Autismo e Educação Básica: um relato de experiência do projeto UniTEA
Palavras-chave:
Educação Básica, Educação inclusiva, Relato de experiência, Transtorno do Espectro AutistaResumo
Um dos maiores desafios da sociedade é o de proporcionar uma Educação Inclusiva para atender às demandas dos alunos da Educação Básica (EB) que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, objetivamos expor sobre a experiência dos extensionistas do projeto Universo TEA – UniTEA, referente a uma aula ministrada sobre conceitos chaves do TEA e a problemática da educação de crianças com autismo para professoras da EB, de uma escola particular de Fortaleza/CE. O presente estudo trata de um relato de experiência, de caráter descritivo e qualitativo, sobre a experiência vivenciada por membros do UniTEA. O momento foi bastante enriquecedor, tanto para as professoras, como para as extensionistas. As discussões geradas versaram sobre os desafios de educar uma criança com TEA e a aceitação do diagnóstico pelos pais. Conclui-se que a palestra teve boa aceitação pelo corpo docente, criando conversas favoráveis sobre a Educação Inclusiva em crianças com TEA.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA-APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
DE AGUIAR, M. C. M.; PONDÉ, M. P. Autism: impact of the diagnosis in the parents. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 69, n. 3, p. 149-155, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852020000300149&tlng=en. Acesso em: 31 jul. 2023.
BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002, 21 p. Disponível em: https://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/B/BAPTISTA_Claudio_Roberto/Autismo_Educacao/Lib/Amostra.pdf?fromwebsite. Acesso em: 31 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.861, de 18 de julho de 2019. Altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13861.htm. Acesso em: 29 jul. 2023.
CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC). Data & statistics on autism spectrum disorder. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html. Acesso em: 28 mai. 2023.
CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia práticas educacionais na escola e na família. 8. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2019, 206 p.
FAVORETO, N. C.; LAMONICA, D. A. C. Conhecimentos e necessidades dos professores em relação aos transtornos do espectro autístico. Revista Educação Especial, v. 20, n. 1, p. 103-116, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/QRspYNYnBNvzjTvrbzszbQm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 de ago. 2023.
FARIA, K. T.; TEIXEIRA, M. C. T. V.; CARREIRO, L. R. R.; AMOROSO, V.; PAULA, C. S. Atitudes e práticas pedagógicas de inclusão para o aluno com autismo. Revista Educação Especial, v. 31, n. 61, p. 353-370, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28701/pdf. Acesso em: 15 de jul. 2023.
HARRISON, A. J. et al. Desenvolvimento de uma intervenção breve para melhorar o conhecimento sobre autismo e estratégias comportamentais entre pais na Tanzânia. Deficiências do Desenvolvimento Intelectual, v.54, n. 3, p. 187-201, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/MkXJFCRQ4tPk83fXRgkQn8R/. Acesso em: 20 jul. 2023.
LEMOS, E. L. D. M. D.; SALOMÃO, N. M. R.; AGRIPINO-RAMOS, C. S. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre sociais no contexto escolar. Revista Educação Especial, v. 20, n. 1, p. 117-130, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbee/a/GS4c9BPW9PW8ZqzBGjx7Kzj/. Acesso em: 15 jul. 2023.
LIMA, S. M.; LAPLANE, A. L. F. Escolarização de Alunos com Autismo. Revista Educação Especial, v. 22, n. 2, p. 269-284, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/93w7MM64pfrMWrPTKmqxSBh/. Acesso em: 23 de jul. 2023.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Autism. 2023. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders. Acesso em: 13 jul. 2023.
SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 15 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quezia Damaris Jones Severino Vasconcelos, Luana Cardoso Bandeira de Araújo, Sayd Douglas Rolim Carneiro Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.