A música como mediadora na formação da cidadania planetária em turmas da Educação Infantil do Piauí

Autores

Palavras-chave:

Cidadania planetária, Currículo, Educação Infantil, Música

Resumo

O presente estudo tem como tema “Entre letras e melodias: a música como mediadora na formação da cidadania planetária”. A educação pautada na perspectiva da Cidadania Planetária refere-se a busca do bem-estar planetário frente a uma ação consciente dos seres humanos e sua relação com o meio social do qual faz parte. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de educação da cidade de Picos (PI). A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso, com uma amostra composta por professoras de Educação Infantil, sendo uma turma da Pré-Escola, com faixa etária das crianças de 4 e 5 anos de idade, visando ampliar a discussão sobre o tema abordado. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se chegar à conclusão de que a musicalização é uma estratégia

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Biografia do Autor

Fabrícia Maria de Macêdo Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí (2013). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Centro Universitário Internacional-UNINTER). Mestranda em Artes pelo PROFARTE (UFC). Atualmente é professora efetiva da rede pública municipal de Picos (PI).

Luiz Botelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Música Composição e Regência pela Universidade de Brasília. Doutor em Sociologia da Educação - University of Iowa (1990). É Professor Titular aposentado do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

Jeriane da Silva Rabelo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação pela UFC. Professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Lima, F. M. de M., Albuquerque, L. B., & Rabelo, J. da S. (2023). A música como mediadora na formação da cidadania planetária em turmas da Educação Infantil do Piauí. Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11445