Perspectiva Eco-Relacional: contribuições dialógica, crítica, decolonial e intercultural para uma formação libertadora

Autores

Palavras-chave:

Educação Libertadora, Dialogicidade, Decolonialidade

Resumo

Apresentamos nesse ensaio uma análise da Perspectiva Eco Relacional - PER, uma proposta epistemológica-metodológica, e sua relação com a formação libertadora no atuar com educação. A proposta metodológica deste ensaio implica na reflexão sobre a proposta da PER, vivenciando sua prática. Tem como base de desenvolvimento as metáforas categoriais que permeiam esse processo educativo dialógico relacional, que são: o Grupo Aprendente, o Saber Parceiro, os Autores Epistêmicos, Ecopraxis e a Teia Epistêmica. A PER demonstra sua potência em lidar com as novas demandas civilizatórias, é um convite para deixar de lado a bússola que aponta sempre para o norte e nos deixar guiar pelo imenso céu estrelado e, diante dessa vastidão do mundo, frutificar e experienciar, dessa maneira, outras perspectivas.

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Biografia do Autor

Ana Natália Duarte Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Educação pela UFC, com especialização em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD)

Franderlan Campos Pereira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação pelo PPGE UFC, com mestrado em Antropologia pelo PPGA UFC/UNILAB. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD).

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor titular, com doutorado em ciências e pós-doutorado em educação e pós-doutorado sênior em Educação Dialógica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD).

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Lima, A. N. D., Pereira, F. C., & Figueiredo, J. B. de A. (2023). Perspectiva Eco-Relacional: contribuições dialógica, crítica, decolonial e intercultural para uma formação libertadora. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–21. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11519

Edição

Seção

Relato de experiência

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