Trazendo a Educação Infantil de volta: estratégias para o pós-pandemia
Palavras-chave:
Educação Infantil, Pós-pandemia, Retorno às Atividades, Ambiente Seguro, Apoio EmocionalResumo
Este artigo apresenta uma proposta de estratégias para o retorno às atividades presenciais na Educação Infantil no pós-pandemia. A pandemia de covid-19 teve um impacto significativo na Educação Infantil, interrompendo a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Com base em uma pesquisa abrangente de estudos publicados entre 2022 e 2023, foram identificadas medidas essenciais para garantir um retorno ao formato presencial seguro e eficaz. As principais indicações abordam a importância de um ambiente seguro, protocolos de higiene rigorosos, retorno gradual, apoio emocional e social, currículo flexível, parceria com os pais, atividades ao ar livre e atendimento individualizado. Essas medidas visam promover o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças, proporcionando uma educação de qualidade na Educação Infantil pós-pandemia. A implementação dessas estratégias é fundamental para enfrentar os desafios impostos pela pandemia e garantir um retorno adequado às atividades educacionais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Isabelle Lina de Laia et al. Isolamento social e seu impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Revista Paulista de Pediatria, v. 40, p. 1-9, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/ZjJsQRsTFNYrs7fJKZSqgsv/?lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2023.
ALVES, Mónica Alexandra Dias. A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) ─ Escola de Educação e Desenvolvimento Humano, ISEC Lisboa, Lisboa, Portugal, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/21858. Acesso em: 20 de jun. 2023.
AMARAL, E. Kill Dias; BISPO, S. A. da Silva: PLANEJAMENTOS QUE ACOLHEM “PÓS PANDEMIA DO ê-19”: um breve relato de experiência no programa de residência pedagógica. In: VI Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 2022. Anais do VI Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), Online, 2022. p. 1-11. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/17374. Acesso em: 06 de jan. 2020.
ANDRADE, Regiane Cardoso de; MOREIRA, D. P. da Silva Mariano. Avaliação escolar pós-pandemia: pesquisa com os professores. Revista Campo da História, v. 7, n. 1, p. 153-166, 2022. Disponível em: https://ojs.campodahistoria.com.br/ojs/index.php/rcdh/article/view/31/36. Acesso em: 12 jun. 2023.
BARBOSA, A. Lucas de Araújo; ANJOS, Ana Beatriz Leite dos; AZONI, Cíntia Alves Salgado. Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19. Revisão Crítica ou Revisão de Escopo: CoDAS, v. 34, n. 4, p. 1-7, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/dx3cPQjhMH4kWm4yB3yrtgp/?lang=pt#. Acesso em: 19 jul. 2023.
BARBOZA, Sinezia Cristina de Souza. Psicomotricidade na Educação Infantil: intervenção em turma de Nível III de Natal/RN. Revista Educação Pública, v. 20, n. 6, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/6/psicomotricidade-na-educacao-infantil-intervencao-em-turma-de-nivel-iii-de-natalrn. Acesso em: 08 set. 2023.
BATTISTELLA, Luciane Paula. A importância do acolhimento na educação infantil: um olhar pós Pandemia COVID-19. 47f. Monografia (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tramandaí, 2022. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/253175. Acesso em: 20 jun. 2023.
BITES, Cattarina Kathleen Silva. As práticas pedagógicas na educação infantil durante a pandemia da covid-19. 2022. 55f. TCC (Curso de Pedagogia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/31304. Acesso em 20 jun. 2023.
CORTEZ, Fernanda; MARIN, Tatiana. O impacto da pandemia na saúde da criança. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 38, n. 74, p. 50-59, 2022. Disponível em: http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2451. Acesso em: 20 jul. 2023.
COSTA, Simone da Silva. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 969-978, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/SGWCFyFzjzrDwgDJYKcdhNt#. Acesso em: 20 jun. 2023.
ERCOLE, Flávia Falci; MELO, Laís Samara de; ALCOFORADO, Carla Lúcia Goulart Constant. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 09-11, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20140001. Acesso em: 20 jun. 2023.
FERREIRA, Alessandra Amaral; BENETTI, Andreza Regina Nave; ABREU, Mirella Teresinha Corrêa de; SCHMIDT, Marcelo Queiroz. Importância da afetividade no acolhimento das crianças: um olhar especial pós-pandemia. Revista Arandu UTIC, v. 9, n. 1, p. 285-300, 2022. Disponível em: http://www.utic.edu.py/revista.ojs/index.php/revistas/article/view/151. Acesso em: 20 jun. 2023.
FRANÇA, Brunella. Educação Infantil: ansiedade e felicidade no retorno das crianças às escolas. 2021. Disponível em: https://m.vitoria.es.gov.br/noticia/educacao-infantil-ansiedadee-felicidade-no-retorno-das-criancas-as-escolas-42691. Acesso em: 08 set. 2023.
JESUS, Camila Santana de; SANTOS, Daihany de Oliveira; SANTOS, Helena de Souza. Pandemia da covid-19, isolamento social e saúde mental das crianças: uma revisão bibliográfica. 20f. (Curso de Psicologia) – Centro Universitário Ages, Paripiranga, 2023. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34458. Acesso em: 20 jun. 2023.
MATA, Alicce Abreu da; SILVA, Ana Carla Ferreira Lana e; BERNARDES, Flávia de Souza; GOMES, Gabriel de Araújo; SILVA, Igor Roriz; MEIRELLES, João Pedro Silva Costa; SOARES, Lara Gomes; GARCIA, Luiz Paulo Cotta; FERREIRA, Maria Beatriz Silva; BERNARDES, Paula de Souza; BECHARA, Laura de Souza. Impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 6901-6917, 2021.Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23381. Acesso em: 20 jul. 2023.
NEUMANN, Ana Luisa et al. Impacto da Pandemia por Covid-19 sobre a saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. In: CAVALCANTE, Washington Moreira (Org.). Pandemias: impactos na sociedade. Belo Horizonte, MG: Synapse, 2020, p. 56-66.
OLIVEIRA, Geizebel Sodré de et al. A psicomotricidade na educação infantil no contexto pós pandemia: estudo de caso a partir do relato de uma professora. 13f. TCC (Curso de Pedagogia) – Universidade Evangélica de Goiás, Anápolis, 2022. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/19949. Acesso em: 20 jun. 2023.
ORTEGA, Lenise Maria Ribeiro; ROCHA, Vitor Fiuza. O dia depois de amanhã–na realidade e nas mentes – o que esperar da escola pós-pandemia?. Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 302-314, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23782. Acesso em: 20 jul. 2023.
SANTOS, Lorrainy Gomes. Meditação no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil no retorno às aulas presenciais pós-pandemia da COVID-19. 21f. Monografia (Curso de Pedagogia) – Instituto Federal Goiano, Iporá, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2904. Acesso em: 18 jun. 2023.
SILVA, Wenderson Costa da et al. Explorando os impactos na saúde mental de crianças durante a pandemia de covid-19. International Journal of Development Research, v. 11, n. 04, p. 46248-46253, 2021. Disponível em: https://www.journalijdr.com/explorando-os-impactos-na-sa%C3%BAde-mental-de-crian%C3%A7as-durante-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 13 jun. 2023.
TAVARES, Maria Tereza Goudard; PESSANHA, Fabiana Nery de Lima; MACEDO, Nayara Alves. Impactos da pandemia de covid-19 na educação infantil em São Gonçalo/RJ. Zero-a-seis, v. 23, p. 77-100, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/78996. Acesso em: 20 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diego Vinícius Brito dos Santos, Geiza Venícia dos Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.