Trabalho docente e precarização: a (des) valorização do trabalho docente nas políticas brasileiras, através das orientações dos organismos multilaterais

Autores

Palavras-chave:

Profissão Docente, Banco Mundial, Desvalorização profissional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar, sob a perspectiva marxista, a influência das orientações do Banco Mundial e das agências multilaterais, no rumo da política educacional brasileira de (des) valorização do trabalho docente na educação. Esta pesquisa trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos escritos de Marx (2017), Leher (2019), e Mendes Segundo (2005). Para análise documental serão analisados documentos lançados pelo Banco Mundial e Unesco: Prioridades y estratégias para la educación (1996); Examen del Banco Mundial (1996); What matters most in teacher policies (2012); e a Declaração de Nova Delhi sobre Educação para todos (1993). Concluímos, que várias políticas educacionais brasileiras têm sido modificadas, refletindo as prescrições dos organismos multilaterais, o receituário do Banco Mundial totalmente adverso as possibilidades de valorização docente reivindicada pelos trabalhadores da educação, tanto em aspectos sociais como financeiros, impondo um modelo de trabalho docente organizado a partir das demandas do capital.

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Biografia do Autor

José Pereira de Sousa Sobrinho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA) lotado no Departamento de Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (GPEEL). Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Jociene Araujo Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação e contemporaneidade pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestranda em Educação e Ensino no Mestrado Acadêmico Intemcampi pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq).

Maria de Fatima Oliveira Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA. Especializanda em Educação Física Escolar pelo Instituto Facuminas. Mestranda em Educação e Ensino no Mestrado Acadêmico Intemcampi pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). E membra do Grupo de Pesquisa, Educação Física, Esporte e Laser (GPEEL/URCA/CNPq).

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Sousa Sobrinho, J. P. de, Lima, J. A., & Santos, M. de F. O. (2023). Trabalho docente e precarização: a (des) valorização do trabalho docente nas políticas brasileiras, através das orientações dos organismos multilaterais. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–24. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11606