Ações de conscientização sobre o autismo no ambiente escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação, Autismo, TEA, Conscientização

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo promover o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), os direitos e as necessidades das pessoas com TEA. Foram realizadas ações de conscientização sobre o autismo, intervindo junto às crianças em ambiente de salas de aula, com a participação da comunidade escolar e extraescolar, alinhadas à Lei nº. 13.652/2018, que instituiu o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. Enquanto metodologia, trata-se de relato de experiência de ações coordenadas e mediadas pela autora principal, com a parceria das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais convidados, realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ana Cristina Ramos Brito, em Macapá-AP, no período de 01 a 11 de abril de 2023.  As ações foram voltadas para, aproximadamente, 460 estudantes, distribuídos em 20 turmas. Ao final, por meio das ações relatadas, considera-se ter alcançado o objetivo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalie Santana Andrade Haussler, Universidade Federal do Amapá (UFAP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Amapá (PROFEI/UNIFAP). Professora da Educação Infantil da Rede Estadual e Municipal de Educação do Amapá em Macapá.

Gleidson Costa da Silva, Universidade Federal do Amapá (UFAP)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Amapá (PROFEI/UNIFAP). Professor da Educação Especial da Rede Estadual de Educação do Amapá em Macapá.

Selma Gomes da Silva, Universidade Federal do Amapá (UFAP)

Psicóloga, Doutora em Sociologia, docente da Universidade Federal do Amapá, professora e coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UNIFAP).

Referências

AMY, Marie Dominique. Enfrentando o autismo: a criança autista, seus pais e a relação terapêutica. Tradução de Sérgio Tolipam. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial,1988.

BRASIL. Presidência da República, Secretaria Geral. Lei 13. 652, de 13 de abril de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13652.htm. Acesso em: 15 de ago. 2023.

CRESWELL, John W. Projetos de pesquisa: métodos qualitafivo, quantitavo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 7 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017.

GAYA; Adroaldo Cezar Araújo; GAYA, Anelise Reis. Relato de experiência: roteiros para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos de licenciatura. Curitiba: CRV, 2018.

HEREDERO, E. S. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum, v. 32, n. 2, p. 193-208. Maringá, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/125135

. Acesso em: 10 de ago. 2023.

LOPES, Thais Andrea Carvalho Figueiredo; SOUZA, Maria Clara Mineiros. Mediação pedagógica e atividades lúdicas para o ensino de crianças com autismo. Multi Debates, v. 5 n. 4, 2021. Disponível em: http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/452. Acesso em: 15 ago. 2023.

LOURO, Viviane. Ensino musical e autismo: relato de uma experiência a partir de uma pesquisa de doutorado em neurociências. Per Musi, n. 41, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/25389/37585. Acesso em: 15 ago. 2023.

MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no Ensino Médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, p. 68-82, 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/download/22222/pdf_5/#:~:text=A%20Roda%20de%20Conversa%20%C3%A9,os%20sujeitos%20no%20cotidiano%20pedag%C3%B3gico. Acesso em: 14 ago.2023.

MELO, Sabrina Andrade de; SOARES, Maria Elisabeth Alves Mesquista. Acadêmica Educação e Cultura em Debate, v. 7, n. 1, p. 59-76, 2021. Disponível em: https://revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/viewFile/678/451. Acesso em: 15 ago. 2023.

NOGUEIRA, Rayssa Almeida et al. A musicoterapia como tratamento não-farmacológico para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) infantil: uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 39, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/cientifico/article/view/9565. Acesso em: 15 ago. 2023.

OLIVEIRA, Ada Guedes da. Perfil do conhecimento dos pais de crianças autistas sobre o autismo. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AMLNZW/1/perfil_do__conhecimento_dos_pais_de_criancas_autista_sobre_autismo__ada__guedes_de_oliveirapdf.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.

PEREIRA, Márcia Cristina Lima. O Toque da Ausência Autismo: Uma vivência de relação. Brasília: Totem Gráfica Editora Ltda, 2001.

ROBINSON, Ken; ARONICA, Lou. Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2019.

SANTOS, Cláudia Lilian Alves dos et al. Práticas de inclusão de alunos autistas na Educação Infantil: do lúdico ao uso de softwares. Revista Educar Mais, v. 7, p. 344–366., 2023. Disponível em https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3115/2226. Acesso em: 10 ago. 2023.

SILVA, Robson Carlos da. Análise da implementação de atividades lúdicas com alunos autistas: uma revisão da literatura. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 64, p. 168-177, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6214. Acesso em: 12 ago. 2023.

SILVA, Sarah Caroline Jeronimo da; MOURA, Rita de Cássia dos Reis. Musicoterapia e autismo em uma perspectiva comportamental. Revista Neurociências, n. 29, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/11882/9072. Acesso em: 10 ago. 2023.

SIQUEIRA, Wendinéia Guedes de; TOLEDO, Cristina. Percepção dos pais de crianças com TEA sobre o processo de inclusão em escolas regulares. Revista Científica UNIFAGOC, v. 1, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/multidisciplinar/article/viewFile/590/644. Acesso em: 11 ago. 2023.

SITA, Maurício. Autismo: um olhar por inteiro. São Paulo: Literare Books International, 2020.

SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 26 set. 2023.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 2014.

Publicado

2023-09-26

Como Citar

Haussler, N. S. A., Silva, G. C. da, & Silva, S. G. da. (2023). Ações de conscientização sobre o autismo no ambiente escolar. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11508

Edição

Seção

Relato de experiência