A importância da análise Swot na gestão escolar da EEMTI Huet Arruda
Palavras-chave:
Análise Swot, Gestão escolar, Relevância da análise swot, Planejamento estratégicoResumo
Este relato de experiência visa apresentar a relevância da análise SWOT na EEMTI Huet Arruda, apontando as características e o diferencial dessa matriz dentro da rotina escolar, que por sua vez, envolve seguimentos como: profissionais da escola, pais e alunos com ações ligadas a educação e a gestão participativa, tendo os projetos desenvolvidos como parâmetro de estudo. A metodología utlizada neste estudo se deu por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando artigos, websites, livros e documentos diversos. Foi ainda observada informações acerca da aplicação da análise SWOT numa escola da rede estadual no Ceará. A partir da análise dos dados obtidos, verificou-se a importância do uso dessa matriz como ferramenta de suporte para a gestão escolar, permitindo uma análise abrangente do funcionamento da rotina da instituição, do ponto de vista interno, onde serão apontados os pontos fortes, fracos e externos ao ambiente estudado, identificando as ameaças e oportunidades que servem para um planejamento estratégico da instituição.
Downloads
Referências
BRITO, R. de O.; CARNIELLI, B. L.; Gestão participativa: uma matriz de interações entre a escola e a comunidade escolar. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 5, no. 2, p.26-41, nov. 2011. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 27 set. 2023.
CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. 2019. Conceito. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/conceito/. Acesso: em 11 jun. 2023.
CONSTANTE, W. A. do A.; MARTINS NETO, H. C. C.; OLIVEIRA, J. F. de. O papel do planejamento estratégico organizacional e da TI em pequenas empresas. Revista Computação Aplicada, 21-33. 2015. Disponível em: https://revistas.ung.br/index.php/computacaoaplicada/article/view/2045. Acesso em: 11 maio 2023
CRUZ, D. M. B.; NERIS, L. M., BOAS, L. G. V.; MENEZES, J. D. S. Aplicação do planejamento estratégico a partir da análise swot: um estudo numa empresa de tecnologia da informação. Anais do IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe. Novembro, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/7595. Acesso em: 10 ago. 2023.
GADOTTI, M. Caminhos e significados da educação popular em diferentes contextos. Cadernos de EJA V 06. São Paulo: IPF, 2009.
YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed., Porto Alegre: Bookman, 2001.
PARO, V. H. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã. 2001.
RIBEIRO, J. C. Os saberes cotidianos de alunos nas aulas de educação física: implicações para a prática pedagógica. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. 2014.
SCHNECKENBERG, M. O princípio democrático na atuação do diretor de escola: um estudo comparativo entre diretores eleitos e reeleitos. Gestão em rede, n. 75, p. 8-14, 2007. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364056. Acesso em: 23 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Cibelle Moreira de Araújo, Edinardo Aguiar do Nascimento
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.