Práticas de letramento na Educação Infantil: um estudo bibliográfico
Palavras-chave:
Letramento, Educação Infantil, Práticas pedagógicasResumo
Indica-se como tema articulador desta reflexão as práticas pedagógicas para o estímulo ao letramento infantil. Tais práticas se mostram como possibilidades de uma ação docente que combine os conhecimentos prévios das crianças de seu meio social, junto ao aporte teórico baseado na interação social. Neste aspecto, numa perspectiva qualitativa, de um estudo de natureza bibliográfico, buscou-se como objetivo central desta proposta refletir sobre as práticas de letramento na Educação Infantil no município de Fortaleza, a partir de uma revisão de literatura. Com base nos estudos de Soares (2003; 2011) e Kleiman (2007). E ainda nos documentos que amparam a prática docente na Educação Infantil no município de Fortaleza; pode-se averiguar que as práticas de letramento se apresentam indispensáveis à realidade das crianças na educação infantil, pois são elas que preparam os alunos para experiências de leitura e escrita.
Downloads
Referências
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2° ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. (Conteúdo: Leis de diretrizes e bases da educação nacional – Lei n° 9.394/1996).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2016.
KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.
MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 24. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993. (Coleção Temas Sociais).
PEIXOTO, Cynthia Santuchi; et al. Letramento: você pratica? Disponível em:
http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno09-06.html. Acesso em:
ago. 2023.
SACRISTÁN, J. G. O que move a ação educativa? A racionalidade possível na pós-modernidade e a relação teoria-prática. In: SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Tradução: Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, [s. l.], v. 9, n. 52, p. 1-9, ago. 2003.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2011.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização: colocações para uma reflexão sobre distúrbios de aprendizagem. Revista Psicopedagógica, [s. l.], v. 14, n. 32, p. 41-44, jan. 1996.
UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115. Acesso em: 28 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Karla Gomes Barbosa, Ana Larisse do Nascimento Maranhão, Marcela Alexandre Rodrigues Caetano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.