Educação Física na Educação Infantil: relato de experiência do Estágio Supervisionado
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Educação Física, Educação InfantilResumo
O estágio é um instrumento curricular que aproxima os estudantes da realidade profissional, possibilitando vivências baseadas em observações e práticas supervisionadas, experimentando desafios e desenvolvendo habilidades que adquiriram ao longo da graduação. Com isso, o presente trabalho teve como propósito apresentar um relato de experiência do estágio supervisionado na Educação Infantil, no curso de Licenciatura em Educação Física no ano de 2022. Para isso, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os resultados descreveram as experiências vivenciadas no processo de observação do campo e a fase de intervenção direcionadas para uma turma do Infantil IV. Concluindo-se que o estágio supervisionado é um importante instrumento na formação do acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física por gerar uma importante vivência e uma reflexão sobre essas práticas e realidades da profissão.
Downloads
Referências
BASEI, Andréia Paula. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación, [S.L.], v. 47, n. 3, p. 1-12, 25 out. 2008. Organizacion de Estados Iberoamericanos. http://dx.doi.org/10.35362/rie4732352. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/2563Basei.pdf. Acesso em: 31 ago. 2023.
BRANDENBURG, Cristine; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 04 jul. 2023.
FLORES, Patric Paludett; CARAÇATO, Yedda Maria da Silva; ANVERSA, Ana Luiza Barbosa; SOLERA, Bruna; COSTA, Luciane Cristina Arantes da; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. Formação inicial de professores de educação física: um olhar para o estágio curricular supervisionado. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 61–68, 2018. 2019 .v17.n1.p61. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20107. Acesso em: 4 ago. 2023.
GOMES, Daniel Pinto; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; SANTIAGO, Joselita da Silva. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 8 jul. 2023.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Aninhá Vaguretê: reflexões simbólicas para a Educação Física no ritual do Torém dos índios Tremembé. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
PEREIRA, A. S. M. P. Aninhá Vaguretê: corpo e simbologia no ritual do Torém dos índios Tremembé. 1. ed. Curitiba, PR: Appris, 2020.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Práticas corporais indígenas: jogos, brincadeiras e lutas para implementação da Lei 11.645/08 na Educação Física escolar. Fortaleza: Aliás, 2021.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto. Educación Física en Brasil: recorrido histórico educativo de 1851 a 2017. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 22, n. 238, p. 94-101, 25 mar. 2018. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/93. Acesso em 2 ago. 2023.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; SOUZA, Symon Tiago Brandão. O discurso dos professores de Educação Física sobre sua prática pedagógica em saúde: um estudo na Rede Municipal de Fortaleza, CE. Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 25, Núm. 267, Ago, 2020. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1737/1260 Acesso em: 7 ago. 2023.
PIMENTA, Selam Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SOUSA, A. C. B.; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Paulo Freire, o andarilho da utopia: reflexões para a transformação social através da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3755. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3755. Acesso em: 7 ago. 2023.
SOUZA, Symon Tiago Brandão de; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; VENÂNCIO, Luciana. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 9 ago. 2023.
PEREIRA, João Marcos Saturnino; SANTOS, Alisson Rodrigues dos; XEREZ, Antônia Solange Pinheiro; SANTIAGO, Joselita da Silva; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. A tendência competitivista da Educação Física durante o período (1964-1985): a ascensão do esporte no Brasil. In: MAIA, Francisco Eraldo da Silva; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Tendências da Educação Física: novas aproximações. Alexa Cultural: São Paulo, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Cristina Rodrigues Marques, Samuel Nunes Oliveira, Joselita da Silva Santiago
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.