O papel da escola, família e professor na formação do leitor literário

Autores

Palavras-chave:

Escola, Família, Professor, Texto literário, Leitura

Resumo

A escola, a família e o professor, desempenham papel fundamental na formação de leitores. O presente estudo se debruça nessa tríade, buscando compreender a relação holística necessária entre esses agentes no processo de formação do leitor e do leitor do texto literário, bem como a importância do papel de cada um deles nessa trajetória. Também explora, como esses papeis se interligam para que o aluno tenha sucesso no ambiente escolar, na vida e em sua formação como leitor – cidadão. Com isso, intenta propor algumas ações e sugestões na formação continuada dos professores, formação e conscientização da gestão escolar e conscientização das famílias sobre a importância da literatura como instrumento de cidadania.

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Biografia do Autor

Teresa Cristina Aliperti França Domingues, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)

Pedagoga formada pela PUC-SP. Mestra em Educação do Surdo pela Gallaudet University-Washington, DC. Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUCSP. Professora E.F.I. E.E. Conselheiro Antonio Prado-SP.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Domingues, T. C. A. F. (2023). O papel da escola, família e professor na formação do leitor literário. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11489

Edição

Seção

Relato de experiência