Os períodos do desenvolvimento do indivíduo em Piaget: paralelos entre afetividade e cognição

Paralelos entre afectividad y cognición

Autores

Palavras-chave:

Construtivismo, Epistemologia Genética, Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Teoria do Conhecimento

Resumo

A divulgação da obra de Piaget no Brasil muitas vezes negligencia a ênfase na inseparabilidade entre afeto e cognição no desenvolvimento da conduta dos sujeitos, perpetuando mitos e equívocos que distorcem a essência da teoria original. Este artigo é uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo explorar como afetividade e cognição se entrelaçam nos períodos delineados por Piaget, buscando corrigir interpretações distorcidas e contribuir para uma compreensão precisa da teoria no contexto educacional brasileiro. Demonstra-se que há um paralelo entre as funções cognitivas e afetivas em cada período e estágio de desenvolvimento. A afetividade ou sua privação podem ser a causa da aceleração ou atraso no desenvolvimento cognitivo sem que com isso modifique sua estrutura. O estudo ressalta a importância dessa inter-relação para educadores, enfatizando a criação de ambientes que promovam o crescimento cognitivo e o desenvolvimento emocional equilibrado, evidenciando a harmonia entre afetividade e cognição no desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Edvanderson Ramalho dos Santos, Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Araquari

Licenciado em Geografia, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor EBTT no Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari. E-mail: edvanderson.santos@ifc.edu.br

Adriano Charles Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Licenciado em Geografia. Mestre e Doutor em Educação pela UEPG. Professor Colaborador na UEPG. Professor de Geografia na Educação Básica da Rede Estadual do Paraná (SEED-PR).

Referências

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

Santos, E. R. dos, & Ferreira, A. C. (2023). Os períodos do desenvolvimento do indivíduo em Piaget: paralelos entre afetividade e cognição: Paralelos entre afectividad y cognición. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–20. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12063