Estágio supervisionado: saberes, experiências e desafios dos discentes do curso de Pedagogia

Autores

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação de professores, Curso de pedagogia

Resumo

Este estudo tem como intenção compreender quais saberes docentes foram desenvolvidos na formação dos discentes do curso de licenciatura em pedagogia da UECE que  participaram da disciplina de estágio supervisionado. Na metodologia a natureza é aplicada com a abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica. Na coleta de dados foi utilizado o método Snowball, e o instrumento foi o questionário via Google formulário e para análise de dados recorremos à análise de conteúdo da autora Minayo (2002). Assim, o lócus foi a Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus do Itaperi-Ce. Os autores que serão apresentados como aportes teóricos são: Pimenta (2006); Minayo (2002) e Tardif (2002) entre outros. Para realizar a pesquisa com os seres humanos utilizamos a Resolução n° 510 de 07 de Abril de 2016. Dessa maneira, compreendemos que a formação de professores é constituída no curso de pedagogia, no qual o estágio supervisionado promove a relação teoria e prática.

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Biografia do Autor

Maria Maiara Sousa Patricio, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como orientador de área Prof. Dr. Antônio Luiz de Oliveira Barreto.

Ítalo Breno Rocha Roseira, Secretária Municipal de Fortaleza

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor pela Secretária Municipal de Fortaleza.

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Patricio, M. M. S., & Roseira, Ítalo B. R. (2023). Estágio supervisionado: saberes, experiências e desafios dos discentes do curso de Pedagogia . Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–21. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11597