O conceito de região na geografia escolar
Palavras-chave:
Região, Geografia Escolar, Educação BásicaResumo
O presente artigo tem como objetivo maior, analisar a utilização do conceito de região em algumas escolas de ensino fundamental em Teresina-PI. No ensino básico, o conceito de região aborda mais regionalização do Brasil, regionalização da América e Europa, e é exatamente esse ponto que instigou a pesquisa, pois como um conceito tão abrangente e chave da geografia espera-se que tenha mais espaço nos assuntos exposto em aula. A partir disso realizamos análises bibliográficas de autores que abordam o conceito de região (Corrêa 2003; Haesbaert 2010; Santos 1978; Gomes 1995), além de autores que trabalham com ensino de Geografia (Guerra 2020; Fernandes 2023). Por este motivo, entrevistamos professores de geografia que trabalham no ensino fundamental, e através de entrevistas (realizadas pessoalmente) questionamos se isso realmente acontece e pedimos seu ponto de vista sobre a situação.
Downloads
Referências
BELO, Evelyn Monari; FERREIRA, Gustavo Henrique Cepolini. A importância da geografia em sala de aula: o desafio de um ensino capaz de formar o cidadão. Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 2, n. 2, p. 65-82, jul./dez. 2012.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.
SANTOS, Milton. O trabalho do geógrafo no Terceiro Mundo. São Paulo: Hucitec, 1978.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. in: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e teorias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 49 – 76, 1995.
HAESBAERT, Rogério. Regional global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
RÊGO, Nicéia de Jesus Ferreira. A construção do conceito de região no ensino de
geografia. Fecilcam, p.1-12, 2013.
CARVALHO, Lima Gisélia. Região: a evolução de uma categoria de análise da
geografia. Boletim goiano de geografia, vol. 22, n. 11, jan/jun de 2002.
GUERRA, Fábio Soares; Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530. Acesso em: 27 fev. 2023.
FERNANDES, Aleksandra Nogueira de Oliveira; FERNANDES, Stenio de Brito. Reformas educacionais e o “novo” ensino médio: superação do dualismo. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8716. Acesso em: 15 fev. 2023.
EVANGELISTA, Armstrong Miranda. A região no ensino de Geografia: fundamentos da prática professoral. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3336. Acesso em: 27 fev. 2023.
SILVA, Maria do Socorro Ferreira da Silva; Silva, Edimilson Gomes da. O ensino da geografia e a construção dos conceitos científicos geográficos. VI colóquio internacional, São Cristovão – SE, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo Rafael Santos Côelho, Luana Silva Marques de Macêdo, Jorge Martins Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.