Oficina didático-pedagógica com o filme “The Wall” para a formação de professores no contexto da educação profissional e tecnológica

Autores

Palavras-chave:

Formação omnilateral, Ensino, Educação, Docência crítica

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pressupõe a formação integral do indivíduo, entendida como aquela voltada ao desenvolvimento total do sujeito e que deve perpassar suas capacidades, forças produtivas, necessidades e sentidos. No contexto escolar, ao contrário da educação “bancária”, na qual se prioriza apenas a transmissão de conteúdos, a formação integral requer educadores que promovam o diálogo e o debate, levando os estudantes à análise crítico-reflexiva. A partir de tais preceitos, propomos uma oficina didático-pedagógica, direcionada para a formação de professores e baseada no filme “The Wall”, do diretor Alan Parker, e que procura promover a reflexão, a autocrítica e a ressignificação das práticas docentes. A oficina foi aplicada a alunos do curso de Licenciatura em Formação Docente para a Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP),  campus Sertãozinho, o método de pesquisa foi o da pesquisa-ação, os dados foram coletados a partir de questionários e anotações durante a realização da oficina, os quais foram analisados com base na Análise de Conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Simão Baratto, Rede Estadual de Ensino de São Paulo, Cravinhos, SP, Brasil

Graduada e pós graduada em Comunicação Social, Especialista em EAD, Licenciada em Formação Docente para o ensino básico. Atuou no mercado corporativo, no ensi

Olavo Henrique Menin, Instituto Federal de São Paulo

Licenciado em Ciências Exatas, doutor em Ciências na área de Física Aplicada à Medicina e Biologia, é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Referências

BENJAMIN, W. Textos de Walter Benjamin. São Paulo: Editora Abril AS Cultural e Industrial, 1975.

CAMARA, R.H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas à s organizações, Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Brasília, DF, 6 (2), jul – p. 179-191 , dez. 2013.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, ano 3, número 3, 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087. Acesso em 10 fev. 2020.

Do VALLE, H.S. e ARRIADA, E. “Educar para transformar”: A prática das oficinas. Revista Didática Sistêmica, v. 14, n. 1, (2012). Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/download/2514/1623/7961. Acesso em: 21 out. 2022.

FERNANDES, Augusto. “Vamos respeitar as minorias, mas quem decide é a maioria", diz Bolsonaro. Correio Braziliense, Brasília, DF, 21 mai.2020, Política. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/05/21/interna_politica,857173/vamos-respeitar-as-minorias-mas-quem-decide-e-a-maioria-diz-bolson.shtml Acesso em: 21 jan. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 57ª. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREITAS, L.A .A.; FREITAS, A. L. C. Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação. Repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/4762#:~:text=O%20presente%20trabalho%20tem%20como,pensar%20e%20fazer%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o.&text=Nesse%20sentido%2C%20compreende%2Dse%20inicialmente,e%20o%20m%C3%A9todo%20dial%C3%A9tico%20freiriano. Acesso em: 20 dez. 2021.

FROMM, E. O Medo à Liberdade. Tradução: Octávio Alves Velho. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.) Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIARDINETTO, J. R.B. O Conceito de Saber Escolar “Clássico” em Dermeval Saviani: implicações para a Educação Matemática. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 23, n. 36, p. 753-773, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/71808. Acesso em: 18 jan. 2022.

LINS, H.A.de M. Cultura visual e Pedagogia da imagem: recuos e avanços nas práticas escolares. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.30, n.01, p. 245-260, mar. 2014 Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/yfvmnDvWQvNL7pxG8WCMwDP/?lang=pt. Acesso em: 18 mar. 2020.

MIZUKAMI, M. das G. N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PACHECO, E. (org.), Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio-Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Editora Moderna, 2012.

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Sertãozinho, 2017. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/26373109cf6f7f0004020713b6898548#pdfviewer. Acesso em: 1 jun. 2020.

RACHETTI, L.G.F; SANTANA, G. Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br › cronos › article › download › pdf Acesso em: 6 nov. 2020.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32 ed. Campinas SP: Editora Autores Associados, 1999. (Coleção polêmicas do nosso tempo, V.5).

SCHETTINI, R. H; HAWI, M. M. A pedagogia crítica nos trabalhos de formação de professores. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/4263. Acesso em: 4 dez. 2021.

THE WALL. Direção: Alan Parker. Produção: Alan Marshall. Metro-Goldwyn-Mayer, 1982, (95 min).

TOMAIM, C. S. Cinema e Walter Benjamin: para uma vivência da descontinuidade

Disponível em: https://seer.fclar.unesp.br › estudos › article › viewFile. Acesso em: 2 abr. 2020.

Publicado

2023-01-19

Como Citar

Baratto, S. S., & Menin, O. H. (2023). Oficina didático-pedagógica com o filme “The Wall” para a formação de professores no contexto da educação profissional e tecnológica. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8558