Oficina sobre busca de fontes bibliográficas e sua contribuição na construção de projetos de pesquisa
Palavras-chave:
Fontes bibliográficas, Projetos de pesquisa, Pesquisa educacional, Formação inicial, Busca científicaResumo
Este relato de experiência objetiva a apresentação de uma oficina teórico-prática sobre a busca de fontes bibliográficas e sua contribuição na construção dos projetos de pesquisa de licenciandos. A oficina foi ministrada para os discentes da disciplina Pesquisa Educacional, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE. A sistematização deste relato se deu por meio de observações e registros no decorrer da oficina; auto avaliação reflexiva; e, considerações da professora da disciplina sobre suas percepções do desempenho dos discentes na finalização dos seus projetos. A partir desse exercício descritivo-reflexivo, sustentado por estudos como os de Freire (2002), Minayo (2015), Paviani e Fontana (2009), e outros, observou-se a importância da oficina considerando seus aspectos pedagógicos e formativos para a apropriação e construção de conhecimentos teóricos e práticos sobre a prática científica, além da reflexão sobre o processo investigativo.
Downloads
Referências
ANFOPE, Documento Final. VII Encontro Nacional. Belo Horizonte. 1996. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/8%C2%BA-Encontro-Documento-Final-1986.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023.
BELL, Judith. Revisão Teórica. In: BELL, Judith. Projeto de Pesquisa: Guia para pesquisadores iniciantes em Educação, Saúde e Ciências Sociais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 89-99.
BRASIL. Palácio do Planalto. Lei nº 010172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
BRASIL. Palácio do Planalto. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 ago. 2023.
CRESWELL, John W. Revisão da Literatura. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. p.43-63.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de Farias. Pesquisa Educacional. Programa da Disciplina, semestre 2023.1. Curso de Pedagogia. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza – Centro de Educação. Fortaleza: UECE, 2023. 4p. (mimeo).
FARIAS, Isabel Maria Sabino; LEAL, Lyanna Lourdes Lima; MAIA, Samily Oliveira. Iniciação à pesquisa em contexto de formação inicial de professores: apontamentos sobre uma experiência. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9281. Acesso em: 24 ago. 2023.
FARIAS, Mônica Façanha; LEITINHO, Meirecele Caliope; CARDOSO, Nilson de Souza. O ensino com pesquisa: contextualização e reflexões metodológicas. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; THERRIEN, Silvia Maria Nóbrega; CARVALHO, Antonia Dalva França (Orgs.). Diálogos sobre formação de professores: Olhares Plurais. Terezina: EDUFPI, 2012. p. 15-27.
FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. São Paulo: Artmed, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101- 73302010000400016&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 23 ago. 2023.
GOMES, Daniel Libonati; BENCHIMOL, Alegria Celia; BARROS, Thiago Henrique Bragato. O uso de ferramentas de busca e acesso a artigos acadêmicos pelos pesquisadores brasileiros. Inf. & Soc.: Est, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 141-154, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/38113. Acesso em: 20 ago. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2015.
NUNES, João Batista Carvalho. Busca científica na pesquisa em Educação: tendências atuais. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010. p. 21-32.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; et al. Oficina de elaboração de comunicação e escrita científica com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e profissão, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 252-263, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282031845018. Acesso em: 20 ago. 2023.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relatos de uma experiência. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 77-88, mai./ago. 2009. Disponível em: https://www.anpof.org.br/periodicos/conjectura-filosofia-e-educacao/leitura/692/25305. Acesso em: 10 ago. 2023.
VERDE, Ana Paulo dos Santos Reinaldo; MARTINS, Elcimar Simão. Docência no ensino superior: entre a experiência e o experimento. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, nov. 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9163. Acesso em: 20 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sandy Lima Costa, Iris Martins de Souza Castro, Isabel Maria Sabino de Farias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.