Perspectiva Eco-Relacional: contribuições dialógica, crítica, decolonial e intercultural para uma formação libertadora
Palavras-chave:
Educação Libertadora, Dialogicidade, DecolonialidadeResumo
Apresentamos nesse ensaio uma análise da Perspectiva Eco Relacional - PER, uma proposta epistemológica-metodológica, e sua relação com a formação libertadora no atuar com educação. A proposta metodológica deste ensaio implica na reflexão sobre a proposta da PER, vivenciando sua prática. Tem como base de desenvolvimento as metáforas categoriais que permeiam esse processo educativo dialógico relacional, que são: o Grupo Aprendente, o Saber Parceiro, os Autores Epistêmicos, Ecopraxis e a Teia Epistêmica. A PER demonstra sua potência em lidar com as novas demandas civilizatórias, é um convite para deixar de lado a bússola que aponta sempre para o norte e nos deixar guiar pelo imenso céu estrelado e, diante dessa vastidão do mundo, frutificar e experienciar, dessa maneira, outras perspectivas.
Downloads
Referências
ACOSTA, Acosta. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução de Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia literária, Elefante, 2016.
AZIBEIRO, Nadir Esperança. Ecologia do Corpo Coração Mente Espírito: tecendo reflexões acerca de intercultura e bem viver. Revista Interinstitucional Artes de Educar. v. 4 n. 3 Rio de Janeiro: [s. n] jan/ 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/38220 . Acesso em: 22 ago. 2023.
FIGUEIREDO, João Batista Albuquerque. Educação Ambiental Dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a cultura sertaneja. Fortaleza: UFC, 2007.
FIGUEIREDO, João Batista Albuquerque. Paulo Freire e a Descolonialidade do Saber e do Ser. In: FIGUEIREDO, J. B. A.; SILVA, M.E.H. (orgs.). Formação Humana e Dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Fortaleza: Edição UFC, 2012a. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42895. Acesso em: 22 ago. 2023.
FIGUEIREDO, João Batista Albuquerque. Pedagogia Dialógica Eco-Relacional e Matrística numa DialogAção com a Decolonialidade e a interculturalidade crítica. Cenas e Cenários Interculturais: Pensando epistemologias a partir do Sul. 1ed. Santa Maria: Caxias, 2016.
FIGUEIREDO, João Batista Albuquerque. Formação d@ educador(a) dialógic@ numa pespectiva decolonializante. Livrologia, Porto Alegre, 2022.
FIGUEIREDO, João Batista Albuquerque; SILVA, Maria Eleni Henrique. Educador(a) Intercultural numa Perspectiva de Formação Ambientalizada e Descolonializante. Revista Pedagógica. 2012b. Disponível em: https://doi.org/10.22196/rp.v14i28.1364. Acesso em: 22 ago. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020a.
FREIRE, Paulo. Política e educação. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020b.
GALEANO, Eduardo Hughes. As veias abertas da América Latina. Tradução Sérgio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 2021.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Tradução Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
HOOKS, Bell. Ensinando comunidades: uma pedagogia da esperança. Tradução Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Pesquisa e organização Rita Carelli. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLEN, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. Tradução Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Palas Athena, 2004.
MEIRELES, Cecília, Antologia poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
MESQUITA, José Rinardo Alves. Espiritualidade Eco-Relacional no contexto da formação docente: experiências pedagógicas dialógicas em escolas de Ensino Médio em tempo integral do Ceará. 2021. (Tese de Doutorado). Fortaleza: UFC. 2021.
PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. Tradução de José Severo de Camargo Pereira. São Paulo: Cortez, 2015.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgar (Org.). A colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais Perspectivas latino-americanas. 1ed. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
SAVIANI, Demerval. História das ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Natália Duarte Lima, Franderlan Campos Pereira, João Batista de Albuquerque Figueiredo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.