Ações de conscientização sobre o autismo no ambiente escolar
Palavras-chave:
Educação, Autismo, TEA, ConscientizaçãoResumo
Este relato de experiência tem como objetivo promover o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), os direitos e as necessidades das pessoas com TEA. Foram realizadas ações de conscientização sobre o autismo, intervindo junto às crianças em ambiente de salas de aula, com a participação da comunidade escolar e extraescolar, alinhadas à Lei nº. 13.652/2018, que instituiu o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. Enquanto metodologia, trata-se de relato de experiência de ações coordenadas e mediadas pela autora principal, com a parceria das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais convidados, realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ana Cristina Ramos Brito, em Macapá-AP, no período de 01 a 11 de abril de 2023. As ações foram voltadas para, aproximadamente, 460 estudantes, distribuídos em 20 turmas. Ao final, por meio das ações relatadas, considera-se ter alcançado o objetivo proposto.
Downloads
Referências
AMY, Marie Dominique. Enfrentando o autismo: a criança autista, seus pais e a relação terapêutica. Tradução de Sérgio Tolipam. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial,1988.
BRASIL. Presidência da República, Secretaria Geral. Lei 13. 652, de 13 de abril de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13652.htm. Acesso em: 15 de ago. 2023.
CRESWELL, John W. Projetos de pesquisa: métodos qualitafivo, quantitavo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 7 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017.
GAYA; Adroaldo Cezar Araújo; GAYA, Anelise Reis. Relato de experiência: roteiros para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos de licenciatura. Curitiba: CRV, 2018.
HEREDERO, E. S. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum, v. 32, n. 2, p. 193-208. Maringá, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/125135
. Acesso em: 10 de ago. 2023.
LOPES, Thais Andrea Carvalho Figueiredo; SOUZA, Maria Clara Mineiros. Mediação pedagógica e atividades lúdicas para o ensino de crianças com autismo. Multi Debates, v. 5 n. 4, 2021. Disponível em: http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/452. Acesso em: 15 ago. 2023.
LOURO, Viviane. Ensino musical e autismo: relato de uma experiência a partir de uma pesquisa de doutorado em neurociências. Per Musi, n. 41, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/25389/37585. Acesso em: 15 ago. 2023.
MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no Ensino Médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, p. 68-82, 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/download/22222/pdf_5/#:~:text=A%20Roda%20de%20Conversa%20%C3%A9,os%20sujeitos%20no%20cotidiano%20pedag%C3%B3gico. Acesso em: 14 ago.2023.
MELO, Sabrina Andrade de; SOARES, Maria Elisabeth Alves Mesquista. Acadêmica Educação e Cultura em Debate, v. 7, n. 1, p. 59-76, 2021. Disponível em: https://revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/viewFile/678/451. Acesso em: 15 ago. 2023.
NOGUEIRA, Rayssa Almeida et al. A musicoterapia como tratamento não-farmacológico para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) infantil: uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 39, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/cientifico/article/view/9565. Acesso em: 15 ago. 2023.
OLIVEIRA, Ada Guedes da. Perfil do conhecimento dos pais de crianças autistas sobre o autismo. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AMLNZW/1/perfil_do__conhecimento_dos_pais_de_criancas_autista_sobre_autismo__ada__guedes_de_oliveirapdf.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
PEREIRA, Márcia Cristina Lima. O Toque da Ausência Autismo: Uma vivência de relação. Brasília: Totem Gráfica Editora Ltda, 2001.
ROBINSON, Ken; ARONICA, Lou. Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2019.
SANTOS, Cláudia Lilian Alves dos et al. Práticas de inclusão de alunos autistas na Educação Infantil: do lúdico ao uso de softwares. Revista Educar Mais, v. 7, p. 344–366., 2023. Disponível em https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3115/2226. Acesso em: 10 ago. 2023.
SILVA, Robson Carlos da. Análise da implementação de atividades lúdicas com alunos autistas: uma revisão da literatura. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 64, p. 168-177, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6214. Acesso em: 12 ago. 2023.
SILVA, Sarah Caroline Jeronimo da; MOURA, Rita de Cássia dos Reis. Musicoterapia e autismo em uma perspectiva comportamental. Revista Neurociências, n. 29, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/11882/9072. Acesso em: 10 ago. 2023.
SIQUEIRA, Wendinéia Guedes de; TOLEDO, Cristina. Percepção dos pais de crianças com TEA sobre o processo de inclusão em escolas regulares. Revista Científica UNIFAGOC, v. 1, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/multidisciplinar/article/viewFile/590/644. Acesso em: 11 ago. 2023.
SITA, Maurício. Autismo: um olhar por inteiro. São Paulo: Literare Books International, 2020.
SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 26 set. 2023.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nathalie Santana Andrade Haussler, Gleidson Costa da Silva, Selma Gomes da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.