A partilha do sensível em: O menino de calça curta de Flávio de Souza

Autores

Palavras-chave:

Literatura infantil, Fotografia, Iconografia, Memória

Resumo

Na obra O menino de calça curta, a sensibilidade das memórias fotográficas familiares é explorada por meio da linguagem fotográfica como recurso de produção da narrativa. A literatura, ao adentrar o ambiente escolar, amplia a percepção das crianças em relação à experiência de leitura, valorizando seus pontos de vista individuais e incentivando a partilha de reflexões, ao experimentar e partilhar suas próprias memórias, os alunos rompem com a automatização da experiência literária tradicional, tornando o contato com a literatura algo tangível e significativo. Promovemos um trabalho que envolve a leitura literária, o desenvolvimento do olhar crítico para histórias pessoais e a percepção estética da arte fotográfica. O diálogo com a fotografia como linguagem desperta experiências afetivas e sensíveis, sensibilizando não apenas as crianças, mas também os professores e as famílias de maneira significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Patrícia Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)

Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mestra em Educação pela USCS. Doutoranda do Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, com bolsa CAPES.

Referências

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

CHKLÓVSKI, Victor. A arte como procedimento. In: TODOROV, Tzvetan. Teoria da literatura:textos dos formalistas russos. São Paulo: Unesp, 2013.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2011.

SOUZA, Flávio. O menino de calça curta. São Paulo: FTD, 2018.

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Ribeiro, N. P. (2023). A partilha do sensível em: O menino de calça curta de Flávio de Souza. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11032

Edição

Seção

Relato de experiência