Monitoria na disciplina de química orgânica, envolvendo teoria e práticas laboratoriais: um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Monitoria, Química orgânica, Aprendizagem

Resumo

A experiência da monitoria é de grande importância para a formação acadêmica do monitor, pois além do contato com o professor e suas metodologias didáticas, o monitor pode aprofundar seus conhecimentos, fundamental para a sua formação acadêmica. Neste contexto, o artigo tem como objetivo relatar a experiência de monitoria na disciplina de Química Orgânica II (teórico/prática) da UECE. Os monitores acompanharam as aulas teóricas, esclarecendo as dúvidas dos alunos, e as aulas práticas, em que avaliaram, testaram e preparam seis experimentos, que tinham relação com os conteúdos abordados nas aulas teóricas. O monitor exerceu nas aulas práticas, um papel indispensável com os alunos, esclarecendo suas dúvidas na execução da prática e na elaboração dos relatórios. Nesse contexto, pode-se afirmar que o processo de ensino aprendizagem dos alunos tornou-se mais efetivo com a atuação dos monitores, gerando uma aprendizagem múltipla, onde alunos, monitor e professor trocaram experiências didáticas e pedagógicas.

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Biografia do Autor

Karisia Sousa Barros de Lima Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre e Doutora em química, com área de concentração em química orgânica na UFC. Pós-Doutorado pelo programa PNPD/CAPES. Atualmente professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e de Olimpíadas de Química do Colégio Ari de Sá Cavalcante.

Naubert Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Graduação do curso de Licenciatura em química pela Universidade Estadual do Ceará. Monitor voluntário das disciplinas de Química Orgânica II, Bioquímica e Metodologia e Prática de Ciências da Natureza. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica da UECE.

Charlyson de Souza Galvão, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Graduação do curso de Licenciatura em química pela Universidade Estadual do Ceará. Monitor remunerado pela PROMAC da disciplina de Química Orgânica II e monitor voluntário das disciplinas de Bioquímica e Metodologia e Prática de Ciências da Natureza. 

 

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Silva, K. S. B. de L., Melo, N. B. de, & Galvão, C. de S. (2023). Monitoria na disciplina de química orgânica, envolvendo teoria e práticas laboratoriais: um relato de experiência. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11601

Edição

Seção

Relato de experiência