aprendizagens de leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeyre Rodrigues de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Licenciatura em Pedagogia-faculdade Kúrios (FAK). Especialização em Gestão escolar e Coordenação Pedagógica (FAK). Professora anos iniciais e anos finais; atualmente exerce a função de Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Valderina Alves dos Santos Freitas, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente exerce a função de Professora do Atendimento Educacional Especializado na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Referências

RESOLUÇÃO, CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação)

MORAN, José. Metodologias Ativas para uma educação inovadora. Editora penso 2018.

MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. DA . Concepções e implicações da aprendizagem no campo da educação em saúde. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. 2, p. 351–371, maio 2015.

ZABALA, A. ARNAU, Laia. Métodos para ensinar competências. Editora penso 2020.

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Sousa, R. R. de, & Freitas, V. A. dos S. (2023). CineDUCA - Aprendendo com a magia do cinema: uma jornada interdisciplinar para a recomposição das aprendizagens. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11568

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)