Sociedade do espetáculo: um olhar sobre a cultura de imagens na educação

Autores

Palavras-chave:

Imagens, Educação, Sensibilidade, Apreciação estética

Resumo

Esse escrito dedica-se a refletir sobre a sociedade do espetáculo e suas relações com as imagens na atualidade, enfatizando os desafios da educação contemporânea. Trata-se de um estudo que tem por objetivo analisar a presença da cultura das imagens nos agentes simbólicos na atual sociedade, entrelaçando estratégias e experiências educativas para além de uma educação formal. O presente estudo se estrutura em uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, realizada através da reunião de textos que exploram a respeito das imagens e sua complexa relação com a educação, corpo e sua percepção. Como resposta aos impasses apresentados pela educação contemporânea acreditamos na apreciação estética como possibilidade educativa, dotada da capacidade de reconectar-nos com a beleza do mundo, expressando o corpo e sua capacidade de sentir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ysmilla Katalana Oliveira Figueiredo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Mestranda em Educação, pelo programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN.

Lorena Thaise de Sousa Cavalcanti Rocha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Mestranda em Educação, pelo programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN.

Hélio Junior Rocha de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Doutor em Estudos da Linguagem, professor orientador da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN.

Referências

ALMEIDA, Milton. Imagens e Sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.

ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais. Campinas, SP: Verus Editora, 2011.

BARBOSA, A. M. As mutações do conceito e da prática. In A. M. Barbosa, Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo, Brasil, 2002.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: a era da informação – economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

FONTANA, Lélia L. Possibilidades para “ver o invisível” nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação. UFPR. Curitiba, 2010.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

MACIEL, A. de M. A importância da imagem no cenário da contemporaneidade: uma necessidade da educação do olhar. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 95–109, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17537. Acesso em: 3 jul. 2022.

MERLEAU-PONTY, Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes. 1994.

NIETZSCHE, F. Escritos sobre Educação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.

NÓBREGA, T. P. Para uma teoria da corporeidade: um diálogo com Merleau-Ponty e o pensamento complexo. 1999. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba.

NÓBREGA, T. P. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

PESSI, Ingrid Gayer; PESSI, Donizeti; NUNES, Ana Luiza Ruschel. A Perspectiva ético-estética da educação: uma proposta de educação do olhar para a emancipação e a autonomia. Educação & Linguagem, v. 20, n. 2, p. 107-123, 2017.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal/RN: EDUFRN Editora da UFRN, 2006.

Publicado

2023-06-12

Como Citar

Figueiredo, Y. K. O., Rocha, L. T. de S. C., & Lima, H. J. R. de. (2023). Sociedade do espetáculo: um olhar sobre a cultura de imagens na educação. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10429