Residência pedagógica e inclusão de alunos com deficiência intelectual

Autores

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Deficiência Intelectual, Formação Inicial

Resumo

Este relato visa mostrar as vivências em sala de aula com alunos que têm deficiência intelectual (DI) no intuito de explicitar como o pedagogo pode atuar na formação desses alunos no seu processo de alfabetização. O objetivo deste trabalho foi descrever as experiências de ensino com alunos com DI e mostrar como o PRP nos proporciona essa vivência imprescindível para a nossa formação. Desse modo, esta pesquisa é de cunho bibliográfico e documental. Em conclusão, as atividades realizadas durante o módulo I da residência foram cuidadosamente planejadas de acordo com as capacidades e limitações das crianças. Observou-se que elas participaram ativamente, envolvendo-se em diversas atividades como escrita, diálogo, jogos e momentos de diversão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gessica de Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Licenciatura em Pedagogia, bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Leonardo Brito Martins, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Licenciatura em Pedagogia, bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Referências

BRASIL. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência mental. Brasília, 2007.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Estabelece diretrizes para a elaboração e implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e da outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 abr. 2013. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 22.Jul.2023.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Nota Técnica Nº 09/2010. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

BUENO, J. G. A produção social da identidade do anormal. In: M. C. Freitas (org.) História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, p. 159-182, 1997.

CIRILO, M. A. Deficiência mental e discurso pedagógico contemporâneo. 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2008.

CORDE - Conferência Mundial Sobre Necessidades Educacionais Especiais. (1994). Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília, CORDE.

DUEK, V. P. Docência e inclusão: reflexões sobre a experiência de ser professor no contexto da escola inclusiva. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2006.

FUNDAÇÃO CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 28 fev. 2023.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil-UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL. Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo. Instituto Inclusão Brasil, Disponível em: https://institutoinclusaobrasil.com.br/deficiencia-intelectual-ou-atraso-cognitivo/. Acesso em: 30 mar. 2023.

INSTITUTO PEBIOÉTICA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). Disponível em: https://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em: 18. jul. 2023.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: que é? por quê? como fazer? 1. Reimpressão – São Paulo: Summus, 2015.

OZAN, Daiane; LEAL, Luciana; MARTA, Mirella; Deficiente intelectual: A inclusão e os desafios nos anos iniciais do ensino. Revista Tema On-Line, vol. 1, no 1, mar. de 2023. Disponível em: publicacoes.uniesp.edu.br, https://publicacoes.uniesp.edu.br/index.php/9/article/view/7. Acesso em: 22. jul. 2023.

PLETSCH, Márcia Denise. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. Rio de Janeiro: Nau: Edur, 2010.

SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança aprende a ler e escrever. São Paulo: Contexto , 2020.

SOUZA, Symon Tiago Brandão de; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; VENÂNCIO, Luciana. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e48178, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.8178

UNESCO. Declaração mundial de educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia, 1990.

VELTRONE, Aline Aparecida; MENDES, Enicéia Gonçalves Mendes. Descrição das propostas do Ministério da Educação na avaliação da deficiência intelectual. Paidéia, v. 21, n. 50, 2011.

VELTRONE, Aline Aparecida; MENDES, Enicéia Gonçalves Mendes. Impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Educação em Perspectiva, vol. 3, no 2, 2012. periodicos.ufv.br, https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.235.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Castro, A. G. de, & Martins, L. B. (2023). Residência pedagógica e inclusão de alunos com deficiência intelectual. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11442