Formação de professores e a Educação Inclusiva

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas de inclusão, Educação Inclusiva, Educação Especial

Resumo

Este trabalho enfoca a formação de professores para a educação inclusiva, com o objetivo de compreender os desafios e perspectivas nessa área. Visando investigar como as instituições de ensino têm se adaptado para preparar educadores a atuarem eficientemente em ambientes educacionais diversificados, identificando práticas inovadoras que promovam a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas diferenças individuais. Usou-se revisão bibliográfica para embasar o estudo nas legislações nacionais que sustentam a educação inclusiva. Foram também analisados dados sobre a concepção da deficiência ao longo do tempo e o impacto de políticas governamentais, como o Decreto nº 10.502, que podem afetar a educação inclusiva. Os resultados apontam para a importância de uma formação de professores comprometida com a educação inclusiva, que valorize a diversidade e respeite os direitos de todos os estudantes. Em conclusão, este estudo destaca que a educação inclusiva é um direito humano da pessoa com deficiência e deve ser assegurada pelo Estado e pela sociedade. A formação de professores deve ir além do ensino técnico, promovendo uma compreensão crítica sobre a educação inclusiva e desenvolvendo empatia e competências socioemocionais nos educadores. A superação dos desafios na implementação da educação inclusiva requer a colaboração de todos os envolvidos na educação, buscando avançar na construção de um sistema educacional mais justo, equitativo e inclusivo. O estudo visa contribuir para a criação de um ambiente educacional que valorize a diversidade, promova a equidade e respeite os direitos de todos os estudantes, possibilitando que alcancem seu pleno potencial de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Jucirene Abreu dos Santos, Universidade Federal do Amapá (UFAP)

Mestranda em Educação Inclusiva- (PROFEI 2022). Linha de Pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva.. Especialista em Mídias na Educação (UNIFAP). Graduação em Pedagogia (UNIFAP). Professora das série iniciais, desde 1994 (SEED/AP).

Janielle da Silva Melo, Universidade Federal do Amapá (UFAP)

Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade, Professora adjunta da Universidade Federal do Amapá, Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva.

Elane de Nazaré Magno Ferreira, Universidade Federal do Amapá (UFAP

Biomédica (UFPA/2009), mestrado em Neurociência e Biologia Celular (UFPA/2011), doutorado em Neurologia e Neurociência (UNIFESP/2016), Professora Adjunta do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Amapá desde 2018.

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Publicado

2023-09-17

Como Citar

Santos, J. A. dos, Melo, J. da S., & Ferreira, E. de N. M. (2023). Formação de professores e a Educação Inclusiva. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11439

Edição

Seção

Relato de experiência