Tempo de pandemia e a educação em casa, através das telas

Autores

  • Tatiana Apolinário Camurça Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Palavras-chave:

Pandemia, Transformação digital, Cultura digital, Escola pública

Resumo

O objetivo foi poder discutir com os alunos do curso de Mestrado e do Doutorado em Educação, alguns do Brasil e outros de Portugal, teorias e ações pedagógicas voltadas para a transformação digital em contexto de pandemia. Para tanto, a proposta foi a realização de atividades em que o método foi o investigativo de duas missões, sendo a primeira, a Sherlock Holmes; e a segunda, MacGyver. Ambos são personagens que buscam solucionar determinado problema. De igual modo, os alunos foram convidados a protagonizarem e assumir, temporariamente, os papéis desses personagens que fizeram tanto sucesso com suas histórias e aventuras no mundo inteiro. O campo investigativo envolveu duas escolas estadual do Mato Grosso. Buscou-se saber de que modo foram estabelecidas as condições de possibilidade das aulas durante este período, um tempo ainda não vivenciado por nenhum de nós. Qual foi o papel das tecnologias digitais no campo da educação, o modo como professores, alunos e equipe escolar vivenciaram este momento inesperado para todos? Estas e muitas outras indagações se fizeram presentes nos debates durante os encontros síncronos da turma. O estudo evidenciou que, embora, alguns professores já adotem em suas práticas as tecnologias digitais, ainda não é uma realidade em boa parte das escolas brasileiras, seja por questão de logística das próprias escolas, seja pelas novas atribuições assumidas com o retorno do ensino presencial.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Apolinário Camurça, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutoranda em Educação (UNISINOS) e mestra em Planejamento de Políticas Públicas (UECE). Especialista em Pesquisa Científica (UECE) e Bibliotecária do (IFCE).

Referências

ALECRIM, Emerson. Google Classroom, ambiente online para alunos e professores, é lançado globalmente. Tecnoblog Disponível em: https://tecnoblog.net/163116/google-classroom-global/. Acesso em: 29 jun. 2022.

BERCH, Maria Elisabeth.; SCHLEMMER, Eliane. Formação docente práticas pedagógicas que mobilizam o pensar sobre o currículo. Revista educação e cultura contemporânea. vol. 16, n. 45, ano 2019 PPGE/UNESA. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336266292_Formacao_docente_praticas_pedagogicas_que_mobilizam_o_pensar_sobre_o_curriculo. Acesso em: 29 jun. 2022.

BRASIL. IBGE. (2018). PNAD – Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2017. Brasília: IBGE. Disponível em: https://antigo.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/indicadores/detalhe/dados_setor_comunicacoes/TIC-2018-informativo.pdf .Acesso em: 29 jun. 2022.

NÓVOA, Antônio. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Report of the special rapporteur on the promotion and protection of the right to freedom of opinion and expression. In: General assembly ONU, 66., New York, 16 maio 2011. Disponível em: https://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/docs/17session/A.HRC.17.27_en.pdf. Acesso em: 30 out. 2022.

RIBEIRO, Ana Elisa. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-19, e 02011, 2020.

INSTITUTOS HUMANITAS UNISINOS (IHU). 2022. Como será a nova escola digital após o choque da pandemia? 11 abr. 2022. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/617685-como-sera-a-nova-escola-digital-apos-o-choque-da-pandemia. Acesso em: 23 maio 2023.

SCHLEMMER, Eliane; MORGADO, Leonel; MOREIRA, José António Marques. Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação. Interfaces da Educ. Paranaíba, v.11, n.32, p. 764 - 790, 2020 ISSN 2177-7691. Disponível EM: https://www.researchgate.net/publication/350845514_Educacao_e_transformacao_digital_o_habitar_do_ensinar_e_do_aprender_epistemologias_reticulares_e_ecossistemas_de_inovacao. Acessado em: 29 jun. 2022.

SCHLEMMER, Eliane et al. Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologia reticulares e ecossistema de inovação. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4029. Acesso em: 16 jun. 2022.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Senac, 2006.

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Camurça, T. A. (2023). Tempo de pandemia e a educação em casa, através das telas . Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11381