PIBID Dança: Construindo relações em/com dança no ambiente escolar

Autores

Palavras-chave:

Dança, Ensino de Dança, Escola

Resumo

O presente artigo tem como foco a análise das relações desenvolvidas pela atuação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área do conhecimento dança no ambiente escolar.  Nesse contexto, discorremos acerca das vivências artísticas proporcionadas pelo programa, além de contextualizar essas experiências com observações e apontamentos em diálogo com os aportes teóricos das referências sobre a dança no contexto escolar como Isabel Marques (2010) e Márcia Strazzacappa e Carla Morandi (2012). Diante do exposto, metodologicamente apoiado no formato relato de experiência, esse artigo descreve os percursos, os desafios e os conhecimentos agregados na atuação das profissionais em formação docente, da supervisora e dos estudantes, bem como a recepção e envolvimento dos demais membros da comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Moreira de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de Arte na Prefeitura Municipal de Fortaleza e supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - Dança).

Referências

ARAÚJO, C. G.; REBOLO, F. Quando a Arte é a base para uma Educação Inovadora: um estudo de caso. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4779. :Acesso em: 17 set. 2023.

GOMES, Holdamir M. A distopia nos espaços públicos escolares precários: anotações de um ensaio. In: SOUSA, Benedita Maria do Socorro Campos de; CAMPOS, Jessé Pinto (Org.) Linguagem, educares e discursos [recurso eletrônico]: diálogos e debates. Cametá: UFPA /CUNTINS/FAL, 2022., p. 111 - 123. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/1132/1/Livro_LinguagensEducaresDiscursos.pdf#page=113. Acesso em: 20 jul. 2023.

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 5.ed. São Paulo: Cortez,2010.206 páginas.

MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011. 135 páginas.

PARRA, D. Vendrami; QUEIROZ, J. G.. Dança e ensino: as potencialidades corporais em práticas improvisacionais. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7355. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/7355. Acesso em: 16 set. 2023.

PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S.; SOUZA, S. T. B.; MAIA, F. E. da S.; NUNES, R. N. C. Ensino da dança em espaços não-formais de ensino: um relato de experiência. Refise, Limoeiro do Norte, v. 3, n. 1, Edição Especial, p. 225-240, 2020. Disponível em: https://refise.ifce.edu.br/refise/article/view/95. Acesso em: 15 set. 2023.

SILVA, Dorgival Bezerra da; VILLEGAS, María Margarita. Reflexões sobre o gênero masculino na dança escolar: um breve estado do conhecimento. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e47231, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.7231.Acesso em: 12 ago. 2023.

SILVA, Fabrício Oliveira da; SOUZA, Geruza Ferreira Ribeiro de. Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível. Educ. Form., Fortaleza, v. 7, e8002, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8002. Acesso em: 12 ago. 2023.

STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência – a

formação do artista da dança. 4.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 125 páginas.

VICTOR, Daisy Maria. A transdisciplinaridade e a dança no espaço escolar. In: Tomazzoni, Airton; Wosniak, Cristiane; Marinho, Nirvana (coord.). Seminários de Dança 3: algumas perguntas sobre dança educação. Joinville: Nova Letra,2010. Trabalhos acadêmicos, páginas 151-156.

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Oliveira, I. M. de. (2023). PIBID Dança: Construindo relações em/com dança no ambiente escolar. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11518

Edição

Seção

Relato de experiência