O uso de podcast e a mediação docente para uma aprendizagem ativa
Palavras-chave:
Podcast, Mediação Docente, Aprendizagem AtivaResumo
Este trabalho, que aborda o uso de podcast enquanto instrumento de metodologia ativa e seus entrelaces com a mediação docente no processo de ensino-aprendizagem, tem o objetivo principal de caracterizar a visão docente acerca da mediação do ensino com o uso de um podcast para a promoção de aprendizagens ativas. Lança mão, para isso, de uma pesquisa de caráter qualitativo, descritiva, instrumentalizada por uma entrevista semiestruturada com a professora/coordenadora do projeto “Engenharia de Que?”. A partir dos resultados da pesquisa, observamos que o uso dessa tecnologia, se bem organizada e direcionada para objetivos de aprendizagem, possibilita o acesso ao conhecimento e provoca o protagonismo dos estudantes, integrando aprendizagem de habilidades e atitudes, além de desenvolver a criatividade e a contextualização do conhecimento, tão requeridos nas Teorias críticas e Pedagogias Progressistas da educação.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Ensinar, Aprender, Apreender e Processos de Ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para a estratégia de trabalho em aula. 10. ed., Joinville, SC: Editora Univille, 2015.
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A. S. M.; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3527. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 16 set. 2023.
ENGENHARIA DE QUE?: Ep. 0 – Como tudo começou. Apresentação: Giovana. Entrevistada: Kaliana Sintônio. [S. l.]: Spotify, 02 out. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/1Ko0L8Ps6GHD6xgtK3OJE8. Acesso em: 22 ago. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 55ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GUARALDO, Tamara de Sousa Brandão; BRITO, Sônia de. A transformação histórica das metodologias ativas: notas para um debate. In: SANTOS, Célia Maria Retz Godoy dos; FERRARI, Maria Aparecida. Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação. Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LENHARO, Rayane Isadora; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Podcast, Participação Social e Desenvolvimento. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 01, p. 307-335, Jan.-Mar. 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, Miriam Bastos Reis Maia; GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello. Perfil do professor mediador: proposta de identificação. In: Revista Educação, Santa Maria, v. 44, 2019.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia: o espaço da educação na Universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danilo Alves Barroso, Morgana Timbó Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.