O papel da monitoria no processo de crescimento profissional do monitor: relato de experiência
Palavras-chave:
Formação Docente., Monitoria, Ensino e Aprendizagem.Resumo
O presente artigo visa descrever o papel do monitor e a importância do programa de monitoria para a formação docente, baseado nas experiências de uma monitora na disciplina de Laboratório, no curso de Licenciatura em Química, na Universidade do Estado do Pará-UEPA, Campus de Conceição do Araguaia. Nesse sentido, trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa de cunho descritivo, do tipo relato de experiência, discorrendo as ações desenvolvidas junto à professora orientadora, aos professores ministrantes das disciplinas e aos alunos monitorados nas aulas teórico-práticas do curso. Com isso, a monitoria contribuiu para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem, bem como para o crescimento profissional da graduanda monitora.
Downloads
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei Federal n.º 5540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm. Acesso em: 17 jan. 2023.
CUNHA, L. S.; COSTA, F. N. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017, Anais [...] 2017.
CUNHA, V. F; SCORSOLINI-COMIN, F. A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência. Psic. Rev. São Paulo, v. 28, n.1, p. 193-214, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837/29441. Acesso em: 17 jan. 2023.
FIGUERÊDO, J. S. L. et al. Percepção do ensino-aprendizagem da monitoria de algoritmos e programação em cursos de engenharia na perspectiva de estudantes, monitores e professores. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 1433-1462. 2021. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2126/1889. Acesso em: 19 jan. 2023.
GONÇALVES, M. F. et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, e313757, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3757/3422. Acesso em: 03 nov. 2022.
LIMA, T. S.; PINHEIRO, S. S. A importância da monitoria acadêmica no desenvolvimento profissional do monitor: relato de experiência. In: CONEXÃO FAMETRO 2018: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE XIV SEMANA ACADÊMICA, 14, 2018, Anais [...] 2018. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-0d3280e50e953208eef8ceec960ea869f70ba764-arquivo.pdf. Acesso em: 03 nov. 2022.
MATOS, R. F. Monitoria acadêmica e o auxílio ao ensino-aprendizagem em um curso de ciências biológicas. Revista de Iniciação à Docência, v. 5, n. 3, p. 51-61, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8314/5637. Acesso em: 03 nov. 2022.
MIRANDA, N. P.; ARAÚJO, H. L. M. R. Avaliação de Ensino - Aprendizagem: concepções dos docentes. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8932. Acesso em: 06 abr. 2023.
MOURA, V. M. N.; CHAGAS, J. A monitoria na construção da formação profissional: um relato de experiência de ensino-aprendizagem no serviço social. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 16, 2019, Brasília, Anais [...] Brasília, 2019, p. 01-12. Disponível em: https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/view/1486/1452. Acesso em: 19 jan. 2023.
PEIXOTO, A. F. C. C.; JESUS, P. M. Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. esp. V Seminário de Competência em Informação, p. 01-13, 2021.
SANTOS, C. C. A.; LIMA, M. S. L.; SOUZA, A. S. M. Projeto Político Pedagógico: diálogos possíveis na vivência escolar. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6236. Acesso em: 06 abr. 2023.
SANTOS, E. J.; LIMA, J. A.; FALCÃO, R. E. A. A importância da monitoria no processo de formação do aluno-monitor: relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6, 2019, Anais [...] 2019.
SILVA, A. K. A. et al. Contribuições da monitoria acadêmica para a formação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual, v. 95, n. 33, 2021. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/945/844. Acesso em: 19 jan. 2023.
SILVA, M. B. C; SANTOS, C. V. R; SUTO, C.S. S. Monitoria de ensino e atividades remota durante a pandemia do coronavírus na disciplina vigilância em saúde: relato de experiência. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão, v. 1, n. 1, e202112, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13373/9306. Acesso em: 17 jan. 2023.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Processo Seletivo de Monitoria Bolsista e Voluntária do CCSE/UEPA. Edital nº 50/2022 –UEPA. Estabelece as normas para o Processo Seletivo do Programa de Monitoria 2022 destinado aos cursos de graduação da Universidade do Estado do Pará. Belém, 2022. Disponível em: https://www.uepa.br/sites/default/files/editais/edital502022.pdf. Acesso em: 02 maio 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Catiane da Cruz Coutinho, Milta Mariane da Mata Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.