Sentidos de protagonismo juvenil e projeto de vida na BNCC Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Ensino médio, Protagonismo juvenil, Projeto de Vida, BNCC

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar sentidos atribuídos a protagonismo juvenil e projeto de vida na Base Nacional Curricular Comum ensino médio (BRASIL, 2018). Como procedimento metodológico optamos pela pesquisa qualitativa, pois ela compreende a seara de significados (MINAYO, 2002), além de utilizarmos pesquisa bibliográfica e documental. Neste sentido, a partir de leituras realizadas na BNCC ensino médio (BRASIL, 2018) percebemos que o documento considera a necessidade de formar um cidadão protagonista, autor de seu projeto de vida. Outrossim, a pesquisa bibliográfica (SILVA; DANZA, 2022; LOPES, 2019; OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2017; FERRETI; ZIBAS; TARTUCE, 2004) nos permitiu discutir o que é ser protagonista e o que é um projeto de vida numa percepção a priori, desconsiderando incertezas sociais e do porvir. Concluímos que o debate sobre o tema traz diferentes pontos de vista sobre esse modelo de projeto proposto e suas possíveis consequências na formação dos jovens.

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Biografia do Autor

Mônica Barbosa Canuto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Educação-POSEDUC/UERN, linha de pesquisa política e Gestão da Educação.

Marcia Betania de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ; docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC/UERN; e professora orientadora.

 

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Publicado

2023-06-08

Como Citar

Canuto, M. B., & Oliveira, M. B. de. (2023). Sentidos de protagonismo juvenil e projeto de vida na BNCC Ensino Médio. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–20. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10356