Trazendo a Educação Infantil de volta: estratégias para o pós-pandemia

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pós-pandemia, Retorno às Atividades, Ambiente Seguro, Apoio Emocional

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de estratégias para o retorno às atividades presenciais na Educação Infantil no pós-pandemia. A pandemia de covid-19 teve um impacto significativo na Educação Infantil, interrompendo a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Com base em uma pesquisa abrangente de estudos publicados entre 2022 e 2023, foram identificadas medidas essenciais para garantir um retorno ao formato presencial seguro e eficaz. As principais indicações abordam a importância de um ambiente seguro, protocolos de higiene rigorosos, retorno gradual, apoio emocional e social, currículo flexível, parceria com os pais, atividades ao ar livre e atendimento individualizado. Essas medidas visam promover o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças, proporcionando uma educação de qualidade na Educação Infantil pós-pandemia. A implementação dessas estratégias é fundamental para enfrentar os desafios impostos pela pandemia e garantir um retorno adequado às atividades educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Vinícius Brito dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialista em Ciências Sociais, Gestão Escolar, Direitos Humanos e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN (CCHLA-PPGFil-UFRN).

Geiza Venícia dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Referências

ALMEIDA, Isabelle Lina de Laia et al. Isolamento social e seu impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Revista Paulista de Pediatria, v. 40, p. 1-9, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/ZjJsQRsTFNYrs7fJKZSqgsv/?lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2023.

ALVES, Mónica Alexandra Dias. A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) ─ Escola de Educação e Desenvolvimento Humano, ISEC Lisboa, Lisboa, Portugal, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/21858. Acesso em: 20 de jun. 2023.

AMARAL, E. Kill Dias; BISPO, S. A. da Silva: PLANEJAMENTOS QUE ACOLHEM “PÓS PANDEMIA DO ê-19”: um breve relato de experiência no programa de residência pedagógica. In: VI Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 2022. Anais do VI Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), Online, 2022. p. 1-11. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/17374. Acesso em: 06 de jan. 2020.

ANDRADE, Regiane Cardoso de; MOREIRA, D. P. da Silva Mariano. Avaliação escolar pós-pandemia: pesquisa com os professores. Revista Campo da História, v. 7, n. 1, p. 153-166, 2022. Disponível em: https://ojs.campodahistoria.com.br/ojs/index.php/rcdh/article/view/31/36. Acesso em: 12 jun. 2023.

BARBOSA, A. Lucas de Araújo; ANJOS, Ana Beatriz Leite dos; AZONI, Cíntia Alves Salgado. Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19. Revisão Crítica ou Revisão de Escopo: CoDAS, v. 34, n. 4, p. 1-7, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/dx3cPQjhMH4kWm4yB3yrtgp/?lang=pt#. Acesso em: 19 jul. 2023.

BARBOZA, Sinezia Cristina de Souza. Psicomotricidade na Educação Infantil: intervenção em turma de Nível III de Natal/RN. Revista Educação Pública, v. 20, n. 6, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/6/psicomotricidade-na-educacao-infantil-intervencao-em-turma-de-nivel-iii-de-natalrn. Acesso em: 08 set. 2023.

BATTISTELLA, Luciane Paula. A importância do acolhimento na educação infantil: um olhar pós Pandemia COVID-19. 47f. Monografia (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tramandaí, 2022. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/253175. Acesso em: 20 jun. 2023.

BITES, Cattarina Kathleen Silva. As práticas pedagógicas na educação infantil durante a pandemia da covid-19. 2022. 55f. TCC (Curso de Pedagogia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/31304. Acesso em 20 jun. 2023.

CORTEZ, Fernanda; MARIN, Tatiana. O impacto da pandemia na saúde da criança. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 38, n. 74, p. 50-59, 2022. Disponível em: http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2451. Acesso em: 20 jul. 2023.

COSTA, Simone da Silva. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 969-978, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/SGWCFyFzjzrDwgDJYKcdhNt#. Acesso em: 20 jun. 2023.

