Autismo e Educação Básica: um relato de experiência do projeto UniTEA
Palavras-chave:
Educação Básica, Educação inclusiva, Relato de experiência, Transtorno do Espectro AutistaResumo
Um dos maiores desafios da sociedade é o de proporcionar uma Educação Inclusiva para atender às demandas dos alunos da Educação Básica (EB) que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, objetivamos expor sobre a experiência dos extensionistas do projeto Universo TEA – UniTEA, referente a uma aula ministrada sobre conceitos chaves do TEA e a problemática da educação de crianças com autismo para professoras da EB, de uma escola particular de Fortaleza/CE. O presente estudo trata de um relato de experiência, de caráter descritivo e qualitativo, sobre a experiência vivenciada por membros do UniTEA. O momento foi bastante enriquecedor, tanto para as professoras, como para as extensionistas. As discussões geradas versaram sobre os desafios de educar uma criança com TEA e a aceitação do diagnóstico pelos pais. Conclui-se que a palestra teve boa aceitação pelo corpo docente, criando conversas favoráveis sobre a Educação Inclusiva em crianças com TEA.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA-APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
DE AGUIAR, M. C. M.; PONDÉ, M. P. Autism: impact of the diagnosis in the parents. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 69, n. 3, p. 149-155, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852020000300149&tlng=en. Acesso em: 31 jul. 2023.
BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002, 21 p. Disponível em: https://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/B/BAPTISTA_Claudio_Roberto/Autismo_Educacao/Lib/Amostra.pdf?fromwebsite. Acesso em: 31 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.861, de 18 de julho de 2019. Altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13861.htm. Acesso em: 29 jul. 2023.
CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC). Data & statistics on autism spectrum disorder. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html. Acesso em: 28 mai. 2023.
CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia práticas educacionais na escola e na família. 8. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2019, 206 p.
FAVORETO, N. C.; LAMONICA, D. A. C. Conhecimentos e necessidades dos professores em relação aos transtornos do espectro autístico. Revista Educação Especial, v. 20, n. 1, p. 103-116, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/QRspYNYnBNvzjTvrbzszbQm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 de ago. 2023.
FARIA, K. T.; TEIXEIRA, M. C. T. V.; CARREIRO, L. R. R.; AMOROSO, V.; PAULA, C. S. Atitudes e práticas pedagógicas de inclusão para o aluno com autismo. Revista Educação Especial, v. 31, n. 61, p. 353-370, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28701/pdf. Acesso em: 15 de jul. 2023.
HARRISON, A. J. et al. Desenvolvimento de uma intervenção breve para melhorar o conhecimento sobre autismo e estratégias comportamentais entre pais na Tanzânia. Deficiências do Desenvolvimento Intelectual, v.54, n. 3, p. 187-201, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/MkXJFCRQ4tPk83fXRgkQn8R/. Acesso em: 20 jul. 2023.
LEMOS, E. L. D. M. D.; SALOMÃO, N. M. R.; AGRIPINO-RAMOS, C. S. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre sociais no contexto escolar. Revista Educação Especial, v. 20, n. 1, p. 117-130, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbee/a/GS4c9BPW9PW8ZqzBGjx7Kzj/. Acesso em: 15 jul. 2023.
LIMA, S. M.; LAPLANE, A. L. F. Escolarização de Alunos com Autismo. Revista Educação Especial, v. 22, n. 2, p. 269-284, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/93w7MM64pfrMWrPTKmqxSBh/. Acesso em: 23 de jul. 2023.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Autism. 2023. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders. Acesso em: 13 jul. 2023.
SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 15 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quezia Damaris Jones Severino Vasconcelos, Luana Cardoso Bandeira de Araújo, Sayd Douglas Rolim Carneiro Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.