Lúdico como recurso pedagógico: relato das experiências do estágio na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Estágio, Ludicidade, RecursosResumo
Esse trabalho tem o propósito de relatar as experiências e práticas pedagógicas aplicadas no decorrer do período do Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. As experiências adquiridas envolvem situações tanto de formação como de aprendizagem, tendo como campo do estágio uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Rede Pública de Fortaleza-Ce. A metodologia utilizada foi qualitativa, com recursos de atividades iniciaram com as observações, depois a elaboração dos planejamentos e, por último, a preparação dos recursos pedagógicos e espaço para as intervenções didáticas com as crianças. A análise objetiva observar os recursos lúdicos utilizados no cotidiano escolar e a sua importância na aprendizagem das crianças. Os resultados mostram que a escola dispunha de poucos recursos lúdicos, sendo instrumentos importantes na aprendizagem das crianças para desenvolverem atenção, socialização, fala e outras habilidades.
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