A presença de conceitos sobre Educação Profissional no currículo das licenciaturas do IFRN campus Natal central

Autores

Palavras-chave:

IFRN, Licenciatura, Currículo, Educação Profissional

Resumo

A partir da Lei nº 11.892/2008, surgiu o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, instituição que tinha como proposta inicial trabalhar com Educação Profissional, mas, no decorrer do tempo e dos anos e com as novas necessidades do mundo do trabalho, a partir de 2006, passou a ofertar cursos de licenciatura. Deparamo-nos, então, com um novo espaço destinado à formação inicial de professores e com ele surgem novas propostas curriculares. Os Institutos Federais são espaços que buscam a formação integral dos seus alunos, independentemente da modalidade de ensino, pois é uma característica dessa instituição que tem como foco a Educação Profissional. Diante disso, este estudo tem como objetivo descrever a inserção das licenciaturas no IFRN, destacando, no Projeto Político de Cursos desses cursos, os espaços destinados ao campo da EP, tendo em vista que as licenciaturas estão sendo desenvolvidas em uma instituição com histórico construído a partir da EP. Metodologicamente, tem um estudo bibliográfico e documental. Segundo Gil (2002), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Como garimpo de informações sobre a estrutura curricular das licenciaturas, utilizaremos o Projeto Político Pedagógico do IFRN e os PPC das 04 licenciaturas estudadas (Física, Geografia, Matemática, Letras – Espanhol). Neste estudo, nos amparamos em autores como Max (2010), Ramos (2014), Pacheco (2006), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) e Duarte (2013). Consideramos ser uma pesquisa de grande relevância, dado que apontaremos que o IFRN, escola de Educação Profissional, não enfatiza no currículo de suas licenciaturas esse campo epistêmico, ocupando apenas pequenos espaços e esse em disciplinas tidas como optativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Francisco Souza das Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mstd. no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (IFRN). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Pedagogia (UNINTER). Pós - Graduado em Metodologia no Ensino da Física e Matemática (UNINTER) e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (FAMEESP).

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado na Universidade do Minho em Portugal. Doutorado e Mestrado em Ciências da Educação pela UFRN. Pedagoga, Psicopedagoga e Jornalista pela UFRN. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 20 abr. 2019.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2006, 128p.

DUARTE, Newton. A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 59-72, dez. 2013.

IFRN. Projeto pedagógico da licenciatura em Matemática/Campus Natal Central. Natal: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2012a. Mimeo.

IFRN. Projeto pedagógico da licenciatura em Geografia/Campus Natal Central. Natal: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2012b. Mimeo.

IFRN. Projeto pedagógico da licenciatura em Letras/Campus Natal Central. Natal: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2012c. Mimeo.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARX, K. O capital: crítica da economia política: Livro I. Volume I. 27. ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2008. 571 p.

MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8-22, jun. 2008. Brasília: MEC, SETEC, 2008.

RAMOS, Marise. História e Política da Educação Profissional. 1. ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. E-book. (Coleção formação pedagógica; v. 5).

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

SILVA, T. T. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.

Publicado

2023-04-18

Como Citar

Chagas, E. F. S. das ., & Tavares, A. M. B. do N. (2023). A presença de conceitos sobre Educação Profissional no currículo das licenciaturas do IFRN campus Natal central. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9935

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)