Fatores de insegurança para adolescentes escolares: promovendo uma cultura de cuidado

Autores

Palavras-chave:

Adolescente, Violência, Violência sexual, Escola

Resumo

Análise do eixo segurança, disponível na PeNSE/IBGE de 2019 para investigar os tipos de violências incididos nos adolescentes que interferem na aprendizagem do escolar. O recorte da cidade de Fortaleza permite aos professores, profissionais da saúde e gestores pensar ações que promovam uma cultura de cuidado na sociedade e na escola, a fim de contribuir para o desenvolvimento integral dos adolescentes. O exame dos dados fundamentado à revisão de literatura contribui para a reflexão da realidade local, buscando superar os sinais de violências e inseguranças que atingem os adolescentes escolares. A pertinência se dá pelas reflexões sobre o fortalecimento de uma cultura de cuidado como forma de promover a saúde do escolar. Diante disso, considera-se dispersa e incipientes as políticas públicas de proteção dos adolescentes, pois aumentaram os casos de violências para esse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlan Lima Paiva, Universidade Estadual do Ceará

Professor da rede municipal de Fortaleza e mestrando no programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde – PPCLIS.

Raimundo Augusto Martins Torres, Universidade Estadual do Ceará

Professor Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde PPCCLIS Pesquisador em enfermagem e saúde, webcuidado clínico e educativo com as juventudes, gêneros e tecnologias digitais da informação, comunicação e educação.

Referências

BRANDENBURG, Cristine; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 25 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 20 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescentes_jovens_promocao_saude.pdf. Acesso em: 01jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; QUIXADÁ, Luciana Martins; MENEZES, Jaileila de Araújo; CAVALCANTE, Ana Jéssica de Lima; SOUSA, Raquel Nascimento. Aproximações do campo tema juventude e violência na periferia de Fortaleza. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 474-493, 2021. Disponível em: https://observatoriodejuventude.fortaleza.ce.gov.br/index.php/acervo/artigos-e-periodicos/75-aproximacoes-do-campo-tema-juventude-e-violencia-na-periferia-de-fortaleza. Acesso em: 01 jul. 2023.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: FBSP, 2023. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/07/anuario-2023.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário brasileiro de segurança pública. 2022. Violência sexual infantil os dados estão aqui para quem quiser ver. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/07/14-anuario-2022-violencia-sexual-infantil-os-dados-estao-aqui-para-quem-quiser-ver.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PeNSE - Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/9134-pesquisa-nacional-de-saude-do-escolar.html?edicao=31442&t=resultados. Acesso em: 21 nov. 2022.

RAPOSO, Clarissa. A Política de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e Jovem: uma perspectiva de garantia de direito à saúde? Rio de Janeiro: Em Pauta, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/450/548. Acesso em: 04 abr. 2023.

VALE, Euclea Gomes. Conceito de cuidado de enfermagem : contribuição para o ensino de graduação. 2008. 154 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2083. Acesso em: 12 ago. 2023.

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Paiva, D. L., & Torres, R. A. M. (2023). Fatores de insegurança para adolescentes escolares: promovendo uma cultura de cuidado . Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11598