Trabalho docente e precarização: a (des) valorização do trabalho docente nas políticas brasileiras, através das orientações dos organismos multilaterais
Palavras-chave:
Profissão Docente, Banco Mundial, Desvalorização profissionalResumo
Este trabalho tem como objetivo identificar, sob a perspectiva marxista, a influência das orientações do Banco Mundial e das agências multilaterais, no rumo da política educacional brasileira de (des) valorização do trabalho docente na educação. Esta pesquisa trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos escritos de Marx (2017), Leher (2019), e Mendes Segundo (2005). Para análise documental serão analisados documentos lançados pelo Banco Mundial e Unesco: Prioridades y estratégias para la educación (1996); Examen del Banco Mundial (1996); What matters most in teacher policies (2012); e a Declaração de Nova Delhi sobre Educação para todos (1993). Concluímos, que várias políticas educacionais brasileiras têm sido modificadas, refletindo as prescrições dos organismos multilaterais, o receituário do Banco Mundial totalmente adverso as possibilidades de valorização docente reivindicada pelos trabalhadores da educação, tanto em aspectos sociais como financeiros, impondo um modelo de trabalho docente organizado a partir das demandas do capital.
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