Inclusão de pessoas com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Práticas PedagógicasResumo
Por muito tempo, as pessoas com deficiência têm enfrentado estereótipos limitantes, sendo considerados incapazes de realizar quaisquer atividades cotidianas, principalmente no âmbito escolar. A deficiência intelectual, intensifica essa realidade, principalmente quando associada ao contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o surgimento da educação inclusiva, associada a leis e políticas de educação especial, há o intuito de mudar o contexto de marginalização dessa população. Desse modo, objetivamos compreender as concepções docentes acerca do alunado com DI na EJA e como as práticas se desenvolvem, e para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória com professores da de adultos com DI. A partir das entrevistas realizadas, foi possível observar que os alunos com DI sofrem uma dupla exclusão no contexto escolar. Assim, ressaltamos a necessidade de docentes disporem de condições e compreensões pedagógicas que garantam ao alunado o direito a educação assegurado em sua completude.
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