Alfabetização e ludicidade: relato de uma experiência com crianças do primeiro ano

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade, Alfabetização, Aprendizagem, Desenvolvimento

Resumo

Este relato de experiência objetivou compreender de que maneira a ludicidade está sendo vivenciada no processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. De abordagem qualitativa, a pesquisa aconteceu através de observação de uma aula de Português, de uma entrevista semiestruturada com a professora e um diálogo informal com uma das psicopedagogas da escola. Como principais achados destacamos que a professora reconhece a importância da ludicidade na aprendizagem das crianças, mas ainda assim, na aula observada, fez uso de práticas tradicionais de ensino. Ao usar a brincadeira e outras estratégias lúdicas, as crianças tendem a se engajar e aprender mais, relacionando o estudo escolar da língua com o seu cotidiano e as práticas sociais. Ressalta-se, dessa forma, a importância do uso de atividades lúdicas no processo de alfabetização, como jogos e brincadeiras, sendo essas enriquecedoras na aprendizagem e desenvolvimento do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iraiza Noemi Silva Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Vitoria Kelli Ferreira de Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Juliana Silva Santana, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Centro de Educação na Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE), curso de Pedagogia. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE - UFC).  Coordenadora do grupo de estudos Coletivo Mapinduzi (UECE).

Referências

GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 27 set. 2023.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura. Campinas: Pontes, 1997.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2018.

MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 1996.

PIAGET, Jean. Os estágios do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. In: Piaget. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

SOARES, Magda, Letramento e alfabetização: as muitas facetas, 2003.Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

WINNICOTT, Donald W. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1975.

ZAIM-DE-MELO, R.; RODRIGUES, G. S.; GRILLO, R. de M. A Cultura Lúdica dos alunos de uma “Escola das Águas” no Pantanal. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324799, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4799. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4799. Acesso em: 2 out. 2023.

Publicado

2023-10-04

Como Citar

Carvalho, I. N. S., Andrade, V. K. F. de, & Santana, J. S. (2023). Alfabetização e ludicidade: relato de uma experiência com crianças do primeiro ano . Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11587

Edição

Seção

Relato de experiência