Sequência didática com o uso de massa de modelar para o ensino de desenho técnico

Autores

Palavras-chave:

Metodologia de ensino-aprendizagem, Visualização espacial, Vistas ortogonais, Massa de modelar

Resumo

A capacidade de visualização espacial é uma habilidade fundamental, tanto para o mundo profissional quanto social. No contexto educacional, o desenvolvimento dessa habilidade é um dos principais objetivos das disciplinas de Desenho Técnico. Alunos no Ensino Médio que cursam tais disciplinas, no entanto, apresentam, em geral, dificuldades na visualização espacial. Neste trabalho, apresentamos uma proposta de Sequência Didática envolvendo o manuseio de massa de modelar para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Desenho Técnico, bem como desenvolver outras habilidades tais como: criatividade, comunicação, capacidade de trabalhar em equipe e o espírito crítico. A Sequência Didática foi desenvolvida e aplicada a alunos do Ensino Médio. Foram coletados dados por meio de questionários e observações e estes foram trabalhados quanti-qualitativamente. Os resultados mostram que a proposta metodológica teve excelente receptividade dos alunos, assim como despertou o desenvolvimento da criatividade e da autoconfiança.

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Biografia do Autor

Marcelo Santos Damião, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professor na área de mecânica no IFSP – Campus Avaré S.P. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

Olavo Henrique Menin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professor de Física no IFSP – Campus Sertãozinho S.P. Doutor em Ciências na área de Física Aplicada à Medicina e Biologia.

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Publicado

2023-01-23

Como Citar

Damião, M. S., & Menin, O. H. (2023). Sequência didática com o uso de massa de modelar para o ensino de desenho técnico. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9452