O uso de sólidos geométricos na compreensão de ângulos: relato de experiência com alunos com deficiência auditiva

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Sólidos geométricos, Ângulos, Deficiência Auditiva

Resumo

Este relato de experiência explora uma estratégia de ensino que utiliza sólidos geométricos na compreensão de ângulos no contexto inclusivo, com foco especial em alunos com deficiência auditiva. Tem por finalidade investigar a eficácia da abordagem centrada em sólidos geométricos no ensino de ângulos, destacando seu impacto na compreensão dos alunos, especialmente aqueles com deficiência auditiva. A metodologia implementada foi com a utilização de sólidos geométricos como ferramenta para explorar e compreender ângulos, construída pelos alunos utilizando materiais como: bola de isopor e, palito de churrasco. A abordagem tangível dos sólidos proporcionou uma ancoragem concreta à compreensão dos conceitos abstratos de ângulos, promovendo uma participação ativa e colaborativa. A adaptação flexível da estratégia para atender às necessidades dos alunos com deficiência auditiva demonstra a importância da personalização na educação inclusiva. A colaboração entre alunos com diferentes habilidades enriquece a aprendizagem mútua. Este relato destaca a eficácia da estratégia com sólidos geométricos no ensino inclusivo de ângulos, ressaltando a importância do engajamento tangível para melhor compreensão.

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Biografia do Autor

Raimundo Gomes Luz, Universidade Federal do Amapá (UFAP)

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática Pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestrando em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) pela Universidade Federal do Amapá.

Rafael Pontes Lima, Universidade Federal do Amapá (UFAP)

Graduação em Ciência da Computação pela PUCMINAS. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNIFAP. Doutor em Educação Matemática pela UFMT/REAMEC. Professor do Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UNIFAP).

Yollanda Karoline Costa Sousa, Universidade Federal do Amapá (UFAP)

Especialista em Pedagogia Escolar (IBPEX); Especialista em Tutoria EAD (FACINTER). Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História (UNIFAP). Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UNINTER). Mestrando em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI/UNIFAP).

Referências

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Luz, R. G., Lima, R. P., & Sousa, Y. K. C. (2023). O uso de sólidos geométricos na compreensão de ângulos: relato de experiência com alunos com deficiência auditiva. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11602

Edição

Seção

Relato de experiência