Uma abordagem educacional com aprendizagem cooperativa: nova forma de ensinar e de aprender

Autores

Palavras-chave:

Cooperação, Aprendizagem, Inovação, Educação

Resumo

A educação brasileira vem trabalhando com um método baseado em exposições conteudistas, em relação vertical desde a gestão aos alunos e em um professor soberano. Sob outro ângulo, o projeto Letras Solidárias, vertente do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola, proporciona às escolas públicas, através dos bolsistas, oficinas de produção textual estilo ENEM, fundamentadas em preceitos inovadores, enfatizando a solidariedade, a empatia e o envolvimento grupal: a Aprendizagem Cooperativa, desenvolvida pelos irmãos Johnson (1998). A fim de expor as experiências obtidas como facilitadora na EEMTI Romeu de Castro Menezes, o trabalho em questão visa propor uma nova perspectiva na forma de ensinar/aprender. Decerto, o desafio para ofertar o novo é gritante para o bolsista no que concerne à resistência dos estudantes em primeira instância. Entretanto, no decorrer do curso, percebe-se a rendição à cooperação apreciando-a, resultando a evolução em aspectos como nas relações grupais e nas produções textuais.

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Biografia do Autor

Carolina Pequeno Ferreira Medeiros, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Letras-Português pela Universidade Federal do Ceará; Bolsista do Prece (2018 e 2019); professora titular de Português do Colégio Duque Castilho (2020).

Referências

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Publicado

2023-09-17

Como Citar

Medeiros, C. P. F. (2023). Uma abordagem educacional com aprendizagem cooperativa: nova forma de ensinar e de aprender. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11440