As experiências infantis com as culturas do escrito como prática social cotidiana
Palavras-chave:
Culturas do escrito, Pré-escola, Roda de Conversa, Gênero Textual ReceitaResumo
O presente artigo apresenta a experiência de um grupo de crianças da pré-escola, de uma instituição pública em Fortaleza-CE, com as culturas do escrito, a partir do gênero textual receita. Na roda de conversa, espaço-tempo de participação e partilha de ideias, as crianças relataram ter comido um delicioso bolo, o que gerou um interesse coletivo em conversar sobre a temática. A partir desse interesse, as crianças conheceram o gênero textual receita, brincaram, expressaram-se por meio do desenho, trazendo, em traços e cores, suas percepções acerca das vivências desenvolvidas, individual e coletivamente. A linguagem escrita foi apresentada de modo contextualizado, tendo a sua inserção de forma não escolarizante, mas, sim, como uma prática social cotidiana, na qual as crianças possuem o direito de se apropriarem com significado.
Downloads
Referências
ALESSI, Viviane Maria. Rodas de conversa: uma análise das vozes infantis na perspectiva do círculo de Bakhtin. 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes%20m2011/m2011_Viviane%20Maria%20Alessi.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.
ARAÚJO, Janice Débora de Alencar Batista. “Tia, deixa eu falar!” Os sentidos atribuídos por crianças da pré-escola à Roda de Conversa em um Centro de Educação Infantil do município de Fortaleza. 2017. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/29096/1/2017_dis_jdabaraujo.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.
BAPTISTA, Mônica Correia. A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. In: Seminário nacional: currículo em movimento – perspectivas atuais, 1., 2010, Belo Horizonte Anais [...]. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2010. p. 1-12. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6673-linguagemescritaeodireitoaeducacao&Itemid=30192. Acesso em: 13 jun. 2023.
CORSINO, Patricia; NUNES, Maria Fernanda R; BAPTISTA, Mônica Correia; NEVES, Vanessa Ferraz A; BARRETO, Angela Rabelo. Leitura e escrita na educação infantil: concepções e implicações pedagógicas. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Crianças como leitoras e autoras. Brasília, DF: MEC/SEB, 2016. p. 13-55. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil, v. 5).
DE ANGELO, Adilson. A pedagogia de Paulo Freire nos quatro cantos da educação da infância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 2006. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=msc0000000092006000100001&script=sci_arttext. Acesso em: 25 jun. 2023.
DE ANGELO, Adilson. O espaço-tempo da fala na Educação Infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: ROCHA, Eloísa A.C.; KRAMER, Sonia (org.). Educação Infantil: enfoques em diálogo. São Paulo: Papirus, 2011. cap. 3. p. 53-65.
FORTALEZA. Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza. Fortaleza: SME, 2020. Disponível em: https://educacao.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=117 Acesso em: 26 jun. 2023.
FORTALEZA. Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. Orientações para Organização de Rotinas na Educação Infantil. Fortaleza: SME, 2023. Disponível em: https://educacao.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=117 Acesso em: 26 jun. 2023.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983, p. 19-23.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p,50-53.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985, p, 23-25.
GALVÃO, Ana Maria Oliveira. Crianças e cultura escrita. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Brasília, DF: MEC/SEB, 2016. p. 15-41. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil v. 3).
HOYUELOS, Alfredo. RIERA, Antonia Maria. Do olhar ao observar. In: Complexidade e relações na educação infantil. Tradução: Bruna Heringer de Souza Villar. São Paulo: Phorte, 2019, p. 80-83.
MELLO, Sylvia Leser; FREIRE, Madalena. Relatos da (con)vivência: crianças e mulheres da Vila Helena nas famílias e na escola. Cad. Pesq., São Paulo, n. 56, p. 82-105, fev. 1986. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/ar quivos/1485.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.
NIGRIS, Elisabetta. “A didática da maravilha”: um novo paradigma epistemológico. In: GOBBI, M; PINAZZA, M. (org.). Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014, p. 137-153.
RINALDI, Carla. Documentação e avaliação: como se relacionam? In: Diálogos com Reggio Emília. Escutar, investigar e aprender. Tradução: Vania Cury. 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014, p. 124-129.
SOUSA, Ana Carolina Braga; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Paulo Freire, o andarilho da utopia:contribuições para a transformação social. Revista Pemo, Fortaleza v. 2, n. 2, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3755. Acesso em: 28 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Maria Monte Coelho Frota Frota, Janice Débora de Alencar Batista Araújo, Leandro da Silva Pereira Junior
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.