O ensino remoto de Geografia: experiências de professores em uma escola teresinense

Autores

Palavras-chave:

Remote teaching, Geography, Teacher, EaD, Technology

Resumo

O presente artigo analisa de que maneira se deu o ensino remoto na disciplina Geografia e as visões dos professores sobre como vivenciaram essa modalidade de ensino durante a pandemia da covid-19 em uma escola de educação básica em Teresina. Para subsidiar esta pesquisa exploratória, foram feitas análises bibliográficas com vários autores que abordam o assunto (BUNIOTTI; GOMES, 2020; CASTRO; QUEIROZ, 2020; CARDOSO e QUEIROZ, 2019; MARTINS et al., 2021; OLIVEIRA, 2021; SOUTO; MORAIS, 2021) e uma pesquisa de campo, onde entrevistamos professores de Geografia para nos descrever como foi passar pelo ensino remoto em uma escola pública. Trazemos a diferença entre EAD e ensino remoto, como se deu o uso das tecnologias e a aprendizagem de Geografia na modalidade remota. Concluímos que o ensino remoto precarizou as condições de trabalho docente bem como dificultou os processos de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Rafael Santos Côelho, Universidade Estadual do Piauí

Graduando em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí.

Luis Eduardo Santiago dos Santos, Universidade Estadual do Piauí

Graduando em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí.

Luciano de Melo Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em Ciências Socias (UFRN) e professor adjunto da licenciatura em Ciências Socias da Universidade Estadual do Piauí ( Campus Torquato Neto). Pesquisador na área de metodologia de ensino.

Referências

ANDRADE, Ana Maria Teixeira; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho; GOMES, Ana Beatriz Bezerra. Uma prática de ensino remoto na escola pública municipal Autran Nunes. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6660. Acesso em: 7 out. 2022.

BUNIOTTI, Daniel; GOMES, Paulo César. Educação a Distância não é Ensino Remoto: Identificando Ações da Secretaria Estadual de Educação do Paraná em 2020. EaD em Foco, v. 11, n. 2, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1197.Acesso em: 25 ago. 2022.

CASTRO, Eder Alonso; QUEIROZ, Eliziane Rodrigues de. Educação a distância e ensino remoto: distinções necessárias. Revista Nova Paideia - Revista interdisciplinar em educação e pesquisa. Brasília, v. 2, n. 3, p. 3-17, 2020. Disponível em:https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/40. Acesso em 25 ago. 2022.

GP1. Estudantes do Piauí recebem chips com internet para terem acesso a aulas., 25 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.gp1.com.br/piaui/noticia/2021/1/25/estudantes-do-piaui-recebem-chips com-internet-para-terem-acesso-a-aulas-494823.html. Acesso em: 18 jul. 2022.

GUERRA, Fábio Soares. Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-9, 2020.Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530.

Acesso em: 7 out. 2022.

LEMOS, Simone. Avaliação do rendimento escolar em 2019 já não era boa e foi agravada com a pandemia. Jornal da USP, 14 março de 2022. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/avaliacao-do-rendimento-escolar-em-2019-ja-nao-era-boa-e-foi-agravada-pela-pandemia/. Acesso em: 31 ago. 2022.

LUFKIN, Bryan. Corona-insônia: o fenômeno que está impedindo as pessoas de dormir na pandemia. G1, 29 de janeiro de 2021. Disponível em:https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/01/29/corona-insonia-o-fenomeno-que-esta-impedindo-as-pessoas-de-dormir-na-pandemia.ghtml#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16613097987576&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&ampshare=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fbemestar%2Fcoronavirus%2Fnoticia%2F2021%2F01%2F29%2Fcorona-insonia-o-fenomeno-que-esta-impedindo-as-pessoas-de-dormir-na-pandemia.ghtml. Acesso em: 25 ago. 2022.

MARTINS, Ana Carolina Borges Leão; DAMASCENO, Roniel Sousa, SOUSA, Marília Albuquerque de; RIPARDO, Maria Vitória Silva; ALBUQUERQUE, Luiz Victor Coelho; MELO, Maria Alayny Cavalcante. A experiência de professores no ensino remoto: dilemas, saúde mental e contexto de trabalho na pandemia. Expressa extensão. Pelotas, v. 26, n. 2, p. 260-272, maio-agosto, 2021. Disponível em:https://www.sumarios.org/artigo/experi%C3%AAncia-de-professores-no-ensino-remoto-dilemas-sa%C3%BAde-mental-e-contextos-de-trabalho-na. Acesso em: 25 ago. 2022.

MARTINS JUNIOR, Luiz; MARTINS, Rosa Elisabeth Militz W; DIAS, Julice. O ensino de geografia na educação básica em tempos de pandemia - covid-19. Humanidades e inovação, Tocantins, v.8, n.61, p.117-129, out. 2021. Disponível em:https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/136. Acesso em: 25 jun. 2022.

MATOS, Érica Gonçalves; SIMPLÍCIO, Antônia Karina Mota; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Os desafios atuais do ensino remoto: uma didática replanejada. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6155. Acesso em: 7 out. 2022.

MONTENEGRO, Rebeca Maria Bruno; MATOS, Emanuelle Oliveira da Fonseca; LIMA, Maria Socorro Lucena. Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6476. Acesso em: 7 out. 2022.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Como fica o ensino de geografia em tempos de pandemia da covid-19?. Ensino em perspectivas, v.2, n.1, p.1-15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4577#:~:text=Para%20isso%2C%20%C3%A9%20realizada%20breve,contextualizados%20para%20o%20momento%20contempor%C3%A2neo. Acesso em: 05 jun. 2022.

CARDOSO, Cristiane; QUEIROZ, Edileuza Dias de. Reflexão sobre o ensino da geografia: desafios e perspectivas. Geografia, ação política e democracia, v. 2, p. 75-83, 2019. Disponível em:https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/8537. Acesso em: 25 ago. 2022.

Unyleya Saiba o que é um professor EaD e como ele trabalha. Disponível em: https://blog.unyleya.edu.br/inicie-sua-carreira/professor-ead/. Acesso em 5 de setembro de 2022.

SANTOS, Milton. O espaço dividido. 2. Ed. São Paulo: edusp. 1979.

SEFFAIR, Maria do Carmo. Analfabetismo funcional e a realidade brasileira. D24am, Manaus, 29 de agosto de 2021. Disponível em: https://d24am.com/artigos/maria-do-carmo-seffair/analfabetismo funcional-e-a-realidade-brasileira/. Acesso em: 25 jun. 2022.

SOUTO, Joyce Caroline de Souza; MORAIS, Nathalia Rocha. Ensino de geografia em tempos de pandemia: desafios do ensino remoto e das tecnologias na prática docente. Revista de ensino de geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 102-118, jan/jun. 2021. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N22/Art6-v12-n22-Revista-Ensino-Geografia-Souto-Morais.pdf. Acesso em: 22 maio 2022.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013.

Publicado

2023-01-11

Como Citar

Côelho, L. R. . S., Santos, L. E. S. dos, & Sousa, L. de M. . (2023). O ensino remoto de Geografia: experiências de professores em uma escola teresinense . Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8698