A inclusão digital dos/as alunas/os das escolas públicas no ensino remoto

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Educação à Distância, Juventude, Inclusão Digital

Resumo

O presente estudo aborda a inclusão digital para as/os discentes no período da covid-19. Temos como objetivo geral compreender o processo de inclusão ao ensino remoto para os/as discentes nas instituições públicas de ensino em nível médio e básico. Nos objetivos específicos, entender as concepções de ensino remoto e educação à distância. Identificar as condições de acesso dos/as alunos/as à modalidade de ensino remoto na pandemia. Apontar as estratégias/métodos utilizados na elaboração/continuação do Ensino remoto. O método de análise utiliza revisão integrativa, com a escolha de cinco artigos. Como descritor se utilizou-se “ensino remoto”. Nas considerações finais aponta-se o acesso precário e não acesso em muitos casos ao ensino remoto pelas camadas vulneráveis. Concluímos a diferença entre ensino remoto e à distância. Sendo o primeiro uma adaptação do presencial ao meio virtual, enquanto a Educação a Distância (EaD) é virtual e assincrônico.

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Biografia do Autor

Gabriele Azevedo Rocha, Faculdade do Maciço de Baturité

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora das categorias educação, trabalho, práxis social e juventude. Atualmente atuando na área  socioeducativa.

 

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Rocha, G. A. (2023). A inclusão digital dos/as alunas/os das escolas públicas no ensino remoto. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–21. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11808