Letramento literário: reflexões sobre a experiência com a sacola viajante

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Letramento literário

Resumo

O presente artigo aborda a temática da leitura e da escrita na perspectiva do letramento literário a partir da experiência com o projeto Sacola viajante. Buscamos responder ao seguinte questionamento: o projeto Sacola viajante contribui para a construção/fortalecimento do hábito de leitura pelas crianças em casa, como as famílias?  O trabalho tem como objetivo investigar as evidências de contribuição do Projeto Sacola viajante para o incentivo à leitura literária pelas crianças no ambiente domiciliar na interlocução com a família. Para isso nos ancoramos em Cosson (2018), Bruner (2014), Barthes (2004) e outros. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa de natureza qualitativa, utiliza um questionário virtual como técnica de coleta de dados. A pesquisa revelou que o projeto sacola viajante contribui para o desenvolvimento da leitura e da escrita bem como favorece o letramento literário no contexto familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maura Tavares dos Anjos, Secretaria de Educação de Itapiúna

Pedagoga; Psicóloga. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem, São Paulo, Hucitec, 1981.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2010.

BARTHES, Roland, 1980. O rumor da língua. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BRUNER, Jerome. Fabricando histórias: direito, literatura e vida. São Paulo: Letra e Voz, 2014.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A leitura literária na escola. São Paulo: Global 2007.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2016.

SARMENTO, M. J. Gerações a alteridade: Interrrogações a partir da Sociologia da Infância. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n.91. p. 361-368, Maio/Ago. 2005.

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Anjos, A. M. T. dos. (2023). Letramento literário: reflexões sobre a experiência com a sacola viajante. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11600

Edição

Seção

Relato de experiência