Autismo e Educação Básica: um relato de experiência do projeto UniTEA

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Educação inclusiva, Relato de experiência, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Um dos maiores desafios da sociedade é o de proporcionar uma Educação Inclusiva para atender às demandas dos alunos da Educação Básica (EB) que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, objetivamos expor sobre a experiência dos extensionistas do projeto Universo TEA – UniTEA, referente a uma aula ministrada sobre conceitos chaves do TEA e a problemática da educação de crianças com autismo para professoras da EB, de uma escola particular de Fortaleza/CE. O presente estudo trata de um relato de experiência, de caráter descritivo e qualitativo, sobre a experiência vivenciada por membros do UniTEA. O momento foi bastante enriquecedor, tanto para as professoras, como para as extensionistas. As discussões geradas versaram sobre os desafios de educar uma criança com TEA e a aceitação do diagnóstico pelos pais. Conclui-se que a palestra teve boa aceitação pelo corpo docente, criando conversas favoráveis sobre a Educação Inclusiva em crianças com TEA.

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Biografia do Autor

Quezia Damaris Jones Severino Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará

Nutricionista graduada pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre profissional em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará. Doutoranda em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará. Integrante do projeto de extensão UniTEA/UECE.

Luana Cardoso Bandeira de Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual do Ceará. Extensionista do projeto de extensão Universo TEA (UniTEA).

Sayd Douglas Rolim Carneiro Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UECE). Especialista em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico pela Faculdade Estácio (FIC). Mestre e doutorando em Ciências Fisiológicas pela UECE.

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

Vasconcelos, Q. D. J. S., Araújo, L. C. B. de, & Oliveira, S. D. R. C. (2023). Autismo e Educação Básica: um relato de experiência do projeto UniTEA. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11588

Edição

Seção

Relato de experiência

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