De volta à escola: o discurso dos professores sobre o retorno presencial
Palavras-chave:
Alfabetização, Pandemia, Retorno presencial, Roda de conversaResumo
Com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre a percepção dos professores, a preparação da escola e as estratégias utilizadas no retorno presencial das aulas, este trabalho analisa o discurso de professores por meio de entrevistas e de diálogos realizados em webconferência no ano de 2022. Este trabalho emerge das discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização da Universidade Federal do Ceará. Para isso, os procedimentos metodológicos desenvolveram-se a partir do estudo bibliográfico sobre o tema, da escuta de psicólogos acerca do impacto da pandemia nas crianças e da organização de rodas de conversa para a escuta dos professores. Como resultados, apontam-se a superação das dificuldades encontradas por meio do trabalho dos professores e a reflexão sobre as condições do retorno. Conclui-se que, apesar das dificuldades encontradas, os professores encontraram estratégias para realizar o seu trabalho durante o período.
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