A função da moda como referencial social no espaço penitenciário
Palavras-chave:
Penitenciaria, Moda, Ressocialização, CrochêResumo
Analisar o contexto penitenciário vivido por muitos presos brasileiros e situações de calamidade vivenciada dentro das penitenciárias. O artesanato e o crochê são os trabalhos mais corriqueiros dentro dos presídios. Pois, o congestionamento nas penitenciárias deve a demanda coletiva, a qual evoluiu desde o processo do êxodo rural, mas a estrutura do Estado paralisou. É valido ressaltar que há falta de políticas públicas de reinserção e a ressocialização, ainda é muito difícil devido ao preconceito da sociedade. A moda é um meio de comunicação e forma de expressão do indivíduo. O projeto Ponto Firme é dirigido pelo estilista Gustavo Silvestre e realizado na penitenciária Adriano Marrey, tem como objetivo a ressocialização dos detentos. Diante disso, há também uma investigação sobre a atitude dos presos com o manuseio do crochê e como eles podem usar esse recurso como sobrevivência depois de saírem dos presídios.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. A Visão do Ministério Público sobre o Sistema Prisional brasileiro. Conselho Nacional do Ministério Público. – Vol. IV. Brasília: CNMP, 2020. v. 188 p. il. SILVA. Luzyana Késsia Souza e Silva. Revista do Sistema Prisional – Edição 2020. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal//images/Publicacoes/documentos/2021/Revista_do_Sistema_Prisional_-_Edi%C3%A7%C3%A3o_2020.pdf Acesso em: 12 ago. 2022.
BRASIL. Constituição Federativa do Brasil (5 de Outubro de 1988). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 12 jul. 2022.
BRASIL. Decreto-Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em: 21 jul. 2022.
DASSI. Maria Angélica Lacerda Marin Dassi. A Pena de Prisão e a Realidade Carcerária Brasileira: Uma análise crítica. 2007. Disponível em < http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/bh/maria_angelica_lacerda_marin_dassi.pdf. Acesso em: 15 ago. 2022.
FERNANDES, Bruna Rafaela; RIGHETTO, Luiz Eduardo Cleto. O sistema carcerário brasileiro. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI. v. 4, n.3, p. 115- 135, 3º Trimestre de 2013.
KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. . Metodologia da Pesquisa: Guia Prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabella Lima Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.