O ensino remoto de Geografia: experiências de professores em uma escola teresinense
Palavras-chave:
Remote teaching, Geography, Teacher, EaD, TechnologyResumo
O presente artigo analisa de que maneira se deu o ensino remoto na disciplina Geografia e as visões dos professores sobre como vivenciaram essa modalidade de ensino durante a pandemia da covid-19 em uma escola de educação básica em Teresina. Para subsidiar esta pesquisa exploratória, foram feitas análises bibliográficas com vários autores que abordam o assunto (BUNIOTTI; GOMES, 2020; CASTRO; QUEIROZ, 2020; CARDOSO e QUEIROZ, 2019; MARTINS et al., 2021; OLIVEIRA, 2021; SOUTO; MORAIS, 2021) e uma pesquisa de campo, onde entrevistamos professores de Geografia para nos descrever como foi passar pelo ensino remoto em uma escola pública. Trazemos a diferença entre EAD e ensino remoto, como se deu o uso das tecnologias e a aprendizagem de Geografia na modalidade remota. Concluímos que o ensino remoto precarizou as condições de trabalho docente bem como dificultou os processos de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ANDRADE, Ana Maria Teixeira; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho; GOMES, Ana Beatriz Bezerra. Uma prática de ensino remoto na escola pública municipal Autran Nunes. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6660. Acesso em: 7 out. 2022.
BUNIOTTI, Daniel; GOMES, Paulo César. Educação a Distância não é Ensino Remoto: Identificando Ações da Secretaria Estadual de Educação do Paraná em 2020. EaD em Foco, v. 11, n. 2, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1197.Acesso em: 25 ago. 2022.
CASTRO, Eder Alonso; QUEIROZ, Eliziane Rodrigues de. Educação a distância e ensino remoto: distinções necessárias. Revista Nova Paideia - Revista interdisciplinar em educação e pesquisa. Brasília, v. 2, n. 3, p. 3-17, 2020. Disponível em:https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/40. Acesso em 25 ago. 2022.
GP1. Estudantes do Piauí recebem chips com internet para terem acesso a aulas., 25 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.gp1.com.br/piaui/noticia/2021/1/25/estudantes-do-piaui-recebem-chips com-internet-para-terem-acesso-a-aulas-494823.html. Acesso em: 18 jul. 2022.
GUERRA, Fábio Soares. Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-9, 2020.Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530.
Acesso em: 7 out. 2022.
LEMOS, Simone. Avaliação do rendimento escolar em 2019 já não era boa e foi agravada com a pandemia. Jornal da USP, 14 março de 2022. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/avaliacao-do-rendimento-escolar-em-2019-ja-nao-era-boa-e-foi-agravada-pela-pandemia/. Acesso em: 31 ago. 2022.
LUFKIN, Bryan. Corona-insônia: o fenômeno que está impedindo as pessoas de dormir na pandemia. G1, 29 de janeiro de 2021. Disponível em:https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/01/29/corona-insonia-o-fenomeno-que-esta-impedindo-as-pessoas-de-dormir-na-pandemia.ghtml#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16613097987576&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&share=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fbemestar%2Fcoronavirus%2Fnoticia%2F2021%2F01%2F29%2Fcorona-insonia-o-fenomeno-que-esta-impedindo-as-pessoas-de-dormir-na-pandemia.ghtml. Acesso em: 25 ago. 2022.
MARTINS, Ana Carolina Borges Leão; DAMASCENO, Roniel Sousa, SOUSA, Marília Albuquerque de; RIPARDO, Maria Vitória Silva; ALBUQUERQUE, Luiz Victor Coelho; MELO, Maria Alayny Cavalcante. A experiência de professores no ensino remoto: dilemas, saúde mental e contexto de trabalho na pandemia. Expressa extensão. Pelotas, v. 26, n. 2, p. 260-272, maio-agosto, 2021. Disponível em:https://www.sumarios.org/artigo/experi%C3%AAncia-de-professores-no-ensino-remoto-dilemas-sa%C3%BAde-mental-e-contextos-de-trabalho-na. Acesso em: 25 ago. 2022.
MARTINS JUNIOR, Luiz; MARTINS, Rosa Elisabeth Militz W; DIAS, Julice. O ensino de geografia na educação básica em tempos de pandemia - covid-19. Humanidades e inovação, Tocantins, v.8, n.61, p.117-129, out. 2021. Disponível em:https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/136. Acesso em: 25 jun. 2022.
MATOS, Érica Gonçalves; SIMPLÍCIO, Antônia Karina Mota; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Os desafios atuais do ensino remoto: uma didática replanejada. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6155. Acesso em: 7 out. 2022.
MONTENEGRO, Rebeca Maria Bruno; MATOS, Emanuelle Oliveira da Fonseca; LIMA, Maria Socorro Lucena. Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6476. Acesso em: 7 out. 2022.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Como fica o ensino de geografia em tempos de pandemia da covid-19?. Ensino em perspectivas, v.2, n.1, p.1-15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4577#:~:text=Para%20isso%2C%20%C3%A9%20realizada%20breve,contextualizados%20para%20o%20momento%20contempor%C3%A2neo. Acesso em: 05 jun. 2022.
CARDOSO, Cristiane; QUEIROZ, Edileuza Dias de. Reflexão sobre o ensino da geografia: desafios e perspectivas. Geografia, ação política e democracia, v. 2, p. 75-83, 2019. Disponível em:https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/8537. Acesso em: 25 ago. 2022.
Unyleya Saiba o que é um professor EaD e como ele trabalha. Disponível em: https://blog.unyleya.edu.br/inicie-sua-carreira/professor-ead/. Acesso em 5 de setembro de 2022.
SANTOS, Milton. O espaço dividido. 2. Ed. São Paulo: edusp. 1979.
SEFFAIR, Maria do Carmo. Analfabetismo funcional e a realidade brasileira. D24am, Manaus, 29 de agosto de 2021. Disponível em: https://d24am.com/artigos/maria-do-carmo-seffair/analfabetismo funcional-e-a-realidade-brasileira/. Acesso em: 25 jun. 2022.
SOUTO, Joyce Caroline de Souza; MORAIS, Nathalia Rocha. Ensino de geografia em tempos de pandemia: desafios do ensino remoto e das tecnologias na prática docente. Revista de ensino de geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 102-118, jan/jun. 2021. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N22/Art6-v12-n22-Revista-Ensino-Geografia-Souto-Morais.pdf. Acesso em: 22 maio 2022.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo Rafael Santos Côelho, Luis Eduardo Santiago dos Santos, Luciano de Melo Sousa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.