Sociedade do espetáculo: um olhar sobre a cultura de imagens na educação
Palavras-chave:
Imagens, Educação, Sensibilidade, Apreciação estéticaResumo
Esse escrito dedica-se a refletir sobre a sociedade do espetáculo e suas relações com as imagens na atualidade, enfatizando os desafios da educação contemporânea. Trata-se de um estudo que tem por objetivo analisar a presença da cultura das imagens nos agentes simbólicos na atual sociedade, entrelaçando estratégias e experiências educativas para além de uma educação formal. O presente estudo se estrutura em uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, realizada através da reunião de textos que exploram a respeito das imagens e sua complexa relação com a educação, corpo e sua percepção. Como resposta aos impasses apresentados pela educação contemporânea acreditamos na apreciação estética como possibilidade educativa, dotada da capacidade de reconectar-nos com a beleza do mundo, expressando o corpo e sua capacidade de sentir.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Milton. Imagens e Sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.
ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais. Campinas, SP: Verus Editora, 2011.
BARBOSA, A. M. As mutações do conceito e da prática. In A. M. Barbosa, Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo, Brasil, 2002.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: a era da informação – economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
FONTANA, Lélia L. Possibilidades para “ver o invisível” nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação. UFPR. Curitiba, 2010.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
MACIEL, A. de M. A importância da imagem no cenário da contemporaneidade: uma necessidade da educação do olhar. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 95–109, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17537. Acesso em: 3 jul. 2022.
MERLEAU-PONTY, Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes. 1994.
NIETZSCHE, F. Escritos sobre Educação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.
NÓBREGA, T. P. Para uma teoria da corporeidade: um diálogo com Merleau-Ponty e o pensamento complexo. 1999. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba.
NÓBREGA, T. P. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
PESSI, Ingrid Gayer; PESSI, Donizeti; NUNES, Ana Luiza Ruschel. A Perspectiva ético-estética da educação: uma proposta de educação do olhar para a emancipação e a autonomia. Educação & Linguagem, v. 20, n. 2, p. 107-123, 2017.
PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal/RN: EDUFRN Editora da UFRN, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ysmilla Katalana Oliveira Figueiredo, Lorena Thaise de Sousa Cavalcanti Rocha, Hélio Junior Rocha de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.