O uso de podcast e a mediação docente para uma aprendizagem ativa
Palavras-chave:
Podcast, Mediação Docente, Aprendizagem AtivaResumo
Este trabalho, que aborda o uso de podcast enquanto instrumento de metodologia ativa e seus entrelaces com a mediação docente no processo de ensino-aprendizagem, tem o objetivo principal de caracterizar a visão docente acerca da mediação do ensino com o uso de um podcast para a promoção de aprendizagens ativas. Lança mão, para isso, de uma pesquisa de caráter qualitativo, descritiva, instrumentalizada por uma entrevista semiestruturada com a professora/coordenadora do projeto “Engenharia de Que?”. A partir dos resultados da pesquisa, observamos que o uso dessa tecnologia, se bem organizada e direcionada para objetivos de aprendizagem, possibilita o acesso ao conhecimento e provoca o protagonismo dos estudantes, integrando aprendizagem de habilidades e atitudes, além de desenvolver a criatividade e a contextualização do conhecimento, tão requeridos nas Teorias críticas e Pedagogias Progressistas da educação.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Ensinar, Aprender, Apreender e Processos de Ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para a estratégia de trabalho em aula. 10. ed., Joinville, SC: Editora Univille, 2015.
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A. S. M.; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3527. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 16 set. 2023.
ENGENHARIA DE QUE?: Ep. 0 – Como tudo começou. Apresentação: Giovana. Entrevistada: Kaliana Sintônio. [S. l.]: Spotify, 02 out. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/1Ko0L8Ps6GHD6xgtK3OJE8. Acesso em: 22 ago. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 55ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GUARALDO, Tamara de Sousa Brandão; BRITO, Sônia de. A transformação histórica das metodologias ativas: notas para um debate. In: SANTOS, Célia Maria Retz Godoy dos; FERRARI, Maria Aparecida. Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação. Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LENHARO, Rayane Isadora; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Podcast, Participação Social e Desenvolvimento. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 01, p. 307-335, Jan.-Mar. 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, Miriam Bastos Reis Maia; GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello. Perfil do professor mediador: proposta de identificação. In: Revista Educação, Santa Maria, v. 44, 2019.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia: o espaço da educação na Universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danilo Alves Barroso, Morgana Timbó Lima
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.