A importância da análise Swot na gestão escolar da EEMTI Huet Arruda
Palavras-chave:
Análise Swot, Gestão escolar, Relevância da análise swot, Planejamento estratégicoResumo
Este relato de experiência visa apresentar a relevância da análise SWOT na EEMTI Huet Arruda, apontando as características e o diferencial dessa matriz dentro da rotina escolar, que por sua vez, envolve seguimentos como: profissionais da escola, pais e alunos com ações ligadas a educação e a gestão participativa, tendo os projetos desenvolvidos como parâmetro de estudo. A metodología utlizada neste estudo se deu por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando artigos, websites, livros e documentos diversos. Foi ainda observada informações acerca da aplicação da análise SWOT numa escola da rede estadual no Ceará. A partir da análise dos dados obtidos, verificou-se a importância do uso dessa matriz como ferramenta de suporte para a gestão escolar, permitindo uma análise abrangente do funcionamento da rotina da instituição, do ponto de vista interno, onde serão apontados os pontos fortes, fracos e externos ao ambiente estudado, identificando as ameaças e oportunidades que servem para um planejamento estratégico da instituição.
Downloads
Referências
BRITO, R. de O.; CARNIELLI, B. L.; Gestão participativa: uma matriz de interações entre a escola e a comunidade escolar. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 5, no. 2, p.26-41, nov. 2011. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 27 set. 2023.
CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. 2019. Conceito. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/conceito/. Acesso: em 11 jun. 2023.
CONSTANTE, W. A. do A.; MARTINS NETO, H. C. C.; OLIVEIRA, J. F. de. O papel do planejamento estratégico organizacional e da TI em pequenas empresas. Revista Computação Aplicada, 21-33. 2015. Disponível em: https://revistas.ung.br/index.php/computacaoaplicada/article/view/2045. Acesso em: 11 maio 2023
CRUZ, D. M. B.; NERIS, L. M., BOAS, L. G. V.; MENEZES, J. D. S. Aplicação do planejamento estratégico a partir da análise swot: um estudo numa empresa de tecnologia da informação. Anais do IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe. Novembro, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/7595. Acesso em: 10 ago. 2023.
GADOTTI, M. Caminhos e significados da educação popular em diferentes contextos. Cadernos de EJA V 06. São Paulo: IPF, 2009.
YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed., Porto Alegre: Bookman, 2001.
PARO, V. H. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã. 2001.
RIBEIRO, J. C. Os saberes cotidianos de alunos nas aulas de educação física: implicações para a prática pedagógica. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. 2014.
SCHNECKENBERG, M. O princípio democrático na atuação do diretor de escola: um estudo comparativo entre diretores eleitos e reeleitos. Gestão em rede, n. 75, p. 8-14, 2007. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364056. Acesso em: 23 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Cibelle Moreira de Araújo, Edinardo Aguiar do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.