Programa Residência pedagógica: um relato de experiência sobre as vivências do ensino de Química em tempos atípicos no Amazonas

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino de quimica, TIC

Resumo

Esse trabalho tem objetivo relatar às vivencias do ensino em uma escola pública de tempo integral localizada na cidade de Manaus, Amazonas durante a pandemia do covid-19, na perspectiva de alunos do Programa Residência Pedagógica (PRP), núcleo de química, da Universidade Federal do Amazonas. Esse relato apresenta abordagem qualitativa, observacional e descritiva e foi realizado no período de outubro de 2020 à março de 2022. Durante o período da execução do programa pôde-se vivenciar algumas das dificuldades enfrentadas na docência para implementação do ensino remoto e híbrido, como a suspensão das aulas, organização do retorno dos discentes e acompanhamento das adaptações dos materiais didáticos e elaboração de atividades para o ensino em diferentes formatos. Pôde-se ter o período de ambientação, regência e realizar ações de intervenção no ensino de Química. Com as vivências adquiridas durante o PRP conclui-se que mudanças na aprendizagem e no ensino são sempre desafiadoras, porém são oportunidades para o aprimoramento e desenvolvimento do profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe de Sá Machado, Universidade Federal do Amazonas

Licenciando em Química na Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

 

Jardson dos Santos Reis, Universidade Federal do Amazonas

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas.

Douglas Dário Miranda Rabelo, Universidade Federal do Amazonas

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Amazonas

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Referências

FREITAS, Mônica Cavalcante; DE FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.

AMORIM, Douglas Carvalho. Potencial pedagógico do aplicativo whatsapp no ensino de biologia: percepções dos professores. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 21-42, 2020.

AQUINO, Estela Maria; SILVEIRA, Ismael Henrique; PESCARINI, Julia; AQUINO, Rosana; SOUZA-FILHO, Jaime Almeida. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. suppl 1, p. 2423-2446, 2020.

BARBOSA, Andrea Verbena Clementino Rodrigues et al. Criatividade e tecnologias digitais na educação em tempos de pandemia. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia E Educação, v. 6, n. 1, p. 66-78, 2021.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2020.

CASTRO, Karoene Silva; LOPES, Cynthia Loren dos Santos; SILVA, Wemerson Morais; SOARES, Klayriene Sebastiana Alves; NUNES, Ana Néia Rocha; CASTRO, Ícaro Fillipe de Araújo. Pedagogical residency and teacher training in times of pandemic: challenges and perspectives from the perspective of undergraduates. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 13, p. e69101320707, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i13.20707. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20707. Acesso em: 21 jul. 2022.

CAVALCANTE, Bruna Luana de Lima; LIMA, Uirassú Tupinambá Silva. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Journal of Nursing and Health, Pelotas, v. 2, n. 1, p. 94-103, 2012.

CAVALCANTE, João Roberto et al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, 2020.

COSTA, Rúbia Darivanda da Silva; BATISTA, Felipe Almeida; COELHO, Euricleia Gomes. Prática de ensino em Química e a utilização de recursos tecnológicos durante o ensino remoto. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–12, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8640. Acesso em: 15 out. 2022.

OLIVEIRA, João Batista Araujo; GOMES, Matheus; BARCELLOS, Thais. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 28, p. 555-578, 2020.

PEREIRA, Evaldo Bezerra. Horário de trabalho pedagógico-HTP implementado pela Secretaria Estadual de Educação do Amazonas–SEDUC: estudo de caso em duas escolas da rede estadual de Manaus–AM. Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF, 2017.

LIMA, Maria Ida; CONTARDI, Rosa Shizue Abe; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello; LUCAS, Lucken Bueno. Aprendizagem docente no PIBID e na Residência Pedagógica. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e19611125122-e19611125122, 2022.

SCHÄFFER, Gabrieli; PIOVESAN, Juliane Cláudia. Residência Pedagógica: caminhos para o desenvolvimento do profissional docente. Residência Pedagógica: Relatos de Experiência 2020-2021, p. 10.

SILVA, Edson Diniz. A importância das atividades experimentais na educação. 2017. Especialização (Docência do Ensino Superior). Universidade Candido Mendes-AVM–Faculdade Integrada Pós-Graduação Lato Sensu, Rio de Janeiro, 2017.

SILVA, Louis Erich Palheta; TARGINO, Raquel Lira de Oliveira; PALHETA, Rosiane Pinheiro; ARAÚJO, Lucélia Regina Pacheco; ANJOS, José Geraldo Xavier. Amazonas no epicentro da pandemia de COVID-19 uma revisao sistemática. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 3, p. 9270-9280, 2022. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv5n3-105

TARDIN, Heitor Perrud; ROMERO, Tardin, Luiz Rogério. Formação prática na Residência Pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Educação & Formação. [S. l.], v. 7, p. e7342, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e7342. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7342. Acesso em: 15 out. 2022.

Publicado

2023-01-19

Como Citar

Machado, F. de S., Reis, J. dos S., Rabelo, D. D. M., & Yamaguchi, K. K. de L. (2023). Programa Residência pedagógica: um relato de experiência sobre as vivências do ensino de Química em tempos atípicos no Amazonas. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8521

Edição

Seção

Relato de experiência