Sequência didática com metodologias ativas no ensino de física à luz da aprendizagem significativa

Autores

Palavras-chave:

Aprendizado significativo, Aula de Física, Ensino, Metodologias diferenciadas

Resumo

Neste trabalho foi aplicada uma sequência didática á luz da aprendizagem significativa com base nas metodologias ativas de ensino, através da demonstração de atividades na disciplina de metodologia do ensino de Física, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos. O estudo baseia-se na perspectiva da abordagem qualitativa através da experiência vivenciada em processo educativo na disciplina de metodologia do ensino de física no ensino remoto. Foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática em formato remoto organizada em cinco etapas, planejadas por meio de discussões problematizadas utilizando metodologias ativas à luz da teoria da aprendizagem significativa. O estudo evidencia que a sequência didática utilizando metodologias diferenciadas se contrapõe a monotonia do tradicionalismo educacional contribuindo para a construção do aprendizado no ensino de Física de forma significativa.

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Biografia do Autor

Marcos Vinícius Andrade, Universidade Federal do Piauí

Aluno do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza. Integrante bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Fábio Soares da Paz, Universidade Federal do Piauí

Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática (UFU). Mestre em Educação pela UFPI (2014). Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Licenciado em Física (UFPI).

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Publicado

2023-01-11

Como Citar

Andrade, M. V., & Paz, F. S. da. (2023). Sequência didática com metodologias ativas no ensino de física à luz da aprendizagem significativa. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9607