PIBID Dança: Construindo relações em/com dança no ambiente escolar
Palavras-chave:
Dança, Ensino de Dança, EscolaResumo
O presente artigo tem como foco a análise das relações desenvolvidas pela atuação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área do conhecimento dança no ambiente escolar. Nesse contexto, discorremos acerca das vivências artísticas proporcionadas pelo programa, além de contextualizar essas experiências com observações e apontamentos em diálogo com os aportes teóricos das referências sobre a dança no contexto escolar como Isabel Marques (2010) e Márcia Strazzacappa e Carla Morandi (2012). Diante do exposto, metodologicamente apoiado no formato relato de experiência, esse artigo descreve os percursos, os desafios e os conhecimentos agregados na atuação das profissionais em formação docente, da supervisora e dos estudantes, bem como a recepção e envolvimento dos demais membros da comunidade escolar.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C. G.; REBOLO, F. Quando a Arte é a base para uma Educação Inovadora: um estudo de caso. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4779. :Acesso em: 17 set. 2023.
GOMES, Holdamir M. A distopia nos espaços públicos escolares precários: anotações de um ensaio. In: SOUSA, Benedita Maria do Socorro Campos de; CAMPOS, Jessé Pinto (Org.) Linguagem, educares e discursos [recurso eletrônico]: diálogos e debates. Cametá: UFPA /CUNTINS/FAL, 2022., p. 111 - 123. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/1132/1/Livro_LinguagensEducaresDiscursos.pdf#page=113. Acesso em: 20 jul. 2023.
MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 5.ed. São Paulo: Cortez,2010.206 páginas.
MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011. 135 páginas.
PARRA, D. Vendrami; QUEIROZ, J. G.. Dança e ensino: as potencialidades corporais em práticas improvisacionais. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7355. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/7355. Acesso em: 16 set. 2023.
PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S.; SOUZA, S. T. B.; MAIA, F. E. da S.; NUNES, R. N. C. Ensino da dança em espaços não-formais de ensino: um relato de experiência. Refise, Limoeiro do Norte, v. 3, n. 1, Edição Especial, p. 225-240, 2020. Disponível em: https://refise.ifce.edu.br/refise/article/view/95. Acesso em: 15 set. 2023.
SILVA, Dorgival Bezerra da; VILLEGAS, María Margarita. Reflexões sobre o gênero masculino na dança escolar: um breve estado do conhecimento. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e47231, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.7231.Acesso em: 12 ago. 2023.
SILVA, Fabrício Oliveira da; SOUZA, Geruza Ferreira Ribeiro de. Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível. Educ. Form., Fortaleza, v. 7, e8002, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8002. Acesso em: 12 ago. 2023.
STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência – a
formação do artista da dança. 4.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 125 páginas.
VICTOR, Daisy Maria. A transdisciplinaridade e a dança no espaço escolar. In: Tomazzoni, Airton; Wosniak, Cristiane; Marinho, Nirvana (coord.). Seminários de Dança 3: algumas perguntas sobre dança educação. Joinville: Nova Letra,2010. Trabalhos acadêmicos, páginas 151-156.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabella Moreira de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.