Lúdico como recurso pedagógico: relato das experiências do estágio na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Estágio, Ludicidade, Recursos

Resumo

Esse trabalho tem o propósito de relatar as experiências e práticas pedagógicas aplicadas no decorrer do período do Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. As experiências adquiridas envolvem situações tanto de formação como de aprendizagem, tendo como campo do estágio uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Rede Pública de Fortaleza-Ce. A metodologia utilizada foi qualitativa, com recursos de atividades iniciaram com as observações, depois a elaboração dos planejamentos e, por último, a preparação dos recursos pedagógicos e espaço para as intervenções didáticas com as crianças. A análise objetiva observar os recursos lúdicos utilizados no cotidiano escolar e a sua importância na aprendizagem das crianças. Os resultados mostram que a escola dispunha de poucos recursos lúdicos, sendo instrumentos importantes na aprendizagem das crianças para desenvolverem atenção, socialização, fala e outras habilidades.

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Biografia do Autor

Cibele Pereira Lima Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Antonia Leila Gonçalves de Carvalho Evaristo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Ciências Contábeis, pela Estácio do Ceará; especialização em Alfabetização e Letramento, pelo Centro Universitário Cidade Verde; Graduanda em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará; bolsista do Projeto Residência Pedagógica;

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Publicado

2023-09-17

Como Citar

Silva, C. P. L., & Evaristo, A. L. G. de C. (2023). Lúdico como recurso pedagógico: relato das experiências do estágio na Educação Infantil. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11443

Edição

Seção

Relato de experiência

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