ERCOLE, Flávia Falci; MELO, Laís Samara de; ALCOFORADO, Carla Lúcia Goulart Constant. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 09-11, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20140001. Acesso em: 20 jun. 2023.

FERREIRA, Alessandra Amaral; BENETTI, Andreza Regina Nave; ABREU, Mirella Teresinha Corrêa de; SCHMIDT, Marcelo Queiroz. Importância da afetividade no acolhimento das crianças: um olhar especial pós-pandemia. Revista Arandu UTIC, v. 9, n. 1, p. 285-300, 2022. Disponível em: http://www.utic.edu.py/revista.ojs/index.php/revistas/article/view/151. Acesso em: 20 jun. 2023.

FRANÇA, Brunella. Educação Infantil: ansiedade e felicidade no retorno das crianças às escolas. 2021. Disponível em: https://m.vitoria.es.gov.br/noticia/educacao-infantil-ansiedadee-felicidade-no-retorno-das-criancas-as-escolas-42691. Acesso em: 08 set. 2023.

JESUS, Camila Santana de; SANTOS, Daihany de Oliveira; SANTOS, Helena de Souza. Pandemia da covid-19, isolamento social e saúde mental das crianças: uma revisão bibliográfica. 20f. (Curso de Psicologia) – Centro Universitário Ages, Paripiranga, 2023. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34458. Acesso em: 20 jun. 2023.

MATA, Alicce Abreu da; SILVA, Ana Carla Ferreira Lana e; BERNARDES, Flávia de Souza; GOMES, Gabriel de Araújo; SILVA, Igor Roriz; MEIRELLES, João Pedro Silva Costa; SOARES, Lara Gomes; GARCIA, Luiz Paulo Cotta; FERREIRA, Maria Beatriz Silva; BERNARDES, Paula de Souza; BECHARA, Laura de Souza. Impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 6901-6917, 2021.Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23381. Acesso em: 20 jul. 2023.

NEUMANN, Ana Luisa et al. Impacto da Pandemia por Covid-19 sobre a saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. In: CAVALCANTE, Washington Moreira (Org.). Pandemias: impactos na sociedade. Belo Horizonte, MG: Synapse, 2020, p. 56-66.

OLIVEIRA, Geizebel Sodré de et al. A psicomotricidade na educação infantil no contexto pós pandemia: estudo de caso a partir do relato de uma professora. 13f. TCC (Curso de Pedagogia) – Universidade Evangélica de Goiás, Anápolis, 2022. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/19949. Acesso em: 20 jun. 2023.

ORTEGA, Lenise Maria Ribeiro; ROCHA, Vitor Fiuza. O dia depois de amanhã–na realidade e nas mentes – o que esperar da escola pós-pandemia?. Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 302-314, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23782. Acesso em: 20 jul. 2023.

SANTOS, Lorrainy Gomes. Meditação no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil no retorno às aulas presenciais pós-pandemia da COVID-19. 21f. Monografia (Curso de Pedagogia) – Instituto Federal Goiano, Iporá, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2904. Acesso em: 18 jun. 2023.

SILVA, Wenderson Costa da et al. Explorando os impactos na saúde mental de crianças durante a pandemia de covid-19. International Journal of Development Research, v. 11, n. 04, p. 46248-46253, 2021. Disponível em: https://www.journalijdr.com/explorando-os-impactos-na-sa%C3%BAde-mental-de-crian%C3%A7as-durante-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 13 jun. 2023.

TAVARES, Maria Tereza Goudard; PESSANHA, Fabiana Nery de Lima; MACEDO, Nayara Alves. Impactos da pandemia de covid-19 na educação infantil em São Gonçalo/RJ. Zero-a-seis, v. 23, p. 77-100, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/78996. Acesso em: 20 jul. 2023.

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Santos, D. V. B. dos, & Santos, G. V. dos. (2023). Trazendo a Educação Infantil de volta: estratégias para o pós-pandemia. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11093