Estágio supervisionado: saberes, experiências e desafios dos discentes do curso de Pedagogia
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Formação de professores, Curso de pedagogiaResumo
Este estudo tem como intenção compreender quais saberes docentes foram desenvolvidos na formação dos discentes do curso de licenciatura em pedagogia da UECE que participaram da disciplina de estágio supervisionado. Na metodologia a natureza é aplicada com a abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica. Na coleta de dados foi utilizado o método Snowball, e o instrumento foi o questionário via Google formulário e para análise de dados recorremos à análise de conteúdo da autora Minayo (2002). Assim, o lócus foi a Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus do Itaperi-Ce. Os autores que serão apresentados como aportes teóricos são: Pimenta (2006); Minayo (2002) e Tardif (2002) entre outros. Para realizar a pesquisa com os seres humanos utilizamos a Resolução n° 510 de 07 de Abril de 2016. Dessa maneira, compreendemos que a formação de professores é constituída no curso de pedagogia, no qual o estágio supervisionado promove a relação teoria e prática.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Isabel; PIMENTA, Selma Garrido. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. Brasília: MEC, 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html.
Acesso em: 13 mai. 2023.
CARVALHO, Ademar de Lima. Os caminhos perversos da educação: a luta pela
apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: Edufmt, 2005.
FREITAS, Bruno Miranda; COSTA, Elisangela André da Silva; LIMA, Maria Socorro Lucena. O estágio curricular supervisionado e construção da profissionalidade docente. Revista Expressão Católica, Quixadá, v. 6, n. 1, p. 36-42, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v6i1.2090. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324851324_O_ESTAGIO_CURRICULAR_SUPERVISIONADO_E_CONSTRUCAO_DA_PROFISSIONALIDADE_DOCENTE. Acesso em: 13 maio 2023.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. “Pedagogia e Pedagogos para quê?” São Paulo: Cortez, 2005.
MINAYO, Marília Cecília. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Resolução n. 1379/2017: Consu, de 06 de dezembro de 2017. Fortaleza: UECE, 2017.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores – Unidade Teoria e Prática?. São Paulo: Cortez, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, Izabela Teodoro; PAIVA, Andressa Bernini; MAGALHÃES, Cassiana. A experiência do estágio na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: primeiros apontamentos. Revista Eletrônica Pro-Docência/UEL, Londrina, v. 1, n. 4, p. 79-87, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%2008%20-%20p.%2079%20a%2087.pdf. Acesso em: 25 jul. 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Tematicas, Campinas, SP, v. 22, n. 44, p. 203–220, 2014. DOI: 10.20396/tematicas.v22i44.10977. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977. Acesso em: 01 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Maiara Sousa Patricio, Ítalo Breno Rocha Roseira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.