A importância da análise Swot na gestão escolar da EEMTI Huet Arruda

Autores

Palavras-chave:

Análise Swot, Gestão escolar, Relevância da análise swot, Planejamento estratégico

Resumo

Este relato de experiência visa apresentar a relevância da análise SWOT na EEMTI Huet Arruda, apontando as características e o diferencial dessa matriz dentro da rotina escolar, que por sua vez, envolve seguimentos como: profissionais da escola, pais e alunos com ações ligadas a educação e a gestão participativa, tendo os projetos desenvolvidos como parâmetro de estudo. A metodología utlizada neste estudo se deu por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando artigos, websites, livros e documentos diversos. Foi ainda observada informações acerca da aplicação da análise SWOT numa escola da rede estadual no Ceará. A partir da análise dos dados obtidos, verificou-se a importância do uso dessa matriz como ferramenta de suporte para a gestão escolar, permitindo uma análise abrangente do funcionamento da rotina da instituição, do ponto de vista interno, onde serão apontados os pontos fortes, fracos e externos ao ambiente estudado, identificando as ameaças e oportunidades que servem para um planejamento estratégico da instituição.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Cibelle Moreira de Araújo, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão de Instituições Sociais pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar. Graduada em ciências Sociais pela UVA e em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná. Atualmente é diretora escolar na EEMTI Huet Arruda, em Moraújo-CE.

Edinardo Aguiar do Nascimento, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Graduado em Matemática e Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni) e em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Referências

BRITO, R. de O.; CARNIELLI, B. L.; Gestão participativa: uma matriz de interações entre a escola e a comunidade escolar. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 5, no. 2, p.26-41, nov. 2011. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 27 set. 2023.

CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. 2019. Conceito. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/conceito/. Acesso: em 11 jun. 2023.

CONSTANTE, W. A. do A.; MARTINS NETO, H. C. C.; OLIVEIRA, J. F. de. O papel do planejamento estratégico organizacional e da TI em pequenas empresas. Revista Computação Aplicada, 21-33. 2015. Disponível em: https://revistas.ung.br/index.php/computacaoaplicada/article/view/2045. Acesso em: 11 maio 2023

CRUZ, D. M. B.; NERIS, L. M., BOAS, L. G. V.; MENEZES, J. D. S. Aplicação do planejamento estratégico a partir da análise swot: um estudo numa empresa de tecnologia da informação. Anais do IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe. Novembro, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/7595. Acesso em: 10 ago. 2023.

GADOTTI, M. Caminhos e significados da educação popular em diferentes contextos. Cadernos de EJA V 06. São Paulo: IPF, 2009.

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed., Porto Alegre: Bookman, 2001.

PARO, V. H. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã. 2001.

RIBEIRO, J. C. Os saberes cotidianos de alunos nas aulas de educação física: implicações para a prática pedagógica. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. 2014.

SCHNECKENBERG, M. O princípio democrático na atuação do diretor de escola: um estudo comparativo entre diretores eleitos e reeleitos. Gestão em rede, n. 75, p. 8-14, 2007. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364056. Acesso em: 23 jun. 2023.

Publicado

2023-10-09

Como Citar

Araújo, M. C. M. de, & Nascimento, E. A. do. (2023). A importância da análise Swot na gestão escolar da EEMTI Huet Arruda. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11642

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)