Relato de experiência na Educação Física na Escola Municipal Renato Mota

Autores

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Educação Física, Educação Infantil

Resumo

O estágio supervisionado possibilita acompanhar de perto todas as facilidades e dificuldades do ofício da profissão docente, tendo nessa ocasião a possibilidade de colocar em prática a teoria estudada desde a fase inicial do curso. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência do estágio supervisionado do curso de Educação Física na Educação Infantil, na Escola Municipal Renato Mota no ano de 2022. Para isso, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os resultados descreveram a experiência dividida em dois momentos: a observação do campo e a fase de intervenção, direcionadas para uma turma do Infantil V. Concluindo-se que o estágio confirma a importância de um professor de Educação Física na Educação Infantil e ainda que o estágio contribui para a formação das identidades docentes e auxiliando como elo de ligação entre a teoria e a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Rodrigues Marques, Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Especialista em Administração Escolar e Orientação Educacional  pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Estudante do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece/UAB) polo Maranguape. Professora da Prefeitura Municipal e Maracanaú. Integrante do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade.

Samuel Nunes Oliveira, Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Especialista em Administração financeira pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Lourenço Filho. Gestor no estúdio de pilates e fisioterapia Espaço Vida Leve. Estudante do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece/UAB) polo Maranguape. Integrante do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade.

Referências

BASEI, Andréia Paula. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación, [S.L.], v. 47, n. 3, p. 1-12, 25 out. 2008. Organizacion de Estados Iberoamericanos. http://dx.doi.org/10.35362/rie4732352.

BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A. S. M.; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 31 jul. 2023.

PEREIRA, A. S. M.; GOMES, D. P. Educación Física en Brasil: recorrido histórico educativo de 1851 a 2017. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 22, n. 238, p. 94-101, 25 mar. 2018. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/93. Acesso em: 9 set. 2023.

GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. S. S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 9 out. 2023.

ISSE, S. F.; MOLINA NETO, V. Estágio supervisionado na formação de professors de Educação Física: produções científicas sobre o tema. Journal of Physical Education, Maringá, v. 27, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145. Acesso em: 10 set. 2023.

PEREIRA, A. S. M. Aninhá Vaguretê: reflexões simbólicas para a Educação Física no ritual do Torém dos índios Tremembé. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciência da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Natal, 2019.

PEREIRA, A. S. M. Aninhá Vaguretê: corpo e simbologia no ritual do Torém dos índios Tremembé. 1. ed. Curitiba, PR: Appris, 2020.

PEREIRA, A. S. M. Práticas corporais indígenas: jogos, brincadeiras e lutas para implementação da Lei 11.645/08 na Educação Física escolar. Fortaleza: Aliás, 2021.

PEREIRA, A. S. M.; SOUZA, S. T. B. O discurso dos professores de Educação Física sobre sua prática pedagógica em saúde: um estudo na Rede Municipal de Fortaleza, CE. Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 25, Núm. 267, Ago, 2020. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1737/1260 Acesso em: 10 out. 2023.

SANTIAGO, J. da S.; MAIA, F. E. da S.; PEREIRA, A. S. M. Posibilidades de aplicación de la temática afrobrasileña en Educación Física escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 263, p. 73-92, 21 abr. 2020. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1828. Acesso em: 29 ago. 2023.

SILVA, M. A. da; FENSTERSEIFER, P. E.; PRESTES, F. da S. A Educação Física escolar como um caminho para a cultura do bem viver. Revista Ñanduty, [S. l.], v. 11, n. 17, p. 118–136, 2023. DOI: 10.30612/nty.v11i17.16821. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/nanduty/article/view/16821. Acesso em: 18 set. 2023.

SOUSA, A. C. B.; PEREIRA, A. S. M. Paulo Freire, o andarilho da utopia: reflexões para a transformação social através da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3755. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3755. Acesso em: 7 ago. 2023.

SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; GOMES, D. P.; MONTE, T. da C. L. do; BRASILEIRO, F. C.; MOREIRA, F. J. F.; SANTOS, C. Á. L. dos; NOGUEIRA, P. H. S.; GUEDES, M. B. S.; BORGES, L. N. Formação inicial e prática profissional docente: narrativa de uma professora de Educação Física. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 9, p. e3611931546, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31546. Acesso em: 31 jul. 2023.

Publicado

2023-10-21

Como Citar

Marques, A. C. R., & Oliveira, S. N. (2023). Relato de experiência na Educação Física na Escola Municipal Renato Mota. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11762

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)