Oficina sobre busca de fontes bibliográficas e sua contribuição na construção de projetos de pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Fontes bibliográficas, Projetos de pesquisa, Pesquisa educacional, Formação inicial, Busca científica

Resumo

Este relato de experiência objetiva a apresentação de uma oficina teórico-prática sobre a busca de fontes bibliográficas e sua contribuição na construção dos projetos de pesquisa de licenciandos. A oficina foi ministrada para os discentes da disciplina Pesquisa Educacional, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE. A sistematização deste relato se deu por meio de observações e registros no decorrer da oficina; auto avaliação reflexiva; e, considerações da professora da disciplina sobre suas percepções do desempenho dos discentes na finalização dos seus projetos. A partir desse exercício descritivo-reflexivo, sustentado por estudos como os de Freire (2002), Minayo (2015), Paviani e Fontana (2009), e outros, observou-se a importância da oficina considerando seus aspectos pedagógicos e formativos para a apropriação e construção de conhecimentos teóricos e práticos sobre a prática científica, além da reflexão sobre o processo investigativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandy Lima Costa, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Educação Infantil na rede pública de ensino no município de Fortaleza.

Iris Martins de Souza Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Letras/Língua Portuguesa pela mesma instituição. Professora efetiva da Rede de Ensino do Estado do Ceará.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Referências

ANFOPE, Documento Final. VII Encontro Nacional. Belo Horizonte. 1996. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/8%C2%BA-Encontro-Documento-Final-1986.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023.

BELL, Judith. Revisão Teórica. In: BELL, Judith. Projeto de Pesquisa: Guia para pesquisadores iniciantes em Educação, Saúde e Ciências Sociais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 89-99.

BRASIL. Palácio do Planalto. Lei nº 010172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

BRASIL. Palácio do Planalto. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 ago. 2023.

CRESWELL, John W. Revisão da Literatura. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. p.43-63.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de Farias. Pesquisa Educacional. Programa da Disciplina, semestre 2023.1. Curso de Pedagogia. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza – Centro de Educação. Fortaleza: UECE, 2023. 4p. (mimeo).

FARIAS, Isabel Maria Sabino; LEAL, Lyanna Lourdes Lima; MAIA, Samily Oliveira. Iniciação à pesquisa em contexto de formação inicial de professores: apontamentos sobre uma experiência. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9281. Acesso em: 24 ago. 2023.

FARIAS, Mônica Façanha; LEITINHO, Meirecele Caliope; CARDOSO, Nilson de Souza. O ensino com pesquisa: contextualização e reflexões metodológicas. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; THERRIEN, Silvia Maria Nóbrega; CARVALHO, Antonia Dalva França (Orgs.). Diálogos sobre formação de professores: Olhares Plurais. Terezina: EDUFPI, 2012. p. 15-27.

FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. São Paulo: Artmed, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101- 73302010000400016&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 23 ago. 2023.

GOMES, Daniel Libonati; BENCHIMOL, Alegria Celia; BARROS, Thiago Henrique Bragato. O uso de ferramentas de busca e acesso a artigos acadêmicos pelos pesquisadores brasileiros. Inf. & Soc.: Est, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 141-154, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/38113. Acesso em: 20 ago. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2015.

NUNES, João Batista Carvalho. Busca científica na pesquisa em Educação: tendências atuais. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010. p. 21-32.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; et al. Oficina de elaboração de comunicação e escrita científica com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e profissão, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 252-263, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282031845018. Acesso em: 20 ago. 2023.

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relatos de uma experiência. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 77-88, mai./ago. 2009. Disponível em: https://www.anpof.org.br/periodicos/conjectura-filosofia-e-educacao/leitura/692/25305. Acesso em: 10 ago. 2023.

VERDE, Ana Paulo dos Santos Reinaldo; MARTINS, Elcimar Simão. Docência no ensino superior: entre a experiência e o experimento. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, nov. 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9163. Acesso em: 20 ago. 2023.

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Costa, S. L., Castro, I. M. de S., & Farias, I. M. S. de. (2023). Oficina sobre busca de fontes bibliográficas e sua contribuição na construção de projetos de pesquisa. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11603

Edição

Seção

Relato de experiência