Monitoria na disciplina de química orgânica, envolvendo teoria e práticas laboratoriais: um relato de experiência
Palavras-chave:
Monitoria, Química orgânica, AprendizagemResumo
A experiência da monitoria é de grande importância para a formação acadêmica do monitor, pois além do contato com o professor e suas metodologias didáticas, o monitor pode aprofundar seus conhecimentos, fundamental para a sua formação acadêmica. Neste contexto, o artigo tem como objetivo relatar a experiência de monitoria na disciplina de Química Orgânica II (teórico/prática) da UECE. Os monitores acompanharam as aulas teóricas, esclarecendo as dúvidas dos alunos, e as aulas práticas, em que avaliaram, testaram e preparam seis experimentos, que tinham relação com os conteúdos abordados nas aulas teóricas. O monitor exerceu nas aulas práticas, um papel indispensável com os alunos, esclarecendo suas dúvidas na execução da prática e na elaboração dos relatórios. Nesse contexto, pode-se afirmar que o processo de ensino aprendizagem dos alunos tornou-se mais efetivo com a atuação dos monitores, gerando uma aprendizagem múltipla, onde alunos, monitor e professor trocaram experiências didáticas e pedagógicas.
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