Tempo de pandemia e a educação em casa, através das telas
Palavras-chave:
Pandemia, Transformação digital, Cultura digital, Escola públicaResumo
O objetivo foi poder discutir com os alunos do curso de Mestrado e do Doutorado em Educação, alguns do Brasil e outros de Portugal, teorias e ações pedagógicas voltadas para a transformação digital em contexto de pandemia. Para tanto, a proposta foi a realização de atividades em que o método foi o investigativo de duas missões, sendo a primeira, a Sherlock Holmes; e a segunda, MacGyver. Ambos são personagens que buscam solucionar determinado problema. De igual modo, os alunos foram convidados a protagonizarem e assumir, temporariamente, os papéis desses personagens que fizeram tanto sucesso com suas histórias e aventuras no mundo inteiro. O campo investigativo envolveu duas escolas estadual do Mato Grosso. Buscou-se saber de que modo foram estabelecidas as condições de possibilidade das aulas durante este período, um tempo ainda não vivenciado por nenhum de nós. Qual foi o papel das tecnologias digitais no campo da educação, o modo como professores, alunos e equipe escolar vivenciaram este momento inesperado para todos? Estas e muitas outras indagações se fizeram presentes nos debates durante os encontros síncronos da turma. O estudo evidenciou que, embora, alguns professores já adotem em suas práticas as tecnologias digitais, ainda não é uma realidade em boa parte das escolas brasileiras, seja por questão de logística das próprias escolas, seja pelas novas atribuições assumidas com o retorno do ensino presencial.
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