Alfabetização e ludicidade: relato de uma experiência com crianças do primeiro ano
Palavras-chave:
Ludicidade, Alfabetização, Aprendizagem, DesenvolvimentoResumo
Este relato de experiência objetivou compreender de que maneira a ludicidade está sendo vivenciada no processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. De abordagem qualitativa, a pesquisa aconteceu através de observação de uma aula de Português, de uma entrevista semiestruturada com a professora e um diálogo informal com uma das psicopedagogas da escola. Como principais achados destacamos que a professora reconhece a importância da ludicidade na aprendizagem das crianças, mas ainda assim, na aula observada, fez uso de práticas tradicionais de ensino. Ao usar a brincadeira e outras estratégias lúdicas, as crianças tendem a se engajar e aprender mais, relacionando o estudo escolar da língua com o seu cotidiano e as práticas sociais. Ressalta-se, dessa forma, a importância do uso de atividades lúdicas no processo de alfabetização, como jogos e brincadeiras, sendo essas enriquecedoras na aprendizagem e desenvolvimento do aluno.
Downloads
Referências
GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 27 set. 2023.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura. Campinas: Pontes, 1997.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2018.
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 1996.
PIAGET, Jean. Os estágios do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. In: Piaget. Rio de Janeiro: Forense, 1972.
SOARES, Magda, Letramento e alfabetização: as muitas facetas, 2003.Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
WINNICOTT, Donald W. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1975.
ZAIM-DE-MELO, R.; RODRIGUES, G. S.; GRILLO, R. de M. A Cultura Lúdica dos alunos de uma “Escola das Águas” no Pantanal. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324799, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4799. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4799. Acesso em: 2 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iraiza Noemi Silva Carvalho, Vitoria Kelli Ferreira de Andrade, Juliana Silva Santana
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.