Entre teoria e prática: um relato do Estágio Supervisionado em Educação Física
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Ensino Fundamental, Educação FísicaResumo
O estágio supervisionado curricular contribui para a aproximação dos estudantes com a realidade profissional na interface entre a teoria e a prática. O mesmo possibilita vivências baseadas em observações, na experimentação de desafios e no desenvolvimento de habilidades que os estudantes adquiriram ao longo da graduação. Assim, este trabalho teve como objetivo relatar uma experiência do estágio supervisionado no Ensino Fundamental, no curso de Licenciatura em Educação Física. Os procedimentos metodológicos utilizados para este relato foram de abordagem qualitativa, utilizando o método descritivo. Os resultados apontaram que com a realização do estágio supervisionado foi possível favorecer o desenvolvimento dos alunos, assim como, fez com os estudantes adquirissem experiências voltadas a prática de regência das aulas de Educação Física no ambiente escolar.
Downloads
Referências
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A. S. M.; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 10 ago. 2023.
GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 10 ago. 2023.
ISSE, S. F.; MOLINA NETO, V. Estágio supervisionado na formação de professores de Educação física: produções científicas sobre o tema. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS. 2016. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/df42/bd23d2ae167b4a9ff8087443c6b12c41a874.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.
JANUARIO, G. O estágio supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: Seminário de história e investigações de/em aulas de matemática, 2, 2008, Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, 2008. v. único. p. 1-8. Pág. 3. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Gilberto)06.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.
MAFFEI, W. S. Prática como componente curricular e estágio supervisionado na formação de professores de educação física. 2014. Bauru, SP. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/135439/ISSN2175-8042-2014-26-43-229-244.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 4 ago. 2023.
MARTINY, L; E.; GOMES-DA-SILVA, P. N. “O que eu transformaria? Muita coisa!”: os saberes e os não saberes docentes presentes no estágio supervisionado em Educação Física. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 22, n. 4, p. 569-581, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/ FyQKtRLw6vJ5njGZG6Y4Bhd/?lang=pt. Acesso em: 4 ago. 2023.
PEREIRA, A. S. M. Aninhá Vaguretê: reflexões simbólicas para a Educação Física no ritual do Torém dos índios Tremembé. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Aninhá vaguretê: corpo e simbologia no ritual do Torém dos índios Tremembé. Curitiba, PR: Appris, 2020.
PEREIRA, A. S. M. Práticas corporais indígenas: jogos, brincadeiras e lutas para implementação da Lei 11.645/08 na Educação Física escolar. Fortaleza: Aliás, 2021.
PEREIRA, A. S. M.; GOMES, D. Educación Física en Brasil: recorrido histórico educativo de 1851 a 2017. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 22, n. 238, p. 94-101, 25 mar, 2018. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/93. Acesso em 10 ago. 2023.
PEREIRA, J. M. S.; SANTOS, A. R. dos; XEREZ, A. S. P.; SANTIAGO, J. da S.; PEREIRA, A. S. M. A tendência competitivista da Educação Física durante o período (1964-1985): a ascensão do esporte no Brasil. In: MAIA, F; E. F. da S.; PEREIRA, A. S.. M. Tendências da Educação Física: novas aproximações. Alexa Cultural: São Paulo, 2021.
PEREIRA, A. S. M.; SOUZA, S. T. B. O discurso dos professores de Educação Física sobre sua prática pedagógica em saúde: um estudo na Rede Municipal de Fortaleza, CE. Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 25, Núm. 267, Ago, 2020. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1737/1260 Acesso em: 10 out. 2023.
PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. African and Indigenous games and activities: a pilot study on their legitimacy and complexity in Brazilian physical education teaching, Sport, education and society, 2021. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13573322.2021.1902298. Acesso em: 10 out. 2023.
RABELO et al. Estágio supervisionado em Educação Física: um momento de aprendizado na construção do conhecimento do graduando. EFDeportes.com - Revista Digital. Buenos Aires, 2013. Ano 17, Nº 177. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd177/estagio-supervisionado-em-educacao-fisica.htm. Acesso em: 11 jul. 2023.
SANTIAGO, J. da S.; MAIA, F. E. da S.; PEREIRA, A. S. M. Posibilidades de aplicación de la temática afrobrasileña en Educación Física escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 263, p. 73-92, 21 abr. 2020. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1828. Acesso em: 1 ago. 2023.
SILVA, A. B et al. A relevância do lúdico nas aulas de educação física no segundo ciclo (6º ano 9º ano) do ensino fundamental. 2014. Disponível em https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_31_1412711754.pdf . Acesso em: 12 jul. 2023.
SILVA, M. G.; NEGROMONTE, M. A. O.; CORDEIRO, A. G. S. L.; COUTINHO, D. J. G. A importância da ludicidade: ensino fundamental i. Anais do IV Congresso Nacional de Educação-CONEDU. 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID12614_22092019112148.pdf. Acesso em: 26 jul. 2023.
SOUSA, A. C. B. de; PEREIRA, A. S. M. Paulo Freire, o andarilho da utopia: reflexões para a transformação social através da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3755. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3755. Acesso em: 31 jul. 2023.
SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 9 ago. 2023.
TORRES, A. L; FERREIRA, H. S. A relação teoria e prática nas aulas de Educação Física escolar: um olhar dos professores recém-ingressos no ensino público municipal de Fortaleza. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Argentina. Año 17, Nº 176, 2013. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd176/a-relacao-teoria-e-pratica-de-educacao-fisica.htm. Acesso em: 26 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leilde Ramos de Oliveira, Joselita da Silva Santiago, Francisco Eraldo da Silva Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.