Perspectiva Eco-Relacional: contribuições dialógica, crítica, decolonial e intercultural para uma formação libertadora
Palavras-chave:
Educação Libertadora, Dialogicidade, DecolonialidadeResumo
Apresentamos nesse ensaio uma análise da Perspectiva Eco Relacional - PER, uma proposta epistemológica-metodológica, e sua relação com a formação libertadora no atuar com educação. A proposta metodológica deste ensaio implica na reflexão sobre a proposta da PER, vivenciando sua prática. Tem como base de desenvolvimento as metáforas categoriais que permeiam esse processo educativo dialógico relacional, que são: o Grupo Aprendente, o Saber Parceiro, os Autores Epistêmicos, Ecopraxis e a Teia Epistêmica. A PER demonstra sua potência em lidar com as novas demandas civilizatórias, é um convite para deixar de lado a bússola que aponta sempre para o norte e nos deixar guiar pelo imenso céu estrelado e, diante dessa vastidão do mundo, frutificar e experienciar, dessa maneira, outras perspectivas.
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