De volta à escola: o discurso dos professores sobre o retorno presencial

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Pandemia, Retorno presencial, Roda de conversa

Resumo

Com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre a percepção dos professores, a preparação da escola e as estratégias utilizadas no retorno presencial das aulas, este trabalho analisa o discurso de professores por meio de entrevistas e de diálogos realizados em webconferência no ano de 2022. Este trabalho emerge das discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização da Universidade Federal do Ceará. Para isso, os procedimentos metodológicos desenvolveram-se a partir do estudo bibliográfico sobre o tema, da escuta de psicólogos acerca do impacto da pandemia nas crianças e da organização de rodas de conversa para a escuta dos professores. Como resultados, apontam-se a superação das dificuldades encontradas por meio do trabalho dos professores e a reflexão sobre as condições do retorno. Conclui-se que, apesar das dificuldades encontradas, os professores encontraram estratégias para realizar o seu trabalho durante o período.

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Biografia do Autor

Maria José Barbosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação pela UFC. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização.

Rebeca Talia Ximenes Parente, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora de Educação Infantil. Especialista em Educação Inclusiva com ênfase em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Barbosa, M. J., & Parente, R. T. X. (2023). De volta à escola: o discurso dos professores sobre o retorno presencial. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11594

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