O papel da monitoria no processo de crescimento profissional do monitor: relato de experiência
Palavras-chave:
Formação Docente., Monitoria, Ensino e Aprendizagem.Resumo
O presente artigo visa descrever o papel do monitor e a importância do programa de monitoria para a formação docente, baseado nas experiências de uma monitora na disciplina de Laboratório, no curso de Licenciatura em Química, na Universidade do Estado do Pará-UEPA, Campus de Conceição do Araguaia. Nesse sentido, trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa de cunho descritivo, do tipo relato de experiência, discorrendo as ações desenvolvidas junto à professora orientadora, aos professores ministrantes das disciplinas e aos alunos monitorados nas aulas teórico-práticas do curso. Com isso, a monitoria contribuiu para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem, bem como para o crescimento profissional da graduanda monitora.
Downloads
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei Federal n.º 5540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm. Acesso em: 17 jan. 2023.
CUNHA, L. S.; COSTA, F. N. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017, Anais [...] 2017.
CUNHA, V. F; SCORSOLINI-COMIN, F. A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência. Psic. Rev. São Paulo, v. 28, n.1, p. 193-214, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/39837/29441. Acesso em: 17 jan. 2023.
FIGUERÊDO, J. S. L. et al. Percepção do ensino-aprendizagem da monitoria de algoritmos e programação em cursos de engenharia na perspectiva de estudantes, monitores e professores. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 1433-1462. 2021. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2126/1889. Acesso em: 19 jan. 2023.
GONÇALVES, M. F. et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, e313757, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3757/3422. Acesso em: 03 nov. 2022.
LIMA, T. S.; PINHEIRO, S. S. A importância da monitoria acadêmica no desenvolvimento profissional do monitor: relato de experiência. In: CONEXÃO FAMETRO 2018: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE XIV SEMANA ACADÊMICA, 14, 2018, Anais [...] 2018. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-0d3280e50e953208eef8ceec960ea869f70ba764-arquivo.pdf. Acesso em: 03 nov. 2022.
MATOS, R. F. Monitoria acadêmica e o auxílio ao ensino-aprendizagem em um curso de ciências biológicas. Revista de Iniciação à Docência, v. 5, n. 3, p. 51-61, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8314/5637. Acesso em: 03 nov. 2022.
MIRANDA, N. P.; ARAÚJO, H. L. M. R. Avaliação de Ensino - Aprendizagem: concepções dos docentes. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8932. Acesso em: 06 abr. 2023.
MOURA, V. M. N.; CHAGAS, J. A monitoria na construção da formação profissional: um relato de experiência de ensino-aprendizagem no serviço social. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 16, 2019, Brasília, Anais [...] Brasília, 2019, p. 01-12. Disponível em: https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/view/1486/1452. Acesso em: 19 jan. 2023.
PEIXOTO, A. F. C. C.; JESUS, P. M. Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. esp. V Seminário de Competência em Informação, p. 01-13, 2021.
SANTOS, C. C. A.; LIMA, M. S. L.; SOUZA, A. S. M. Projeto Político Pedagógico: diálogos possíveis na vivência escolar. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6236. Acesso em: 06 abr. 2023.
SANTOS, E. J.; LIMA, J. A.; FALCÃO, R. E. A. A importância da monitoria no processo de formação do aluno-monitor: relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6, 2019, Anais [...] 2019.
SILVA, A. K. A. et al. Contribuições da monitoria acadêmica para a formação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual, v. 95, n. 33, 2021. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/945/844. Acesso em: 19 jan. 2023.
SILVA, M. B. C; SANTOS, C. V. R; SUTO, C.S. S. Monitoria de ensino e atividades remota durante a pandemia do coronavírus na disciplina vigilância em saúde: relato de experiência. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão, v. 1, n. 1, e202112, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13373/9306. Acesso em: 17 jan. 2023.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Processo Seletivo de Monitoria Bolsista e Voluntária do CCSE/UEPA. Edital nº 50/2022 –UEPA. Estabelece as normas para o Processo Seletivo do Programa de Monitoria 2022 destinado aos cursos de graduação da Universidade do Estado do Pará. Belém, 2022. Disponível em: https://www.uepa.br/sites/default/files/editais/edital502022.pdf. Acesso em: 02 maio 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Catiane da Cruz Coutinho, Milta Mariane da Mata Martins
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.