Alfabetização e ludicidade: relato de uma experiência com crianças do primeiro ano
Palavras-chave:
Ludicidade, Alfabetização, Aprendizagem, DesenvolvimentoResumo
Este relato de experiência objetivou compreender de que maneira a ludicidade está sendo vivenciada no processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. De abordagem qualitativa, a pesquisa aconteceu através de observação de uma aula de Português, de uma entrevista semiestruturada com a professora e um diálogo informal com uma das psicopedagogas da escola. Como principais achados destacamos que a professora reconhece a importância da ludicidade na aprendizagem das crianças, mas ainda assim, na aula observada, fez uso de práticas tradicionais de ensino. Ao usar a brincadeira e outras estratégias lúdicas, as crianças tendem a se engajar e aprender mais, relacionando o estudo escolar da língua com o seu cotidiano e as práticas sociais. Ressalta-se, dessa forma, a importância do uso de atividades lúdicas no processo de alfabetização, como jogos e brincadeiras, sendo essas enriquecedoras na aprendizagem e desenvolvimento do aluno.
Downloads
Referências
GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 27 set. 2023.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura. Campinas: Pontes, 1997.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2018.
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 1996.
PIAGET, Jean. Os estágios do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. In: Piaget. Rio de Janeiro: Forense, 1972.
SOARES, Magda, Letramento e alfabetização: as muitas facetas, 2003.Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
WINNICOTT, Donald W. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1975.
ZAIM-DE-MELO, R.; RODRIGUES, G. S.; GRILLO, R. de M. A Cultura Lúdica dos alunos de uma “Escola das Águas” no Pantanal. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324799, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4799. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4799. Acesso em: 2 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iraiza Noemi Silva Carvalho, Vitoria Kelli Ferreira de Andrade, Juliana Silva Santana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.