A importância da análise Swot na gestão escolar da EEMTI Huet Arruda

Autores

Palavras-chave:

Análise Swot, Gestão escolar, Relevância da análise swot, Planejamento estratégico

Resumo

Este relato de experiência visa apresentar a relevância da análise SWOT na EEMTI Huet Arruda, apontando as características e o diferencial dessa matriz dentro da rotina escolar, que por sua vez, envolve seguimentos como: profissionais da escola, pais e alunos com ações ligadas a educação e a gestão participativa, tendo os projetos desenvolvidos como parâmetro de estudo. A metodología utlizada neste estudo se deu por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando artigos, websites, livros e documentos diversos. Foi ainda observada informações acerca da aplicação da análise SWOT numa escola da rede estadual no Ceará. A partir da análise dos dados obtidos, verificou-se a importância do uso dessa matriz como ferramenta de suporte para a gestão escolar, permitindo uma análise abrangente do funcionamento da rotina da instituição, do ponto de vista interno, onde serão apontados os pontos fortes, fracos e externos ao ambiente estudado, identificando as ameaças e oportunidades que servem para um planejamento estratégico da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cibelle Moreira de Araújo, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão de Instituições Sociais pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar. Graduada em ciências Sociais pela UVA e em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná. Atualmente é diretora escolar na EEMTI Huet Arruda, em Moraújo-CE.

Edinardo Aguiar do Nascimento, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Graduado em Matemática e Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni) e em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Referências

BRITO, R. de O.; CARNIELLI, B. L.; Gestão participativa: uma matriz de interações entre a escola e a comunidade escolar. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 5, no. 2, p.26-41, nov. 2011. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 27 set. 2023.

CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. 2019. Conceito. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/conceito/. Acesso: em 11 jun. 2023.

CONSTANTE, W. A. do A.; MARTINS NETO, H. C. C.; OLIVEIRA, J. F. de. O papel do planejamento estratégico organizacional e da TI em pequenas empresas. Revista Computação Aplicada, 21-33. 2015. Disponível em: https://revistas.ung.br/index.php/computacaoaplicada/article/view/2045. Acesso em: 11 maio 2023

CRUZ, D. M. B.; NERIS, L. M., BOAS, L. G. V.; MENEZES, J. D. S. Aplicação do planejamento estratégico a partir da análise swot: um estudo numa empresa de tecnologia da informação. Anais do IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe. Novembro, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/7595. Acesso em: 10 ago. 2023.

GADOTTI, M. Caminhos e significados da educação popular em diferentes contextos. Cadernos de EJA V 06. São Paulo: IPF, 2009.

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed., Porto Alegre: Bookman, 2001.

PARO, V. H. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã. 2001.

RIBEIRO, J. C. Os saberes cotidianos de alunos nas aulas de educação física: implicações para a prática pedagógica. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. 2014.

SCHNECKENBERG, M. O princípio democrático na atuação do diretor de escola: um estudo comparativo entre diretores eleitos e reeleitos. Gestão em rede, n. 75, p. 8-14, 2007. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364056. Acesso em: 23 jun. 2023.

Publicado

2023-10-09

Como Citar

Araújo, M. C. M. de, & Nascimento, E. A. do. (2023). A importância da análise Swot na gestão escolar da EEMTI Huet Arruda. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11642

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)