Inclusão de pessoas com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos

Autores

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas

Resumo

Por muito tempo, as pessoas com deficiência têm enfrentado estereótipos limitantes, sendo considerados incapazes de realizar quaisquer atividades cotidianas, principalmente no âmbito escolar. A deficiência intelectual, intensifica essa realidade, principalmente quando associada ao contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o surgimento da educação inclusiva, associada a leis e políticas de educação especial, há o intuito de mudar o contexto de marginalização dessa população. Desse modo, objetivamos compreender as concepções docentes acerca do alunado com DI na EJA e como as práticas se desenvolvem, e para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória com professores da de adultos com DI. A partir das entrevistas realizadas, foi possível observar que os alunos com DI sofrem uma dupla exclusão no contexto escolar. Assim, ressaltamos a necessidade de docentes disporem de condições e compreensões pedagógicas que garantam ao alunado o direito a educação assegurado em sua completude.

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Biografia do Autor

Isabelle Emily Ferreira de Souza Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte  (UFRN). Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

Géssica Fabiely Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente do Centro de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ana Teresa da Silva Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN

Discente do curso de Enfermagem e aluna de iniciação científica pelo CNPq.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Tavares, I. E. F. de S., Fonseca, G. F., & Dantas, A. T. da S. (2023). Inclusão de pessoas com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11504

Edição

Seção

Relato de experiência