Ressignificação de experiências das crianças na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Familiares, Experiências, Educação Infnatil, Roda de conversa

Resumo

A turma integral do Infantil III B, do Centro de Educação Infantil Rachel de Queiroz, Fortaleza, Ceará, Brasil, tem um espaço naturalmente aberto para expor suas ideias, interesses, desejos, sentimentos ou necessidades. Nesse sentido, a temática geral, objetivo, metodologia, principais resultados e conclusões, abordam que, por exemplo, essas oportunidades acontecem diariamente ou quando espontaneamente dialogamos sobre o final de semana, a respeito das expectativas para as próximas experiências ou vivências já realizadas junto com seus familiares. Os pontos norteadores da conversa são os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, dispostos na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018).

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Biografia do Autor

Débora Lima Sucupira, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora pedagoga na rede pública Municipal de Fortaleza. Especialista em Educação Infantil e psicomotricidade clínica pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

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Publicado

2023-09-16

Como Citar

Sucupira, D. L. (2023). Ressignificação de experiências das crianças na Educação Infantil. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11433

Edição

Seção

Relato de experiência