Oficina didático-pedagógica com o filme “The Wall” para a formação de professores no contexto da educação profissional e tecnológica
Palavras-chave:
Formação omnilateral, Ensino, Educação, Docência críticaResumo
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pressupõe a formação integral do indivíduo, entendida como aquela voltada ao desenvolvimento total do sujeito e que deve perpassar suas capacidades, forças produtivas, necessidades e sentidos. No contexto escolar, ao contrário da educação “bancária”, na qual se prioriza apenas a transmissão de conteúdos, a formação integral requer educadores que promovam o diálogo e o debate, levando os estudantes à análise crítico-reflexiva. A partir de tais preceitos, propomos uma oficina didático-pedagógica, direcionada para a formação de professores e baseada no filme “The Wall”, do diretor Alan Parker, e que procura promover a reflexão, a autocrítica e a ressignificação das práticas docentes. A oficina foi aplicada a alunos do curso de Licenciatura em Formação Docente para a Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Sertãozinho, o método de pesquisa foi o da pesquisa-ação, os dados foram coletados a partir de questionários e anotações durante a realização da oficina, os quais foram analisados com base na Análise de Conteúdo.
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