Educação Física na Educação Infantil: relato de experiência do Estágio Supervisionado
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Educação Física, Educação InfantilResumo
O estágio é um instrumento curricular que aproxima os estudantes da realidade profissional, possibilitando vivências baseadas em observações e práticas supervisionadas, experimentando desafios e desenvolvendo habilidades que adquiriram ao longo da graduação. Com isso, o presente trabalho teve como propósito apresentar um relato de experiência do estágio supervisionado na Educação Infantil, no curso de Licenciatura em Educação Física no ano de 2022. Para isso, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os resultados descreveram as experiências vivenciadas no processo de observação do campo e a fase de intervenção direcionadas para uma turma do Infantil IV. Concluindo-se que o estágio supervisionado é um importante instrumento na formação do acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física por gerar uma importante vivência e uma reflexão sobre essas práticas e realidades da profissão.
Downloads
Referências
BASEI, Andréia Paula. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación, [S.L.], v. 47, n. 3, p. 1-12, 25 out. 2008. Organizacion de Estados Iberoamericanos. http://dx.doi.org/10.35362/rie4732352. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/2563Basei.pdf. Acesso em: 31 ago. 2023.
BRANDENBURG, Cristine; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 04 jul. 2023.
FLORES, Patric Paludett; CARAÇATO, Yedda Maria da Silva; ANVERSA, Ana Luiza Barbosa; SOLERA, Bruna; COSTA, Luciane Cristina Arantes da; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. Formação inicial de professores de educação física: um olhar para o estágio curricular supervisionado. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 61–68, 2018. 2019 .v17.n1.p61. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20107. Acesso em: 4 ago. 2023.
GOMES, Daniel Pinto; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; SANTIAGO, Joselita da Silva. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 8 jul. 2023.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Aninhá Vaguretê: reflexões simbólicas para a Educação Física no ritual do Torém dos índios Tremembé. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
PEREIRA, A. S. M. P. Aninhá Vaguretê: corpo e simbologia no ritual do Torém dos índios Tremembé. 1. ed. Curitiba, PR: Appris, 2020.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Práticas corporais indígenas: jogos, brincadeiras e lutas para implementação da Lei 11.645/08 na Educação Física escolar. Fortaleza: Aliás, 2021.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto. Educación Física en Brasil: recorrido histórico educativo de 1851 a 2017. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 22, n. 238, p. 94-101, 25 mar. 2018. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/93. Acesso em 2 ago. 2023.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; SOUZA, Symon Tiago Brandão. O discurso dos professores de Educação Física sobre sua prática pedagógica em saúde: um estudo na Rede Municipal de Fortaleza, CE. Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 25, Núm. 267, Ago, 2020. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1737/1260 Acesso em: 7 ago. 2023.
PIMENTA, Selam Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SOUSA, A. C. B.; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Paulo Freire, o andarilho da utopia: reflexões para a transformação social através da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3755. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3755. Acesso em: 7 ago. 2023.
SOUZA, Symon Tiago Brandão de; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; VENÂNCIO, Luciana. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 9 ago. 2023.
PEREIRA, João Marcos Saturnino; SANTOS, Alisson Rodrigues dos; XEREZ, Antônia Solange Pinheiro; SANTIAGO, Joselita da Silva; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. A tendência competitivista da Educação Física durante o período (1964-1985): a ascensão do esporte no Brasil. In: MAIA, Francisco Eraldo da Silva; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Tendências da Educação Física: novas aproximações. Alexa Cultural: São Paulo, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Cristina Rodrigues Marques, Samuel Nunes Oliveira, Joselita da Silva Santiago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.