O conceito de região na geografia escolar
Palavras-chave:
Região, Geografia Escolar, Educação BásicaResumo
O presente artigo tem como objetivo maior, analisar a utilização do conceito de região em algumas escolas de ensino fundamental em Teresina-PI. No ensino básico, o conceito de região aborda mais regionalização do Brasil, regionalização da América e Europa, e é exatamente esse ponto que instigou a pesquisa, pois como um conceito tão abrangente e chave da geografia espera-se que tenha mais espaço nos assuntos exposto em aula. A partir disso realizamos análises bibliográficas de autores que abordam o conceito de região (Corrêa 2003; Haesbaert 2010; Santos 1978; Gomes 1995), além de autores que trabalham com ensino de Geografia (Guerra 2020; Fernandes 2023). Por este motivo, entrevistamos professores de geografia que trabalham no ensino fundamental, e através de entrevistas (realizadas pessoalmente) questionamos se isso realmente acontece e pedimos seu ponto de vista sobre a situação.
Downloads
Referências
BELO, Evelyn Monari; FERREIRA, Gustavo Henrique Cepolini. A importância da geografia em sala de aula: o desafio de um ensino capaz de formar o cidadão. Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 2, n. 2, p. 65-82, jul./dez. 2012.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.
SANTOS, Milton. O trabalho do geógrafo no Terceiro Mundo. São Paulo: Hucitec, 1978.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. in: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e teorias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 49 – 76, 1995.
HAESBAERT, Rogério. Regional global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
RÊGO, Nicéia de Jesus Ferreira. A construção do conceito de região no ensino de
geografia. Fecilcam, p.1-12, 2013.
CARVALHO, Lima Gisélia. Região: a evolução de uma categoria de análise da
geografia. Boletim goiano de geografia, vol. 22, n. 11, jan/jun de 2002.
GUERRA, Fábio Soares; Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530. Acesso em: 27 fev. 2023.
FERNANDES, Aleksandra Nogueira de Oliveira; FERNANDES, Stenio de Brito. Reformas educacionais e o “novo” ensino médio: superação do dualismo. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8716. Acesso em: 15 fev. 2023.
EVANGELISTA, Armstrong Miranda. A região no ensino de Geografia: fundamentos da prática professoral. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3336. Acesso em: 27 fev. 2023.
SILVA, Maria do Socorro Ferreira da Silva; Silva, Edimilson Gomes da. O ensino da geografia e a construção dos conceitos científicos geográficos. VI colóquio internacional, São Cristovão – SE, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo Rafael Santos Côelho, Luana Silva Marques de Macêdo, Jorge Martins Filho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.