Sentidos de protagonismo juvenil e projeto de vida na BNCC Ensino Médio
Palavras-chave:
Políticas Curriculares, Ensino médio, Protagonismo juvenil, Projeto de Vida, BNCCResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar sentidos atribuídos a protagonismo juvenil e projeto de vida na Base Nacional Curricular Comum ensino médio (BRASIL, 2018). Como procedimento metodológico optamos pela pesquisa qualitativa, pois ela compreende a seara de significados (MINAYO, 2002), além de utilizarmos pesquisa bibliográfica e documental. Neste sentido, a partir de leituras realizadas na BNCC ensino médio (BRASIL, 2018) percebemos que o documento considera a necessidade de formar um cidadão protagonista, autor de seu projeto de vida. Outrossim, a pesquisa bibliográfica (SILVA; DANZA, 2022; LOPES, 2019; OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2017; FERRETI; ZIBAS; TARTUCE, 2004) nos permitiu discutir o que é ser protagonista e o que é um projeto de vida numa percepção a priori, desconsiderando incertezas sociais e do porvir. Concluímos que o debate sobre o tema traz diferentes pontos de vista sobre esse modelo de projeto proposto e suas possíveis consequências na formação dos jovens.
Downloads
Referências
BALL, S. J. Educação global S.A: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal: Centro Gráfico, [2008]. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.
BRASIL. Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 jan. 2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Bases Legais. Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, [...] e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial [da] República, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 18 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.bre/imagens/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 05 jan. 2022.
COSTA, H. H. C.; LOPES, A. C. A contextualização do conhecimento no ensino médio: tentativas de controle do outro. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 143, p. 301-320, abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/W4MMBN4nfbVN7gn9xM5GcfQ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.
FERRETTI, C. J.; ZIBAS, D. M. L.; TARTUCE, G. L. B. P. Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 34, n. 122, p. 411-423, mai/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/CfWXW5h9BRT5twmQQhJpRnM/?lang=pt. Acesso em: 08 nov. 2021.
FERRETI, C.; SILVA, M. R. Reforma do ensino médio no contexto da Medida Provisória N.º 746/2016: Estado, Currículoe dispoutas por hegemonia. Educação & Sociedade, Campinas, CEDES, v.38, n.139, p.385-404, abr/jun, 2017. https://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00385.pdf. Acesso em: 18 maio 2021
LOPES, A. C. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, v. .21, n. 45, p. 445-466, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4581. Acesso em: 05 nov. 2021.
LOPES, A. C. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos da Escola, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 59–75, 2019. DOI: 10.22420/rde.v13i25.963. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963. Acesso em: 31 maio 2022.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.
MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
OLIVEIRA, M. B.; OLIVEIRA, E. F. de A. Demandas e protagonismo juvenil: políticas curriculares no ensino médio. HOLOS, Natal, v. 3, p. 185–195, 2017. DOI: 10.15628/holos.2017.5744. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5744. Acesso em: 20 set. 2022.
PAGLIA, R. da S. C. Base Nacional Comum Curricular: a política educacional para o ensino médio no sistema estadual de ensino de Barueri. 2019. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
PAULA, A. V. de. BNCC e os currículos subnacionais: prescrições indutoras das políticas educacionais e curriculares. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
OLIVEIRA, M. B.; OLIVEIRA, E. F. de A. DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio. HOLOS, [S. l.], v. 3, p. 185–195, 2017. DOI: 10.15628/holos.2017.5744. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5744. Acesso em: 16 jun. 2022.
SANTOS, F. S.; MARTINS, S. A. Novo ensino médio: consequências e perspectivas para a formação dos jovens. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 23, p. 1-27, 2021 Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5786. Acesso em: 10 out 2021.
SILVA, M. A. M. da; DANZA, H. C. PROJETO DE VIDA E IDENTIDADE: ARTICULAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Educação em Revista [online]. 2022, v. 38, e35845. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469835845. Acesso em: 05 maio 2022.
SILVA, R. R. D.; OLIVEIRA, L. M. V. de. Políticas curriculares, ensino médio e os paradoxos da democracia: traços conceituais para a composição de um diagnóstico crítico. Rev. Bras. Polit. Adm Educ, v. 37, n. 2, p. 1092-1111, mai/ago. 2021. Disponível em: https://DOI10.21573/vol37n22021.107427. Acesso em: 05 maio 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mônica Barbosa Canuto, Marcia Betania de Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.