Práticas de letramento na Educação Infantil: um estudo bibliográfico

Autores

Palavras-chave:

Letramento, Educação Infantil, Práticas pedagógicas

Resumo

Indica-se como tema articulador desta reflexão as práticas pedagógicas para o estímulo ao letramento infantil. Tais práticas se mostram como possibilidades de uma ação docente que combine os conhecimentos prévios das crianças de seu meio social, junto ao aporte teórico baseado na interação social. Neste aspecto, numa perspectiva qualitativa, de um estudo de natureza bibliográfico, buscou-se como objetivo central desta proposta refletir sobre as práticas de letramento na Educação Infantil no município de Fortaleza, a partir de uma revisão de literatura. Com base nos estudos de Soares (2003; 2011) e Kleiman (2007). E ainda nos documentos que amparam a prática docente na Educação Infantil no município de Fortaleza; pode-se averiguar que as práticas de letramento se apresentam indispensáveis à realidade das crianças na educação infantil, pois são elas que preparam os alunos para experiências de leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Ana Karla Gomes Barbosa, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ana Larisse do Nascimento Maranhão, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Doutoranda em Educação (UFC). Mestre em Educação (UFC). Especialista em Alfabetização e Letramento (PLUS) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UVA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Marcela Alexandre Rodrigues Caetano, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Mestranda em Educação (UFC). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Barbosa, A. K. G., Maranhão, A. L. do N., & Caetano, M. A. R. (2023). Práticas de letramento na Educação Infantil: um estudo bibliográfico. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–20. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11605

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