As experiências infantis com as culturas do escrito como prática social cotidiana

Autores

Palavras-chave:

Culturas do escrito, Pré-escola, Roda de Conversa, Gênero Textual Receita

Resumo

O presente artigo apresenta a experiência de um grupo de crianças da pré-escola, de uma instituição pública em Fortaleza-CE, com as culturas do escrito, a partir do gênero textual receita. Na roda de conversa, espaço-tempo de participação e partilha de ideias, as crianças relataram ter comido um delicioso bolo, o que gerou um interesse coletivo em conversar sobre a temática. A partir desse interesse, as crianças conheceram o gênero textual receita, brincaram, expressaram-se por meio do desenho, trazendo, em traços e cores, suas percepções acerca das vivências desenvolvidas, individual e coletivamente. A linguagem escrita foi apresentada de modo contextualizado, tendo a sua inserção de forma não escolarizante, mas, sim, como uma prática social cotidiana, na qual as crianças possuem o direito de se apropriarem com significado.

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Biografia do Autor

Ana Maria Monte Coelho Frota Frota, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Mestre em educação, Doutora em Psicologia, professora titular da Universidade Federal do Ceará,  vinculada ao curso de Pós Graduação em Educação  Brasileira, coordenadora do eixo de pesquisa  Infâncias: filosofia,  arte e corporeidade.

 

Janice Débora de Alencar Batista Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (UFC). Professora da rede pública de ensino de Fortaleza.

 

Leandro da Silva Pereira Junior, Universidade Federal do Ceará

Pedagogo e Arte-educador. Mestrando em Educação (FACED-UFC). Professor da Educação Infantil, da rede pública de ensino de Fortaleza. Integrante do diretório de pesquisa DIAFHNA/FACED/UFC. Membro do grupo de estudos GEPEFI/FACED/UFC.

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Frota, A. M. M. C. F., Araújo, J. D. de A. B., & Pereira Junior, L. da S. (2023). As experiências infantis com as culturas do escrito como prática social cotidiana. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11535